Quando falamos de sujeito da pesquisa no TCC, fazemos referência a uma parte da pesquisa científica, cujo processo de coleta dos dados a serem avaliados e pesquisados, é feito através da aplicação de métodos e de técnicas que implicam o trabalho de consulta e conversa com pessoas, tal qual uma pesquisa de campo.

Caso você esteja na etapa de elaboração do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), e ainda não saiba muito bem como desenvolver o apartado relacionado aos sujeitos da pesquisa, então você precisa ler o nosso conteúdo de hoje!

Neste artigo abaixo, citaremos alguns exemplos de sujeito da pesquisa onde vamos apresentar algumas ideias e esclarecimentos sobre o conceito e significado de sujeitos da pesquisa e a sua distinção com relação à população e a mostra em pesquisas com o enfoque quantitativo e qualitativo.

Aproveite o conteúdo e faça uma boa leitura!

Conhecendo e entendendo quem é o Sujeito da Pesquisa

Vamos entender o que é sujeito da pesquisa no TCC?

Vamos entender o que é sujeito da pesquisa no TCC? 

Primeiramente vamos entender o que é sujeito da pesquisa no TCC. Quando nos referimos aos sujeitos da pesquisa no TCC, estamos fazendo referência a um tipo específico de pesquisa científica, cujo processo de coleta de informações é realizado mediante a aplicação de alguns métodos e técnicas.

Estes métodos e técnicas acabam por exigir um trabalho de consulta e conversa com pessoas, ou grupos distintos de pessoas.

Um estudo que trabalha com sujeito de pesquisa, geralmente tem uma configuração metodológica que denominamos de pesquisa de campo.

Esse tipo de estudo de TCC acaba contrapondo-se às pesquisas de cunho documental, na qual a informação é obtida a partir da consulta e análise de diversas fontes documentadas.

Claro que os aspectos e características de interesse particular para o estudo podem variar, dependendo do enfoque da pesquisa e tendo como base o planejamento do problema.

Geralmente os pesquisadores que organizam um TCC de cunho quantitativo tenderão a fazer a descrição e análise de aspectos objetivos.

Por outro lado, os pesquisadores que optam por pesquisas qualitativas serão orientados em direção à compreensão e análise de fenômenos e realidades de caráter subjetivo e intersubjetivo.

Consequentemente, o estabelecimento da população e a mostra do estudo responderão a critérios específicos, tanto na pesquisa quantitativa, como na qualitativa.

No entanto, além das particularidades do enfoque e cada tipo de estudo, sempre será necessário que os sujeitos da pesquisa sejam estabelecidos.

Além disso, é preciso estabelecer os sujeitos da pesquisa de modo concreto, ou seja, sem nenhum tipo de ambiguidade, e sempre definindo com detalhes os critérios que determinam a sua relevância para a pesquisa.

Geralmente, esta definição costuma estar orientada a partir do planejamento de critérios de exclusão e inclusão.

Em outras palavras, isso quer dizer que, da série de considerações das quais dependem certos rasgos ou características específicas, estas devem cobrir, ou não, o interesse para a pesquisa, de acordo com os objetivos formulados.

Desta maneira, os sujeitos da pesquisa no TCC nunca são um assunto arbitrário, mas sim um tema que precisa ser pensando com cuidado.

Também é necessário que você considere que a sua definição faz parte de um conjunto de decisões teórico-metodológicas que devem ser tomadas durante o processo de pesquisa.

Em outras palavras, os TCCs não possuem um grupo de sujeitos de pesquisa delimitado e igual para todos os trabalhos, já que a seleção dos sujeitos de pesquisa dependerá muito do tema de estudo do acadêmico.

Quem é o sujeito da Pesquisa no TCC?

Conheça nossos exemplos e características para sua Pesquisa no TCC

 

Quem é o sujeito da pesquisa no TCC? 

Você sabe quem é o sujeito da pesquisa no TCC? São basicamente aquelas pessoas ou grupos de pessoas que fazem parte dos coletivos, cujas características, opiniões, experiências, condições de vida, entre outros rasgos e atributos acabam sendo de interesse particular para pesquisadores com enfoque que pode ser tanto quantitativo, como qualitativo.

LEMBRE-SE: Um sujeito da pesquisa pode ser um indivíduo qualquer, desde que tenha relevância para o estudo desenvolvido.

Os sujeitos da pesquisa também podem ser:

  • Sujeitos que fornecem dados obtidos através de narrativas e histórias;
  • Sujeitos que respondem questionários, incluindo dados que são registrados sem ou com a identificação do sujeito da pesquisa.
  • Dados obtidos a partir de terceiros: neste caso a coleta de informações dos membros os converte em sujeitos da pesquisa.
O Processo de Identificação do Sujeito da Pesquisa de TCC

Praticando a Identificação do Sujeito da Pesquisa

O Processo de Identificação do Sujeito da pesquisa de TCC 

A busca de um tema de pesquisa no TCC é um processo interativo e que deve ser realizado em várias etapas, incluindo a definição do sujeito da pesquisa.

A última etapa formal tem lugar quando é redigido o plano de pesquisa e a última não formal é quando a pesquisa é posta em prática.

Por exemplo, pode ser que seja necessário adicionar uma nova pergunta, ou reduzir o projeto inicial, mas tudo isso depende muito dos sujeitos que estarão envolvidos no processo.

Claro que precisamos destacar que existem estudos que são essencialmente teóricos. Neste tipo de caso, são feitas apenas revisões de literatura, não tendo um sujeito de pesquisa delimitado.

No entanto, você deveria tentar planejar o melhor possível e ver exatamente o que você deve fazer e com quem fará. Deste modo, você receberá um melhor assessoramento e terminará seu trabalho o quanto antes.

As fases mais importantes do processo de identificação e trabalho com os sujeitos da pesquisa de TCC são, em sua grande maioria, as seguintes:

  • Identificar várias pessoas ou grupos de pessoas que possam aportar grandes contribuições dentro da linha temática do seu estudo. Existem casos em que uma única pessoa pode ser o sujeito do estudo.
  • Explicitar o potencial que determinado grupo de pessoas tem para o seu estudo;
  • Discutir com seus professores ou orientador sobre a pertinência de trabalhar com determinados grupos de sujeitos de pesquisa.
  • Explorar as possibilidades de coleta de dados junto aos seus sujeitos da pesquisa;
  • Fazer um rascunho do seu plano de pesquisa e verificar se o grupo escolhido realmente é pertinente para a sua proposta de TCC.
  • Verificar a viabilidade do trabalho e se o acadêmico terá condições de visitar a comunidade almejada.

Sujeitos Humanos da pesquisa de TCC

Um sujeito humano de pesquisa significa um indivíduo vivo sobre o qual o pesquisador de TCC realiza uma pesquisa e obtém dados mediante a intervenção ou interação com o indivíduo, ou informação privada identificável.

  • Intervenção

Inclui, tanto os procedimentos físicos pelos quais são recolhidos os dados, como as manipulações do sujeito, ou do entorno do sujeito que se realizam com fins de pesquisa de TCC.

  • Interação

Este tipo de procedimento irá incluir a comunicação, ou o contato interpessoal entre o pesquisador e o sujeito.

  • Informação Privada

Inclui a informação sobre o comportamento que se produz em um contexto no qual o indivíduo pode esperar que não será observado ou gravado, e a informação que for coletada será para fins específicos de estudo.

Sujeito de Pesquisa Exemplo

Veja a seguir um exemplo de como podemos desenvolver o apartado sujeito da pesquisa de TCC. 

Exemplo de Sujeito da Pesquisa

Precisamos destacar também que, uma pessoa que se converte em um participante de uma pesquisa de TCC, já seja como receptor de um artigo de prova ou de controle acaba assinando um termo de consentimento.

Esse termo permite que o acadêmico possa utilizar esses dados e desenvolver seu estudo, podendo futuramente publicá-lo.

Conseguiu compreender o que é Sujeito da Pesquisa e seu Significado no TCC?

Gostou do nosso conteúdo. Se sim, deixe seu comentário e compartilhe. Nos ajude a divulgar nossos artigos.

Aprenda mais com nossos outros artigos: