Para você chegou na fase de delimitação do problema de pesquisa, seja do seu TCC, ou do projeto de pesquisa em qualquer área de formação, vamos lhe auxiliar nesta tarefa simples que tem como objetivo, facilitar a maneira de realizar sua pesquisa.

Além de esclarecer o que é uma delimitação e como delimitar um problema de pesquisa com exemplos, vamos falar também sobre seu tema e dar dicas para sua pesquisa através da indicação de outros artigos de nosso site. Não é por acaso que estamos nas primeiras posições do google.

Então se você quer aproveitar ao máximo nosso site, compartilhe este artigo em sua rede social favorita para nunca perder o endereço de nossa página. Fica a dica. 😉

Delimitação do Problema 

Para entender o que é Delimitar um Problema de Pesquisa precisamos compreender que delimitar é dar limites à pesquisa!

A delimitação do problema de pesquisa (assim como o tema) do estudo é essencial para construir todo projeto de pesquisa. O autor deve empreender esforço e dedicação, pois é o ponto chave de todo projeto e de toda pesquisa a ser desenvolvida.

Vamos entender como delimitar a pesquisa.

O tema é a grande área de estudo na qual se pretender investigar. Eu imagino que você já saiba o que é delimitar um tema, certo?

Seu tema já deve estar delimitado neste momento. Se você já ouviu falar mas ainda não sabe da importância da delimitação do tema, saiba que é a parte que faz sua pesquisa ficar mais fácil de ser realizada.

Quando digo mais fácil, não estou dizendo menos importante ou simples, ok?!

Se você não sabe o que é, ou como fazer esta delimitação, pule para este artigo: Delimitação do Tema → O Que É e Como Fazer? Com Exemplos! – e facilite sua pesquisa.

Delimitada sua temática, deve-se problematizar o tema, e é aí que entra a importância de fazer o mesmo: a delimitação do problema de pesquisa.

Delimitação e formulação do problema

Como fazer a delimitação e formulação do problema?

Delimitação e formulação do problema

Uma problemática – ou Problema de Pesquisa – emerge de situações cotidianas e acadêmicas que causam inquietude, que provoque dúvidas e incertezas. São fenômenos sociais que carecem de explicação científica. O problema geralmente emerge daquilo que o pesquisador possui mais afinidade na sua vida profissional e pessoal.

Para ficar mais fácil para você entender, vamos ver como delimitar um problema de pesquisa com exemplos.

Suponhamos que o desejo de investigação seja na área da educação. Mas a área da educação tem uma amplitude enorme de temas e nuances passíveis de investigação, correto? Por isso o esforço em delimitar o tema e o problema deve ser empregado.

Para tratar apenas de níveis e modalidades da educação, temos como exemplos:

  • educação infantil;
  • educação básica;
  • educação superior;
  • educação especial;
  • educação de jovens e adultos;
  • educação técnica e tecnológica;
  • educação a distância; etc.

Opa, então com estas opções, vamos dar um pouco mais de limites (delimitar) para o tema e o problema de pesquisa não falarem em educação como um todo, ok? Senão, a pesquisa ficará enorme! Imagina pesquisar em todo o país?

Assim, questão é: o que, na área da educação que gostaria de pesquisar?

Suponha que a área de interesse é Educação à Distância (EaD).

Mas dentro dessa temática, o que seria um problema a ser investigado?

Como você deve saber, o problema de pesquisa é a pergunta principal da mesma. O questionamento mais importante que sua pesquisa pretende responder.

Assim, primeira coisa a se fazer é uma pesquisa exploratória e levantamento bibliográfico sobre o que tem sido produzido nessa área específica, pois, o problema de pesquisa deve ser original, responder a novas questões postas para uma realidade diferente de outras já pesquisadas.

Por isso que o conhecimento produzido será sempre provisório, pois suas determinações em cada lugar e momento histórico são diferentes.

Ou seja, mesmo que você pesquise um tema parecido como o de sua pesquisa, quando fizer a delimitação e formulação do problema, certamente vai fazer uma pesquisa diferente das que achou como base.

Não sabe como pesquisar outros trabalhos acadêmicos com temas parecidos? Veja aqui neste artigo: 3 Formas de Conseguir Exemplos de Monografias Prontas

Exemplo para delimitar a pergunta problema

Use este exemplo de delimitação de problema e facilite sua pesquisa

Informações para Delimitar a Problematização da Pesquisa

Não importa se o que se deseja pesquisar já foi pesquisado, desde que o contexto seja outro. Suponha que a temática a ser investigada na área da EaD seja:

Qual o perfil dos alunos da EaD do município X?

Desse modo, realizar a pesquisa em determinado lugar/região, vai fazer o resultado da pesquisa ser diferenciado de outros TCCs.

Sem contar que com este limite dado ao município X, já se reduziu o campo a ser pesquisado. E isto é delimitação.

Então sua pergunta problema (ou problema de pesquisa) deve ser desenvolvida levando em conta o “município X” também.

Como delimitar um problema de pesquisa com este exemplo? 

Vamos continuar e partir para uma delimitação ainda maior.

O problema deve ser claro e coerente com o tempo que terá para desenvolvimento da pesquisa, com a disponibilidade de pessoal e de recursos financeiros. Em dois anos, por exemplo, não daria para se realizar uma pesquisa com a seguinte envergadura: qual o perfil dos alunos da EAD do estado de Goiás? Desse modo, o problema de pesquisa deve ser ajustado de modo que seja possível ser investigada.

Então, outra forma de delimitar um problema de pesquisa acadêmica – além do espaço município x – é dar tempo ao tema e a pergunta problema.

Veja como fica nosso exemplo de problema de pesquisa.

Qual o perfil dos alunos da EaD do município X nos últimos 2 anos?

Assim vai ficando mais enxuto e mais fácil de realizar a pesquisa. A coleta de dados para seu TCC vai dar menos trabalho e a pesquisa vai ficar mais focada, o que é ótimo.

A delimitação do período pode ser incluída pela facilitação de realizar a pesquisa, assim como ter um motivo ou propósito explícito no Projeto de Pesquisa ou no TCC. No nosso exemplo de delimitação do Problema de Pesquisa, a questão do tempo pode estar relacionado ao grande aumento de adesão a este tipo de modalidade: EaD.

Digo isto pois quando for desenvolver o texto que apresenta a delimitação do problema, você não irá apenas expor tal questão principal, e sim vai desenvolver um texto explicando o motivo de tal escolha da pergunta problema, o motivo de ser o município x e do tempo escolhido para a realização da pesquisa. Fica a dica!

Viu como o tema e o problema de pesquisa delimitados andam juntos?

Assim, se você já tem delimitado seu tema corretamente, deve fazer isto também na pergunta problema de sua pesquisa, ou seja, use os itens tempo e espaço do tema e os inclua na pergunta problema de seu TCC ou Projeto de Pesquisa.

Ah, e quando for desenvolver a hipótese de seu Projeto de Pesquisa ou mesmo do seu TCC, não esqueça de também correlacioná-los. Veja como neste artigo: Exemplos prontos de Problematização e Hipótese em TCC.

Além destas informações, você também pode aproveitar outros artigos de nosso site. E não se esqueça de compartilhar para não perder o endereço do AlunoExpert.