Uma dúvida muito comum na hora de escrever o TCC, seja na graduação ou na pós-graduação, é sobre a diferença entre objetivo e justificativa. E você vai aprender também como escrevê-los em sua pesquisa.

Além disto você terá links de artigos especiais para elaborar cada parte de seu Projeto de Pesquisa ou TCC.

Se você se identificou com essas dúvidas e quer aproveitar para preparar uma pesquisa nota 10, este artigo é para você!

Objetivos Geral e Específicos são diferentes e complementares da justificativa

Você vai entender a diferença entre eles e seus conceitos

Entendendo a diferença entre justificativa e objetivos para desenvolver sua pesquisa

Sendo bem direto ao assunto deste artigo, sem lhe explicar de forma mais aprofundada sobre o significado, conceito e desenvolvimento de cada parte (justificativa e objetivos), podemos dizer que a diferença entre objetivo e justificativa é:

Bem diferente entre eles, a justificativa apresenta a importância da pesquisa, o motivo e relevância da escolha do tema, enquanto os objetivos mostram o foco e meta do TCC e como se chegará a atingir esta meta e responder à pergunta que a pesquisa traz.

Entre o objetivo de TCC e a justificativa de TCC, a diferença fica bem clara quando exploramos um pouco o papel de cada um no Trabalho de Conclusão de Curso: o objetivo geral fala sobre o fim, a meta, a intenção da pesquisa! Os objetivos específicos trazem como seu TCC vai chegar neste alvo. Enquanto a justificativa se preocupa com a importância social e acadêmica de tudo.

Um TCC sem uma boa justificativa não pode seguir em frente, pois não tem uma base forte o suficiente para sustentá-lo. E um TCC sem um objetivo não tem como ser concluído de maneira satisfatória já que não se pensaram nos resultados que queriam tirar do estudo.

Viu como os dois são muito importantes e complementares?

Aprenda a fazer cada parte do projeto e do TCC:

Entendendo os objetivos do seu TCC

Você deve estar fazendo um projeto de pesquisa e se preparando para desenvolver uma monografia ou outro tipo de TCC, certo?

E como está na hora de desenvolver os itens de sua pesquisa, você vai precisar pensar em um objetivo para o trabalho!

O objetivo é o que você quer obter com a sua pesquisa. É claro que isso varia de área para área, e de profissional para profissional. Como o objetivo parte, como tantos outros aspectos do TCC, do tema de cada pesquisa, varia muito de um para o outro.

Dessa forma, o objetivo do TCC de um advogado pode ser “Avaliar a eficácia da Lei W” enquanto outro advogado vai “Comparar o crescimento dos escritórios especializados em Direito Empresarial”.

Essas particularidades não são um problema. Pelo contrário, é isso que faz a área acadêmica crescer e melhorar!

Você pode aproveitar muito o artigo sobre verbos para objetivos, que vão te ajudar a conseguir desenvolver o seu.

Agora, você sabia que existe uma diferença de objetivo geral e especifico? Por enquanto, nós só falamos do primeiro tipo, que costuma ser mais conhecido. Entretanto, falar sobre o segundo pode deixar sua pesquisa ainda mais completa e conferir mais seriedade!

Qual é a diferença entre objetivo geral e objetivo específico?

Como mencionamos no item anterior, o objetivo geral do TCC é abrangente e busca definir o intuito da sua pesquisa, a meta de sua pesquisa, porém como um todo.

Para entender a diferença entre objetivo geral e objetivo específico, saiba que o objetivo específico do TCC é muito mais detalhado, no sentido de mostrar quais os passos para se chegar ao objetivo geral do TCC, ou seja, os objetivos específicos vão mostrar o passo a passo que sua pesquisa vai analisar para se chegar ao objetivo geral.

Aproveitando o exemplo usado anteriormente, se um advogado vai “Avaliar a eficácia da Lei W” como objetivo geral, seu objetivo específico poderia ser:

  • Do que fala a Lei W
  • Determinar a aplicação da Lei W no município X a partir de Y

Inclusive, você sabia que você pode ter mais de um objetivo específico no seu trabalho? Além de se aprofundar mais no objeto de estudo do TCC, os objetivos específicos também podem ser usados como pontos de referência para o desenvolvimento da sua pesquisa!

Por exemplo, antes de “determinar” de algo é necessário, “revisar” este algo. Ou ter um objetivo específico somente para conceituar os pontos principais de sua pesquisa e apresentar o que os autores mais importantes dizem sobre o mesmo.

Por fim, na hora de escrever seus objetivos, lembre-se sempre de começar com verbos no infinitivo: “avaliar”, “comparar”, “investigar”, “estudar”, etc. Isso deixa seu texto com um aspecto mais acadêmico e imparcial.

Estes e outros verbos estão bem detalhados naquele artigo que indicamos acima. Aproveite.

A relevância da pesquisa é apresentada na justificativa

Aprenda o conceito e apresente sua justificativa no projeto de pesquisa

O que é a justificativa de TCC?

Falamos muito sobre objetivos, mas ainda não falamos sobre a justificativa. E alguns poderiam argumentar que ela é uma das partes mais importantes do TCC. E até mesmo, a mais importante!

Afinal, a justificativa do TCC é o convencimento do seu trabalho. De forma mais simples, você precisa responder à seguinte pergunta: “Por que você escolheu falar sobre esse tema?” Ou, ainda, “Por que esse tema é relevante o suficiente para que você dedique seu TCC a ele?”

→ Você vai aproveitar muitos exemplos de justificativa no artigo: Justificativa TCC – Guia Completo com 20 Modelos Prontos

Aqui, você deve fornecer todas as informações e argumentos lógicos para convencer seu leitor de que o assunto é pertinente e merece ser estudado. Você também pode falar sobre a relevância pessoal da questão na sua vida. Se você é uma funcionária de uma emissora, faz sentido querer se aprofundar em algum aspecto da mesma. Mas isso não deve ser o principal, OK?

Na hora de pensar sobre sua justificativa, tente deixá-la o mais completa possível. Uma forma de fazê-lo é vendo se ela apresenta, pelo menos, os/as…

  • Fatores que determinaram a escolha do tema;
  • Relevância do estudo de maneira mais ou menos geral;
  • Benefícios da pesquisa para a sociedade;
  • Benefícios da pesquisa para o seu campo de atuação; e
  • Contribuições para o meio acadêmico;

Seguindo estes itens, você vai conseguir desenvolver uma ótima justificativa em seu TCC.

Aprenda mais: