Plano de trabalho Projeto de Pesquisa

Passo a passo para elaborar um plano de trabalho para seu projeto de pesquisa.

Um plano de trabalho para projeto de pesquisa nada mais é do que um guia que geralmente reúne e reflete por escrito os passos que devem ser dados na hora de elaborar um projeto de estudo científico.

Obviamente que isso implica um trabalho prévio de pesquisa, medição, planejamento e organização por parte do autor do trabalho, considerando os seguintes pontos:

  1. Pesquisa acerca de quais são as fórmulas mais eficazes que existem para desenvolver o projeto de pesquisa que vamos abordar, assim como das fórmulas que foram empregadas em projetos similares realizados anteriormente na empresa.
  2. Medição acerca dos resultados que proporcionaram tais fórmulas nos projetos anteriores e similares.
  3. Planejamento para definir os passos que serão dados.
  4. Organização dos recursos para que tais passos possam ter seu lugar.

Pensando em todas essas questões, neste artigo iremos apresentar um guia para elaborar o Plano de trabalho de um projeto de pesquisa.

Claro que as instruções que iremos passar não podem ser tomadas como um modelo rígido a ser seguido, mas sim como um manual contendo as instruções básicas para a sua elaboração, passível de qualquer adaptação ou alteração que seja identificada pelo autor do trabalho.

Além de explicar passo a passo, vamos trazer links explicando como desenvolver cada parte de seu projeto de pesquisa.

Aproveite nosso site e compartilhe nosso conteúdo!

Como fazer um plano de trabalho para projeto de pesquisa?

Maneiras de fazer seu plano de trabalho para projeto de pesquisa 

Como fazer um plano de trabalho para projeto de pesquisa? 

A seguir iremos lhe fornecer uma série de passos que qualquer pesquisador poderá adotar para definir um plano de trabalho em seu projeto de pesquisa.

  • Objetivos: a primeira coisa que o autor do projeto de pesquisa deverá fazer é responder a pergunta: “O que queremos conseguir com este projeto?”. Se não tivermos clara a resposta, devemos nos deter nessa questão, antes mesmo de continuar avançando. Sem um objetivo fixo, seguir adiante acarreta em muitas probabilidades de mau gasto do tempo e outros recursos. Isso se deve a que, seguramente, tenhamos que retroceder para corrigir os erros que não teríamos cometidos se tivéssemos mais claro o nosso objetivo.
  • Ações: uma vez que tenhamos claro o nosso objetivo, a seguinte pergunta para o nosso plano de trabalho é: “O que devemos fazer para alcançá-lo”. A resposta a esta pergunta revelará uma série de ações chave que deveremos realizar.
  • Cronograma: quando disponhamos da mencionada lista, chega o momento de calendarizar as ações incluídas nele, ou seja, organizá-las no tempo. Neste sentido, poderemos encontrar com dois tipos principais de ações para o nosso plano de trabalho.
  1. Ações independentes: são aquelas ações que podem ser realizadas independentemente do estado no qual se encontrem as demais.
  2. Ações dependentes: são aquelas que somente podem ser realizadas quando outra ação, seja esta independente ou dependente, tenha sido completada, total ou parcialmente.
  • Atribuições: com o calendário de projetos já elaborado, é hora de definir qual pessoa ou equipe ficará responsável por cada um deles. Esta etapa pode ser realizada antes do agendamento. Cada empresa deverá avaliar como é mais gratificante fazê-lo com base nos seguintes pontos:
  1. Se o tempo para a realização do projeto está determinado de antemão (por exemplo, por um curso de graduação), será adequado realizar primeiro o cronograma.
  2. Se o projeto de pesquisa depende da disponibilidade das pessoas que o levarão a sua concretude, então é recomendável indicar primeiro quem se encarregará de cada ação e, em função disso, estabelecer os tempos.

Você também vai gostar de ler:

Planejamento de trabalho de Projeto de Pesquisa

Projeto de pesquisa: exemplos como deve ser seu plano de trabalho 

Plano de Trabalho para Projeto de Pesquisa: detalhamento da estrutura  

1- Descrição da situação problemática ou tema de interesse

O autor do plano de projeto deverá descrever, de modo resumido, a situação problemática com base em uma realidade social, econômica, cultural, científica ou tecnológica, que o motiva a selecionar um tema determinado dentro das linhas de pesquisa existentes.

A argumentação deve conduzir à seleção do problema de pesquisa. Devem ser enunciadas referências que sustentem a realidade problemática.

2- Formulação do problema

Neste momento do plano de trabalho, o autor deverá indicar as necessidades, carências, conflitos e potencialidades que se detectem na sua área de estudo, dentro das questões problema que está interessado em abordar em seu projeto de pesquisa.

Formula-se o problema principal e os específicos. Os problemas podem formular-se como perguntas, ou de modo declarativo.

3- Objetivos

Podem ser divididos em dois objetivos: geral e específicos. O objetivo geral se refere ao alcance geral, propósito ou finalidade que se quer alcançar com a pesquisa, ou o projeto de pesquisa proposto.

Os objetivos específicos facilitam o cumprimento do objetivo geral, mediante a determinação de etapas, ou a precisão e cumprimento do objetivo geral, mediante a determinação de etapas, ou a precisão e cumprimento dos aspectos necessários deste processo.

Devem estar relacionados com os problemas derivados (ou específicos), e constituir aspectos parciais do objetivo geral.

Estrutura do plano de trabalho projeto de pesquisa

Exemplo com passo a passo como realizar trabalho projeto de pesquisa.

4- Pense na justificativa da sua pesquisa e determine isso no seu plano de trabalho

Na etapa de elaboração do plano de trabalho você deverá pensar na justificativa do seu estudo, a partir das seguintes questões:

  • Qual é o novo conhecimento, técnica, método ou procedimento que será obtido com a implementação do meu projeto de pesquisa?
  • Qual é a relevância do meu estudo?
  • Quais benefícios irei obter com a aplicação do meu projeto de pesquisa?

A justificativa é importante, tendo em vista que ela trata da importância do tema de pesquisa e sua relevância social, teórica, metodológica e prática, de acordo com a orientação do trabalho e o critério do pesquisador.

Na relevância social, se definem os aportes que o trabalho oferece para a solução das demandas da sociedade, como forma de obter uma melhor qualidade de vida.

A relevância teórica deve mostrar os aportes teóricos com relação ao tema de pesquisa. Esta deve contribuir para enriquecer o desenvolvimento teórico, especificar o alcance epistemológico, gerar reflexão e debate acadêmico sobre o conhecimento gerado.

A justificativa metodológica surge quando o projeto propõe um novo modelo, ou uma nova estratégia para gerar conhecimento válido e confiável.

Para isso é necessário demonstrar a viabilidade, validez e confiabilidade do método proposto.

A justificativa se considera prática quando seu desenvolvimento se enfoca em resolver um problema, ou propõe estratégias que, ao aplicá-las contribuirão para resolvê-lo. Conheça mais sobre como desenvolver a justificativa aqui.

5- Definir em seu plano de trabalho se você tem condições teóricas para desenvolver o projeto de pesquisa

Antes mesmo de elaborar o seu projeto de pesquisa, é importante que você busque perceber em seu plano de trabalho quais teorias você domina dentro da linha temática escolhida para pesquisar, e o que seria necessário para aprofundar ainda mais os seus conhecimentos.

Lembrando que é importante desenvolver um plano de trabalho que apresente quais teorias pretende-se utilizar, onde poderemos encontrar nossas melhores fontes, seleção, critérios, etc.

O autor do trabalho deverá propor um projeto de pesquisa que seja relevante para a sua área de atuação, e é justamente por isso que a etapa de elaboração de um plano de trabalho acaba fornecendo os subsídios necessários para saber se um estudo é realmente pertinente, ou não.

Considerações Finais 

Ao longo do nosso conteúdo de hoje você pode conhecer um pouco mais sobre o universo de construção de um plano de trabalho para projeto de pesquisa, e, além disso, pode perceber a importância desta etapa para o desenvolvimento de estudos sólidos e pertinentes para cada área de atuação.

E aí? Você já fez um plano de trabalho? Como você descreveria a experiência? Compartilhe com a gente nos comentários!

Ajude a divulgar nossos artigos.

Aprenda mais com nossos outros artigos: