Resenha Acadêmica

Guia completo para aprender a fazer uma Resenha Acadêmica

No âmbito da universidade, uma das produções textuais mais solicitadas são as resenhas. Entre as diversas possibilidades temos a solicitação de resenha acadêmica.

Foi solicitado a você esse tipo de produção textual no seu curso, e você não tem a menor ideia de como começar, ou o que seria a tal resenha acadêmica?

Não se desespere!

Nosso conteúdo de hoje foi desenvolvido para sanar todas as suas dúvidas sobre esse gênero textual. Além disso, você receberá instruções de como fazer uma resenha acadêmica, além de ter acesso a exemplos.

Não deixe de conferir todo o artigo de hoje.

Entenda o que é uma Resenha Acadêmica

O que vem a ser uma Resenha Acadêmica?

O que é uma Resenha acadêmica? 

Precisamos iniciar o nosso artigo lhe apresentando o que vem a ser uma resenha acadêmica, principalmente porque esse tipo de gênero possui algumas especificidades que você precisa conhecer.

Basicamente, uma resenha faz parte do dia a dia da universidade, independente do seu curso de atuação, uma hora ou outra algum professor vai lhe solicitar esse tipo de produção.

Portanto, para que possa desenvolver um trabalho que seja devidamente aceito pelos componentes curriculares que estiver cursando, é preciso ter o domínio deste tipo de gênero textual.

Outro ponto que você precisa estar ciente é que dentro de uma resenha acadêmica você poderá encontrar outros três tipos de produções. São elas:

  • Resenha crítica;
  • Resenha temática; (Conheça mais sobre Resenha Temática)
  • Resenha descritiva.

Independente do tipo de resenha escolhido, a resenha acadêmica serve para que o estudante sintetize um determinado conteúdo, podendo emitir sua opinião sobre ele.

Você poderá vir a fazer resenhas acadêmicas sobre livros, obras de arte, filmes, artigos científicos, etc.

Você também vai gostar de ler:


Transforme seu tema em um excepcional TCC ou Projeto de Pesquisa! Equipe especializada para escrever sua pesquisa sob medida (quantas páginas precisar), garantindo originalidade e entrega dentro do seu prazo! Resolva sua pesquisa solicitando aqui.
 
Estrutura de uma Resenha Acadêmica

Como é a estrutura de uma resenha acadêmica crítica?

Resenha Acadêmica Crítica 

Nas resenhas críticas, você deverá apresentar um texto que contenha os dados bibliográficos do livro ou artigo que foi lido, os quais são apresentados no topo do texto, seguindo as diretrizes da ABNT.

→ Conheça nosso artigo especial sobre Resenha Crítica

Após a inserção dos dados bibliográficos, você irá escrever uma pequena apresentação sobre a obra que você leu, traçando os principais temas presentes nela.

Nas passagens a seguir, o autor do trabalho deverá escrever sobre os capítulos ou seções do material lido, comentando sobre a sua estrutura.

Na grande maioria dos casos, os autores das resenhas destinam de 3 a 5 parágrafos para resumir a obra e desenvolvem mais três parágrafos com uma perspectiva crítica, analisando a mesma. O senso crítico neste tipo de produção é primordial!

Assim que você concluir a sua análise crítica, a próxima etapa deve ser a da recomendação, na qual você explica se o conteúdo da obra analisada é realmente pertinente para a área de estudo e sociedade em geral.

Por fim, conclua a sua resenha acadêmica crítica, fazendo a identificação do autor da obra, comentando brevemente sobre a sua vida e outras obras que ele possa ter escrito, e que complementam a que você está resenhando.

O último parágrafo da resenha deve conter o nome do acadêmico que escreveu a resenha, o nome do seu curso e também a instituição de ensino.

Resenha Acadêmica Temática

Apresentação temática: primeiro passo para o desenvolvimento da resenha acadêmica 

Resenha Acadêmica Temática 

No caso das resenhas temáticas, este tipo de produção acadêmica é constantemente valorizado dentro das graduações. Isso porque esse tipo de trabalho busca resumir e analisar, não apenas uma obra, mas sim, diferentes tipos de textos que falam sobre um mesmo tema.

O passo inicial para desenvolver este tipo de trabalho é realizar a apresentação temática, revelando ao seu leitor qual é o assunto trabalhado e na sequência resumir todos os textos que foram lidos.

Uma dica importante que sempre damos aos acadêmicos de plantão é que destinem pelo menos um parágrafo para cada texto analisado, deixando a sua resenha acadêmica melhor organizada.

Resenha Acadêmica Descritiva

Resenha Acadêmica: apreciando as características da obra

Resenha Acadêmica Descritiva 

No caso dos textos resumidos de forma descritiva, a diferença para as produções críticas, é que neste caso o foco do autor do trabalho deve ser apenas descrever a obra, sem emitir uma opinião.

♦ ♦ ♦

Dificuldades com seu Projeto ou qualquer tipo de TCC? Deixe com a gente! Profissionais qualificados de diversas áreas, prontos para entregar seu trabalho sem plágio, com garantia e dentro do prazo. Receba vários orçamentos! Resolva sua pesquisa solicitando aqui.

♦ ♦ ♦

Em outras palavras, você apenas aprecia as características da obra e as apresenta para o seu leitor sem uma análise profunda dos fatos.

O passo a passo para o seu desenvolvimento é basicamente igual aos dois anteriores apresentados, com a diferença que você não emite opinião dentro do texto.

Como fazer Resenha Acadêmica?

Maneiras de fazer uma Resenha Acadêmica

Como fazer resenha acadêmica? Conheça a Estrutura de uma resenha acadêmica

De certa forma, ao explicar os diferentes tipos de resenhas acadêmicas que podemos encontrar nas universidades, você já ficou sabendo algo sobre como estruturar este tipo de produção.

Mas, como a nossa intenção está em facilitar a sua vida ao máximo, iremos apresentar a seguir, um passo a passo completo, contendo a estrutura de uma resenha acadêmica, para que você possa pensar em cada tópico para este tipo de gênero textual. Confira!

Antes de qualquer coisa, destacamos a importância de seguir as normas da ABNT na hora da estruturação desse tipo de produção. Mesmo sendo um trabalho acadêmico mais simplificado, as normas devem ser seguidas do mesmo modo.

Além disso, cuide da linguagem ao elaborar este tipo de produção, já que ao ser um trabalho acadêmico, o mesmo deve ser objetivo e claro, evitando terminologias do discurso oral.

Quanto ao número de páginas, geralmente você recebe este tipo de informação do professor que solicita o material, mas frequentemente nunca excede o número de 10 páginas.

Identifique-se na sua resenha acadêmica

Na hora de escrever a sua resenha acadêmica, o primeiro passo deve ser identificar se. Para isso, você deve inserir no material o seu nome completo, curso que está matriculado e o nome da sua instituição de ensino.


→ Sua Pesquisa Acadêmica sem complicações: nos diga seu tema (ou sua ideia) e nós fazemos sua pesquisa, com garantia de exclusividade e pontualidade na entrega. Receba vários orçamentos solicitando aqui.
 

Sinalize os dados da obra analisada

Além de identificar-se, você também deve identificar a obra que está resenhando, trazendo para o texto as referências bibliográficas do material, as quais devem estar estruturadas seguindo as normas da ABNT.

Também é importante trazer uma pequena descrição, organizada de forma sucinta, na qual você irá mencionar como funciona a divisão em capítulos desta obra.

Você também deve mencionar o tipo de resenha que está desenvolvendo, ou seja, se trata-se de uma resenha crítica, temática ou descritiva.

Descreva o conteúdo da obra resenhada

Depois de apresentar todas as informações iniciais sobre a obra, agora você irá fazer uma descrição mais aprofundada do conteúdo, deixando o seu leitor a par do que se encontra na obra completa.

Analisando o material de forma crítica

Essa orientação serve exclusivamente para as resenhas críticas, e o autor deve destinar alguns parágrafos para apresentar a sua própria perspectiva sobre a obra analisada.

Para isso, traga argumentos sólidos e que sejam validados academicamente. Você pode realizar comparativos, avaliar a qualidade do material, criticar as ideias centrais, a pertinência do tema, entre outros pontos.

Finalize a sua resenha com uma conclusão

Como boa parte das produções exigidas no âmbito acadêmico, as resenhas também exigem um fechamento do texto.

Para isso, do mesmo modo que você desenvolve um artigo científico, a parte final da sua resenha deve apresentar uma conclusão lógica sobre todos os fatos que foram expostos ao longo do texto.

Dito de outro modo, é necessário que o autor aborde novamente os pontos centrais da sua resenha e busque fazer uma recomendação, ou não, do material apresentado.

Resenha Acadêmica Exemplo

Resenha Acadêmica: exemplos e modelos

Exemplos e Modelos de Resenha Acadêmica

Se você precisa de algumas resenhas acadêmicas prontas como exemplo para se inspirar, nós separamos alguns textos que podem servir de modelo.

Se você precisa de ajuda para desenvolver a sua, você pode contactar escritores profissionais de sua área de formação, solicitando orçamentos aqui.

E aí? O que você achou das nossas dicas sobre a resenha acadêmica? Você já desenvolveu esse tipo de texto? Como foi a sua experiência? Quais foram as suas maiores dificuldades?

Esperamos que, ao acessar o nosso guia, agora este tipo de produção se converta em algo mais fácil de desenvolver! Bons escritos!