Quer saber como começar um TCC ou Monografia de maneira certa? Confira este passo a passo para fazer seu Trabalho de Conclusão de Curso.
   Se você está na reta final de seu curso e ainda não conseguiu começar o TCC ou Monografia, deve estar se perguntando: Como iniciar meu TCC? Quais as palavras para começar a escrever meu TCC? Como ser aprovado no TCC?

Calma!

   Antes de começar a escrever seu TCC ou Monografia, vamos organizar as ideias para seu projeto de pesquisa a partir de pontos importantes. Afinal, não adianta nada ter muitas ideias para escrever o TCC, se estas não resultarem numa boa pesquisa por falta de fontes bibliográficas ou então, não ser possível mensurar o que se propõe a pesquisa.

Ao final deste texto, vamos lhe apresentar uma dica extra, caso você sinta dificuldades para começar seu TCC. Você vai conhecer um curso que recomendamos, pois ajuda a muitos alunos que não sabem por onde começar. Se você se interessar em fazer este curso, vai conseguir ser aprovado sem estresse. Garantido!

   Vamos ao passo a passo para fazer um TCC ou Monografia.

Diferença entre TCC e Monografia.

1   Qual a diferença entre Monografia e TCC? Saiba o que escolher.

   Se você ainda não sabe, um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) é um trabalho que pode ter variados formatos:

  • Pode ser um plano de negócios, cheio de tabelas e gráficos;
  • Ter uma estrutura textual como Monografia: com pesquisas teóricas, dividido em capítulos, com introdução, desenvolvimento e conclusão; ou
  • Pode ser mais prático, como um projeto para a criação de um jornal, por exemplo.

   Como o nome indica, é um trabalho para concluir seu curso ou graduação.

   Já a Monografia, que também é um trabalho de conclusão de curso, é mais comum em finalização de graduação e tem uma estrutura específica, regras a seguir em sua formatação (ABNT) e geralmente é apresentada a uma banca examinadora.
   A Monografia é o resultado de uma pesquisa feita sobre um tema único, um recorte de um tema mais amplo (delimitação do tema). Deve apresentar uma estrutura pré concebida, partindo de um manual dado pela instituição.

   Normalmente, é estruturada assim:

  • Pré-textual – Capa, folha de rosto, dedicatória, agradecimento, epígrafe, resumo, listas e sumário.
  • Textual – Introdução, desenvolvimento (dividido em capítulos) e conclusão.
  • Pós textual – Referências Bibliográficas, Glossário, Apêndice, Anexos, etc

   Como o seu curso ou graduação trabalha? Dá a opção de escolher entre TCC e Monografia? É sempre bom ter em mãos o manual de sua instituição, ok?!  ;-)

Como escolher um Tema para o seu TCC ou Monografia?
2   Como escolher um Tema para o TCC ou Monografia?

   Está sem ideia de tema para o TCC ou Monografia?
   Escolha um tema que tenha afinidade. Pode ser uma matéria que foi apresentada e que você gostou e se identificou. Não necessariamente precisa ser um assunto que você já tenha algum conhecimento, mas ajuda, ok!?
   Afinidade é essencial, afinal serão meses de trabalho sobre o assunto. Saiba mais sobre escolha do tema neste artigo: Temas Fáceis e Simples para TCC em qualquer curso! 28 EXEMPLOS

Importante: delimite seu tema!

   É comum o estudante querer encontrar a fórmula para salvar o mundo. :)  Não caia nessa!
   É uma MONOgrafia, um assunto. Assim, reduza ele ao máximo.

Quer um modelo ou exemplo de tema para Monografia?

   Vamos lá: se você cursa comunicação social e gosta de design gráfico, não vá falar de design gráfico de modo geral. É muito amplo.
   Fale de uma área dentro do design gráfico, como:

  • O resultado de uma campanha criada para uma marca;
  • A utilização de um software e seus resultados num jornal ou revista; ou
  • O redesenho de uma programação visual de determinada empresa.

   Assim, mesmo que você tenha que falar um pouco do que é o design gráfico, seu foco será mais objetivo e possível de executar e encontrar conteúdo teórico sobre o assunto.
   Use este raciocínio dentro de sua área de formação, até chegar a um tema possível de ser executável.

   Você terá uma melhor visão do que é delimitar o tema, no artigo “Como escolher tema e delimitação do tema para TCC ou Monografia?”

3   Escolher um Orientador

   Tendo um tema, procure um orientador. Um que esteja alinhado ao seu tema.
   Converse com ele e veja sua disponibilidade. Ele tem tempo para tirar dúvidas? Você tem afinidade com ele?
   Imagino que você o conheça e já saiba o quanto ele vai te estimular e te cobrar…Você vai corresponder?
   Procure conversar com ele sobre suas ideias. Peça sugestão de livros, cumpra seus cronogramas e orientações, afinal, ele irá te defender na banca examinadora!

   Por falar em boa orientação, conheça o programa de orientação online, que ensina como escrever em cada parágrafo do seu TCC. Você escreve tudo de forma fácil, à prova de plágio, sem se preocupar com normas ABNT (já sai tudo formatado :-) Nós do AlunoExpert recomendamos pois realmente funciona para quem precisa de ajuda no TCC. Conheça agora.

4   Encontre livros sobre seu tema

   De nada adianta escolher um tema e não encontrar boas fontes de pesquisa. Assim, tenha em mente que um TCC embasado somente em artigos de internet normalmente não será bem visto pela banca!
   Um bom orientador sabe quais autores podem te auxiliar em sua pesquisa. Mas você tem boas ferramentas para procurar uma bibliografia de peso e fazer um bom embasamento teórico para seu TCC ou Monografia.
   Uma das principais fontes de pesquisa para sua bibliografia é o Google Acadêmico e você pode encontrar um passo a passo para escolher as fontes bibliográficas para seu TCC aqui.

5  Não deixe de fazer um Pré-projeto ou Projeto de Pesquisa

   Sabe como fazer um projeto de pesquisa?
   Projeto de Pesquisa, Pré-projeto ou até mesmo Anteprojeto é um esquema, uma organização de itens que pontuam toda a sua pesquisa.
   Normalmente, o projeto de pesquisa é a matéria dada antes da Monografia em si. Porém, pode ocorrer de algumas cursos/faculdades não disponibilizarem esta disciplina tão importante!
   Seja como for, o projeto de pesquisa procura responder às questões fundamentais que vão estruturar seu TCC ou Monografia, tais como: título, tema, delimitação do tema, objetivo geral, objetivo específico, justificativa, problematização, hipótese, referencial teórico, metodologia, sumário descritivo, cronogramas, etc.
   Tendo isto feito, você já tem uns 60% da introdução do seu TCC ou Monografia prontos; e melhor, o planejamento de todo seu TCC ou Monografia prontas!

   Tem boas e simples dicas nestes 5 passos não é?  ;-) Você pode ter outras informações sobre cada fase de um TCC nos posts de nosso site.

DICA EXTRA: Se quiser saber sobre como fazer seu TCC de maneira mais rápida e mais orientada e sem estresse pode também ver esta ferramenta aqui.

   Boas pesquisas!

Leia Mais em nosso site:

:arrow: Onde adquirir um esboço de sua pesquisa EXATAMENTE como seu tema?
:arrow: Conheça as Normas ABNT para Projeto de Pesquisa
:arrow: Onde Pesquisar autores para escrever seu referencial teórico
:arrow: 10 Temas Relevantes para TCC de Pedagogia com exemplos
:arrow: PASSO A PASSO para fazer TODA sua pesquisa – TCC SEM DRAMA
:arrow: Modelos de TCC Prontos e Gratis em várias áreas
:arrow: Encontre aqui Tipos e Exemplos de Metodologia de Pesquisa para TCC
:arrow: Quantas páginas tem um TCC, Monografia ou Artigo Científico?
:arrow: Modelos de Pré-Projeto de TCC em PDF e Word
:arrow: Projetos de Pesquisa em Educação: exemplos comentados

Fotos: foto principal e seguinte de Jack Moreh, em “freerangestock” e última de “Pexels