O que é o problema do projeto de pesquisa? Como fazer? Essas e outras perguntas, vamos responder no artigo de hoje, além de trazer exemplos para você entender tudo sobre o problema do projeto de pesquisa.

Vamos lhe apresentar o conceito desse tipo de apartado de um projeto de pesquisa, suas características, o que o torna tão importante e de que maneira você pode construir o seu de modo efetivo.

Vamos lá?

O que é o problema do projeto de pesquisa?

Significado e Caracterização do Problema Projeto de Pesquisa

O que é o problema do projeto de pesquisa?

Saber o que é e como se dá a caracterização do problema projeto de pesquisa é o primeiro passo para desenvolver de forma efetiva um projeto metodológico de investigação acadêmica e científica.

Por esta razão, a seguir iremos lhe explicar do que se trata este conceito, quais são as suas características, de que forma abordá-lo e por que o mesmo é importante.

Então vamos por parte: O que é o problema do projeto de pesquisa?

Basicamente, podemos definir o problema de projeto de pesquisa como o ponto de partida de todo estudo de cunho acadêmico ou científico.

Além disso, um problema de pesquisa demonstra a existência de uma situação ou contexto sobre o qual vale a pena indicar e esclarecer diferentes pontos.

Desse modo, o problema de pesquisa é um tema ou feito que requer uma pesquisa para logo oferecer possíveis soluções ou alternativas de melhorar para uma problemática observada pelo pesquisador.

Independente da sua área de formação, um problema de pesquisa é exigência básica para desenvolver qualquer problema científico ou acadêmico.

De modo geral, podemos segmentar os problemas de pesquisa em diferentes tipos. São eles:

  • Problemas de pesquisa descritivos: estes tipos de problemas de pesquisa podem ser caracterizados por aqueles feitos, objetos ou fenômenos e que explicam a relevância ou a necessidade de pesquisar sobre estes elementos.
  • Problema de pesquisa explicativos: estes tipos de problemas de pesquisa são problemáticas investigativas que buscam obter respostas relacionadas a causas entre feitos.
  • Problemas de pesquisa tecnológicos: esses tipos de problemas de pesquisa têm como finalidade servir como ponto de partida para a busca de soluções programáticas, estabelecendo regras ou elementos técnicos que aportem melhorias.

Você também vai gostar de ler sobre:

Como fazer o problema do projeto de pesquisa

Saiba como fazer o Problema no Projeto de Pesquisa

Como fazer o problema do projeto de pesquisa

Agora, traremos dicas importantes para você aprender como fazer o problema do projeto de pesquisa de forma correta.

Quando nos referimos ao universo das pesquisas de cunho acadêmico ou científico, um problema sempre deve ter uma solução e a existência do mesmo tem que ser baseada em dados sólidos e observações, as quais podem ser empíricas ou científicas:

  • Observações empíricas: as pesquisas que são feitas com base em observações empíricas buscam obter os conhecimentos mediante a observação ou a experiência direita ou indireta. As evidências coletadas de modo empírico (o registro das observações ou experiências diretas) podem ser analisadas de modo qualitativo, ou quantitativo.
  • Observações científicas: é uma técnica de pesquisa que consiste em observar atentamente o fenômeno, feito ou caso, anotar informações e registrar para a sua posterior análise. Basicamente, é um processo que contempla de forma cuidadosa e sistemática o desenvolvimento de uma conduta em um contexto determinado, sem intervir sobre ela o manipulá-la.

Em primeiro lugar, o problema de pesquisa necessita de uma reformulação que seja clara e que esteja estruturada em formato de pergunta. Ao mesmo tempo, deverá incluir algumas variáveis de interesse para o processo de indagação.

Somente assim você conseguirá assentar as bases para o desenvolvimento metodológico e efetivo, o qual permite responder perguntas chave e chegar a conclusões que sejam valiosas.

Exemplo de formulação do problema de um projeto de pesquisa

Conheça alguns Exemplos de formulação do Projeto de Pesquisa

Exemplo de formulação do problema de um projeto de pesquisa

Veja a seguir dois exemplos de formulação que iremos lhe apresentar sobre como podemos planejar um problema de pesquisa e como estruturá-lo:

EXEMPLO DE FORMULAÇÃO DE PROBLEMA PARA PROJETO – 1 

 a)  Planejamento do problema de pesquisa

A empresa “X” iniciou a atividade comercial no ano de 1994, sendo líder no mercado da indústria têxtil e das linhas eletrônicas que comercializa.

Nos últimos anos, a empresa teve um rendimento muito baixo em vendas, devido à situação econômica atual que atravessa o país em toda a América Latina, o que reflete nos resultados obtidos nas vendas e que foi acentuado quando o governo brasileiro aplicou restrições com relação às exportações, o que ocasionou em um grande impacto nas compras internacionais em produtos como máquinas de costura e tecidos.

Diante desta realidade, a empresa criou a marca Beauty Style e objetiva expandir-se no mercado, considerando-se como uma alternativa a mais para desenvolver e buscar um crescimento econômico, através do mercado da estética, onde se percebe uma alta demanda.

No entanto, hoje em dia a situação atual da marca Beauty Style não tem um crescimento de vendas alto em relação ao planejado.

 b) Formulação do Problema de Pesquisa

Quais mecanismos podem ser aplicados para impulsionar a marca “Beauty Style” do grupo empresarial “X”, fazendo com que esta empresa consiga alcançar um nível de crescimento esperado dentro do mercado da estética?

EXEMPLO DE FORMULAÇÃO DE PROBLEMA PARA PROJETO – 2 

 a) Planejamento do problema de pesquisa

A alta competitividade no âmbito empresarial e as margens de benefícios em muitos setores econômicos fazem com que seja necessária uma boa gerência dos recursos disponíveis, como forma de aumentar os benefícios das empresas.

Assim, o controle dos estoques se converteu em um fator essencial para o sucesso das organizações.

As empresas em nosso país competem nos mercados provando as suas habilidades, para sobreviver e gerar valor, que é o seu principal objetivo.

Mas, além disso, combinam recursos, ações e iniciativas de forma produtiva, tratando de minimizar seus custos.

A economia da empresa “X” é uma das mais sólidas e altas na zona central de São Paulo, com base na indústria e comércio, tal como indicam as porcentagens das câmeras de produção, cerca de 24% das indústrias incluídas as PYMES se encontram na cidade de São Paulo, obtendo um crescimento e desenvolvimento de 2, 64% ao ano.

A empresa “X” é uma empresa de caráter familiar situada na cidade de São Paulo há mais de 15 anos. No entanto, a pesar da sua longa trajetória no mercado, seus ganhos caíram muito nos últimos anos.

 b) Formulação de Problema

Como a inadequada gestão logística de estoques incide na rentabilidade da empresa “X” na cidade de São Paulo? Um estudo de campo pautado em observação científica.

Essas duas opções de exemplos lhe ajudarão a entender qual é o caminho percorrido pelo pesquisador, até chegar em seu problema de pesquisa.

Utilize os exemplos para inspirar-se na elaboração do seu próprio problema de pesquisa.

Por que é tão importante definir o problema de pesquisa do projeto? 

Como você deve ter percebido a esta altura do campeonato, a delimitação deste problema de pesquisa é o ponto de partida de toda boa investigação acadêmica e científica.

Sua importância recai, principalmente, no fato de que, o problema de pesquisa nos mostra algumas variáveis de interesse, na hora de recolher os dados e define qual é a linha a seguir durante a pesquisa, para que finalmente esta acabe culminando em conclusões e assertivas.

Em poucas palavras, precisamos de um problema de pesquisa para que possamos buscar algum tipo de solução dentro do nosso campo de estudo.

Essa “resposta” que buscamos encontrar, a partir da questão de pesquisa, deve impactar positivamente em um determinado fenômeno e que aporte informação e conhecimentos que sejam relevantes para o seu entorno.

E pronto!

Agora você conhece de modo mais específico, a ciência certa, sobre o que é e como fazer um problema de pesquisa, porque ele é importante e quais são os melhores princípios para abordá-lo.

A partir de agora, coloque em prática todos estes conhecimentos adquiridos e obtenha excelentes resultados através dos seus processos de pesquisa.

Mãos à obra e bons estudos!

Ficou mais claro o que é o problema no projeto de pesquisa depois dos exemplos? Se sim, comente e compartilhe!

Leia mais nossos outros artigos: