TCC crimes virtuais

TCC de crimes virtuais: dicas e 10 exemplos para seu estudo acadêmico

Quem optar por fazer um TCC de Crimes Virtuais estará apostando em uma linha temática que está em alta na área de Direito atualmente (entre outras áreas), e que carece de mais estudos acadêmicos e científicos para o avançar do segmento.

Nunca se comentou tanto sobre crimes cibernéticos, como nos últimos anos, e isso se deve, obviamente, ao uso cada vez mais massivo da internet.

O desenvolvimento das tecnologias da informação e também a generalização no uso das mesmas acaba, infelizmente, refletindo na delinquência e na criminalidade, agora também no universo da web.

Cada vez mais estão surgindo novos tipos de delitos que são cometidos no universo da internet e com isso exigem-se maiores bens jurídicos que possam proteger às pessoas dos crimes cibernéticos.

Assim, vamos trazer 10 exemplos de TCCs sobre Crimes Cibernéticos – como monografias e artigos científicos atuais e relevantes – para dar uma boa orientação em suas ideias ou mesmo se você já está preparando um pré-projeto de TCC em Crimes Virtuais -, além de dicas simples e relevantes na área.

Alguns visitantes de nosso site nos solicitam trabalhos de pesquisa prontos nesta área, com temas específicos, sejam para dar uma base para desenvolverem suas próprias pesquisas ou para usarem. Como não escrevemos pesquisa, sugerimos entrar em contato com estes profissionais aqui.

Boa leitura.

TCC sobre crimes virtuais

Elaborando seu TCC de crimes virtuais

Dicas para elaborar um TCC de Crimes Virtuais

Se você está interessado em elaborar um TCC dentro da linha temática de crimes virtuais/cibernéticos, saiba que esse tema ainda segue sendo demasiadamente amplo, e, portanto, é importante afunilar um pouco mais a sua linha de pesquisa.

Isso quer dizer que, você deve tocar em um ponto específico relacionado aos crimes virtuais, ou seja, deve delimitar seu tema para que não fique amplo a ponto de ter que rever seu tema no meio da pesquisa.

Para isso, nossa dica é que depois que ler este conteúdo e clarear melhor suas ideias sobre o que quer escrever em sua pesquisa, dê uma olhada no texto sobre Delimitação do Tema.

No tópico a seguir apresentaremos os principais temas que vêm sendo explorados pelos acadêmicos e pesquisadores na atualidade. Vai ser um bom ponto, caso você esteja preparando seu TCC ou seu Pré-projeto de TCC em crimes virtuais.

De qualquer modo, a principal dica que damos para elaborar um TCC de crimes virtuais é que você desenvolva o seu texto de acordo com as normas vigentes em sua instituição, e seguindo as dicas e conselhos do seu orientador de TCC.

Saiba que é possível fazer um TCC de crimes virtuais explorando temáticas que têm ocorrido em seu dia a dia, observando as leis vigentes em nosso país com relação ao tema focado, ou indo para uma pesquisa de campo, a fim de verificar como se dá esse tipo de crime nos mais variados contextos.

De qualquer modo, uma recomendação que fica para os acadêmicos de plantão, independente da área de atuação, é que se opte por um tema de TCC, no qual o acadêmico tenha uma identificação e suporte bibliográfico suficiente para fundamentar a sua pesquisa.

Afinal de contas, a elaboração de um TCC é etapa fundamental para que o acadêmico possa concluir os seus estudos e receber o diploma de conclusão de curso.

Disso você sabe!

Portanto, nada mais justo que passar o semestre desenvolvendo uma pesquisa, dentro de um tema que seja do interesse do acadêmico.

Você também vai gostar de ler:

Temas atuais para seu TCC de Crimes Virtuais

Opções de temas importantes e mais usados para TCC em crimes virtuais

Principais temas de TCC Crimes Virtuais explorados atualmente 

A presença da internet no nosso dia a dia marcou o antes e depois na sociedade na qual vivemos.

Desde pessoas mais velhas, passando por adultos e inclusive adolescentes ou crianças, a conexão constante mediante uso de smartphones, tablets e computadores é uma realidade na qual todos nos acostumamos rapidamente.

Inclusive, precisamos mencionar que, as redes sociais são elementos chave para a sociedade da era digitalizada e acaba sendo um dos principais canais, nos quais poderemos verificar a existência de crimes virtuais sendo cometidos.

Os acadêmicos de Direito em inúmeras universidades vêm explorando essa questão em seus TCCs, tendo em vista que o acesso às páginas da internet, ou até mesmo às redes sociais, não está livre de que sejam cometidos delitos, os quais são denominados de crimes cibernéticos.

Um dos principais pontos que as pesquisas vêm explorando é com relação à informação pessoal que as pessoas disponibilizam na internet, tais como suas fotos, vídeos, ou até mesmo as senhas das nossas contas pessoais, que acabam ficando à mercê de criminosos virtuais.

Mesmo que as pessoas utilizem a internet de forma massiva e diariamente, a grande maioria ainda não sabe como proteger-se contra estes criminosos.

É justamente em função disso que pesquisas realizadas nas universidades, tais como trabalhos de conclusão de curso, acabam se tornando importantes ferramentas para esclarecer para a comunidade acadêmica, e também sociedade em geral, como esses tipos de crimes ocorrem e quais são as leis que dão respaldo e proteção aos cidadãos em nosso país.

Dito isso, os principais delitos que vêm sendo explorados atualmente pelos TCC Crimes Virtuais são os seguintes:

Phishing é um crime no mundo cibernético e é um dos possíveis temas para seu TCC

Phishing pode ser usado estudo para seu TCC em crimes virtuais

Phishing: crime dos mais praticados no mundo virtual

Este é um dos tipos de delitos mais antigos na internet, e nada mais é do que a sua suplantação da identidade para buscar informações confidenciais.

Costumam vir através de e-mails spam ou mensagens – nas redes sociais são muito comuns – e nem sempre são fáceis de serem detectadas como uma suplantação.

Isso porque no Phishing, os delinquentes mostram uma mensagem muito parecido ao real (como um e-mail institucional), e que poderia ser enviado pela empresa de modo autêntico.

Devido às grandes semelhanças nas mensagens, ou no nome da conta do e-mail utilizado, por exemplo, este é um dos crimes cibernéticos que mais risco trazem para aqueles que fazem o uso esporádico das redes sociais e internet, dado que a sua exposição às mensagens e suplementação será ainda maior, do que os outros coletivos mais habituados ao uso das redes sociais ou de mensagens falsas.

Que tal um TCC sobre Phishing? 

Tema de Cyberbullying: presença garantida nas redes sociais

Cyberbullying: crime muito praticado na internet 

Cyberbullying: presença garantida nas redes sociais

O Cyberbullying é um dos cinco crimes virtuais mais cometidos nas redes sociais, e é um tema que vem sendo explorado frequentemente pelos estudos acadêmicos e científicos em inúmeras instituições.

Esse tipo de crime está relacionado ao fato de algumas pessoas acabarem recebendo, através de suas redes sociais, críticas ou ameaças,  e na qual a grande maioria dos criminosos acredita ser uma atividade sem nenhum efeito real, ou seja, que não terá consequências criminais.

Na realidade, as leis penais existentes no país vêm evoluindo neste sentido, e cada vez mais tem-se pensado na criminalização do Cyberbullying, em função do seu crescimento constante.

Geralmente, os mais afetados pelo Cyberbullying são as crianças, adolescentes e jovens em idade escolar. Por isso, o sistema de proteção a este público vem realizando pesquisas e debatendo o tema, para que o mesmo possa ser evitado, ou pelo menos amenizado.

Que tal uma pesquisa sobre este assunto?

TCC sobre crimes cibernéticos: difamação e calúnia

Difamação e calúnia na internet como tema para pesquisa de TCC

Difamação e calúnias na internet: crimes virtuais

Um problema que tem ocorrido frequentemente, tanto em empresas como junto às pessoas em geral, e que precisa ser debatido em sociedade e também no âmbito acadêmico e científico,  tendo em vista que prejudica diretamente a vida do cidadão.

Dentro desta agrupação dos delitos cibernéticos nas redes sociais nós poderemos encontrar os casos de difamação e calúnia de maneira online.

Na grande maioria dos casos, as pessoas que difamam e caluniam os outros se revestem de uma “capa protetora”, a qual acaba sendo denominada de liberdade de expressão, mas que acaba insultando, mentindo e exagerando com relação ao outro.

Presença em temas de TCC sobre crime cibernético: chantagem virtual

Chantagem virtual é um tema bastante presentes nos TCCs

Chantagem virtual: muito presente nos TCCs sobre Crime cibernético

Esse problema também possui uma vinculação direta com às redes sociais.

Geralmente os criminosos virtuais acabam coletando informações, imagens ou vídeos privados de determinadas pessoas e utilizando isso contra elas através de chantagem.

No caso das pesquisas envolvendo essa temática, muitos TCCs de crimes virtuais têm explorado as leis existentes em nosso país para proteção de cidadãos em casos de chantagem virtual.

Se essa temática é do seu interesse, saiba que existe uma ampla bibliografia publicada que lhe dará os suportes necessários para fundamentar o seu estudo do modo adequado.

Exemplo de Pré-projeto TCC crimes virtuais

Alguns exemplosTCCs sobre Crimes Vituais/Cibernéticos

Exemplos de TCCs sobre Crimes Vituais/Cibernéticos prontos

Trazemos também exemplos de TCCs sobre o assunto que possam lhe dar inspiração e auxiliar como suporte para pensar sua pesquisa, pré-projeto de TCC ou mesmo o seu Trabalho de Conclusão de Curso propriamente.

São trabalhos prontos como monografias e artigos científicos atuais que vão dar uma boa base de informação e orientar sua abordagem de pesquisa.

Não esqueça de visitar o artigo que fala sobre Delimitação. Sua pesquisa vai focar melhor no tema desejado.

→ Alguns alunos nos chegam solicitando trabalhos com seus temas específicos. Como não escrevemos trabalhos, sugerimos entrar em contato com estes profissionais aqui.

Como você pode observar ao longo do nosso conteúdo de hoje, a elaboração de um TCC de crimes virtuais pode ser uma boa opção para quem gosta de realizar pesquisas com temáticas originais e que estejam em alta no momento.

E aí? Conseguiu pensar em como desenvolver seu TCC sobre Crimes Virtuais usando nossas dicas exemplos prontos?

Deixe seu comentário e compartilhe na sua rede social favorita!

Aprenda mais com nossos outros artigos: