Quando vamos nos encaminhando para o final do curso superior é chegada hora de desenvolvermos o nosso Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), tendo como primeira etapa a apresentação de Proposta de TCC para a universidade, ou especificamente para o nosso orientador, o qual determinará se o estudo é pertinente e pode ser levado adiante.

Muitos acadêmicos ficam tensos nesta etapa, tendo em vista que não sabem exatamente como elaborar a melhor proposta de TCC e nem sequer conhecem exemplos no quais possam se basear, para desenvolver um trabalho do jeito certo.

Pensando em auxiliar esses estudantes que querem conhecer um pouco mais sobre a elaboração de uma proposta de TCC, separamos o conteúdo de hoje para apresentar tudo o que você precisa saber sobre este tema.

Aproveite e faça uma boa leitura!

Significado e conceito de Proposta TCC

Entenda o que é uma Proposta de TCC e o que ela contém

O que é Proposta de Trabalho de TCC?

Primeiramente, você precisa ter em mente que, o trabalho de conclusão de curso se caracteriza como uma pesquisa que busca aprofundar-se em um determinado campo do conhecimento, focando em um tema bem delimitado.

Todas as universidades, sejam elas públicas ou privadas, exigem a elaboração de um TCC, como requisito para a conclusão do curso, independente da área de formação.

Além disso, boa parte das instituições destina um semestre para elaboração e apresentação da proposta de TCC, a qual também poderá receber a denominação de Projeto de TCC, e os alunos passam todo o semestre pensando no tema, nos objetivos, metodologias, teorias dentro da proposta que almejam, etc.

Algumas outras instituições separam proposta de TCC de Projeto, e a proposta é somente um documento/autorização para início e ciência de regras da instituição.

Voltemos a Proposta de TCC como um projeto.

Essa proposta precisar ser uma espécie de “produto” pessoal e que represente um aporte valioso para a área de atuação do acadêmico.

Uma proposta de TCC também precisa demonstrar autonomia de critério intelectual e científico, capacidade crítica, analítica, construtiva, em um contexto sistêmico e com domínio teórico e metodológico.

Itens para fazer sua Proposta de TCC

Aprenda a elaborar uma proposta de trabalho de TCC

Como fazer uma proposta de TCC?

Como você já ficou sabendo através do tópico anterior, uma proposta de TCC nada mais é do que um documento escrito, o mais completo, simples e claro possível que representa o ponto de partida para iniciar uma pesquisa e que permite desenvolver com ela um tema que culmine em um TCC.

Ao preparar a sua proposta de TCC, o estudante já deve ter escolhido a área e o tema sobre o qual irá desenvolver a sua pesquisa.

A importância da proposta de TCC está pautada em sua análise, onde podemos avaliar os fundamentos que servirão de suporte para iniciar uma pesquisa.

Além disso, com o estudo da proposta de TCC, podemos deter ou modificar a possível realização de um trabalho de conclusão de curso que seja inadequado em seu conteúdo, ou que tenha algumas falhas em seu suporte teórico e metodológico, por exemplo.

Na elaboração da proposta de TCC, os avaliadores do trabalho que fazemos podem sugerir modificações de alguns aspectos, a fim de qualificar a proposta apresentada e dar viabilidade para o TCC.

De modo geral, os pontos que não podem faltar em uma proposta de TCC são os seguintes:

  • Título da proposta de TCC;
  • Objetivos (Geral e Específicos);
  • Alcance;
  • Metas;
  • Justificativa;
  • Antecedentes;
  • Metodologia;
  • Programa de Atividades;
  • Calendário de Atividades;
  • Bibliografia.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE!

Estes itens que listamos podem sofrer algumas alterações de uma universidade para outra. Desse modo, é sempre importante informar-se sobre a estrutura cobrada para uma proposta de TCC, dentro do curso no qual se encontra inserido.

Veja a seguir um maior detalhamento sobre cada um desses pontos, o que lhe ajudará na hora de colocar no papel sua proposta de TCC.

Título da proposta de TCC

Tenha em mente que, o título deverá refletir o mais fielmente possível o conteúdo da sua proposta de pesquisa de TCC.

Além disso, o título precisa ser completo (não pode dar abertura para interpretações ambíguas), precisa ser claro, preciso e referir-se o tema principalmente.

Desse modo, é preciso pensar em um título que o leitor leia e saiba de imediato o que irá encontrar na totalidade da sua pesquisa.

Objetivos

Esse apartado da sua proposta de TCC é onde você apresenta uma explicação do propósito final que se pretende satisfazer com a pesquisa.

Estes objetivos podem ser identificados a partir de perguntas que você pode fazer a você mesmo, tais como:

  1. O que eu quero fazer/pesquisar?
  2. O que eu pretendo pesquisar?
  3. O que eu quero comprovar com esta proposta de TCC?
  4. Quais contribuições a minha proposta aporta para a minha área de atuação?

Alcance

Neste ponto são estabelecidas até onde se chegará com a pesquisa, que tanto se pretende abarcar e o que ficará intocável no estudo.

Você deverá redigir de forma resumida o que espera do seu próprio tema de estudo, tanto no que se supõe que irá fazer com a pesquisa, como até onde irá chegar com o estudo.

Metas

São considerados objetivos secundários que o estudante deverá planejar e ir cumprindo, para satisfazer de maneira metódica o cumprimento do objetivo central do TCC.

Justificativa

Neste ponto devemos assinalar especificamente, as razões do desenvolvimento do tema, sejam elas de cunho pessoal, laboral, profissional, de aporte à sua disciplina e porque decidiu escrever justamente sobre este ponto.

Todo estudo parte de uma motivação, logo, neste apartado, você escreverá qual foi a sua.

Aprenda mais sobre justificativa no artigo Justificativa TCC – Guia Completo com 20 Modelos Prontos

Antecedentes

Aqui o acadêmico deve manifestar tudo o que conhece ou pesquisou sobre o tema que pretende desenvolver, o mais amplo e completo que seja possível.

Nesta parte da proposta de TCC, o autor deve indicar as referências consultadas sobre o tópico de estudo, as disciplinas compreendidas, a bibliografia, e todos os possíveis detalhes que permitam avaliar seu conhecimento acerca do tema proposto.

Metodologia

É esta parte da proposta de TCC em que organiza a problemática que se pretende resolver e a possível hipótese, assim também se devem descrever os métodos, ferramentas, técnicas e/ou procedimentos que serão utilizados no desenvolvimento do TCC.

Programa de atividades

Refere-se a uma descrição resumida, clara e concreta das diferentes atividades que realizará o estudante no desenvolvimento do seu TCC e dos recursos (humanos, técnicos, materiais e financeiros) que necessitará durante o seu trabalho de pesquisa.

Calendário de atividades

É este ponto no qual descrevemos e estimamos datas importantes para o desenvolvimento do estudo. Basicamente é o roteiro, revelando ao leitor todo o caminho que você irá percorrer para concluir o seu estudo.

O acadêmico deverá levar em consideração o tempo que terá disponível para realizar seu trabalho de pesquisa, independentemente de outras atividades pessoais, escolares ou profissionais.

Bibliografia

Aqui será listado o apoio documental que será utilizado no desenvolvimento do TCC. Só podem ser documentos e textos que tenham relação com a proposta temática do seu estudo.

Estes podem ser livros, revistas, teses, dissertações, manuais, folhetos, páginas da internet, entre outros.

Proposta de TCC Exemplo

Exemplo de itens da Proposta de TCC pronta

Exemplo de proposta de TCC

Veja a seguir alguns tópicos como exemplo de proposta de TCC:

  • Título da proposta de TCC

“Fatores de insatisfação laboral nos arquitetos técnicos municipais de São Paulo”

  • Objetivos (Geral e Específicos)

Os objetivos possíveis para um tema, como o anteriormente apresentado, podem ser:

  1. Obter informação sobre a atividade laboral que desenvolve este coletivo;
  2. Conhecer a situação sócio laboral da administração pública: funções e competências;
  3. Definir o nível de satisfação laboral

Entre outros.

  • Antecedentes

“Com a finalidade de compreender melhor a realidade em que vive o grupo de estudo, neste apartado tentaremos nos acercar desta realidade, primeiro com a definição de alguns conceitos teóricos da psicologia do trabalho relacionadas com o estudo, para depois falar da profissão em si, fazendo um breve resumo da história do arquiteto técnico em São Paulo…”

Nessa sessão, você deverá apresentar quais teorias já circulam sobre este tema!

E então, gostou de nosso conteúdo? Ficou mais claro para você o que é uma Proposta de TCC?

Aproveite nossos outros conteúdos: