Metodologia Qualitativa

Metodologia Qualitativa passo a passo

A metodologia qualitativa está presente em boa parte das produções acadêmicas e científicas das Universidades, pois é um método importante para a análise e observação de inúmeras situações ou pessoas.

Podemos dizer, portanto, que a base da pesquisa qualitativa é a análise relacionada ao comportamento, entorno, experiências, conhecimentos e contextos diversos.

Para essas finalidades é necessária a aplicação de um método de pesquisa qualitativo que recolha todas as informações sobre um determinado dado observável.

Em nosso conteúdo de hoje, veremos em que consiste a metodologia de pesquisa qualitativa, como e onde se aplica, quais são os tipos de pesquisa qualitativa que existem, etc.

Nosso objetivo principal é fazer com que você entenda tudo sobre a metodologia qualitativa hoje mesmo!

Aproveite!

Em que consiste a Metodologia Qualitativa?

Metodologia Qualitativa: aprenda seu conceito e significado

O que é metodologia qualitativa?  

Vamos começar do início, e depois aprofundar sobre cada etapa? Então abrimos nosso conteúdo de hoje respondendo: o que é metodologia qualitativa?

A metodologia de pesquisa qualitativa nada mais é do que um compilado de informações baseadas na observação de comportamentos naturais, discursos, respostas abertas para uma posterior interpretação e significados de modo científico. E tem mais…

Por outro lado, se você se deparar com métodos quantitativos de pesquisa, os mesmos irão aportar valores numéricos em questionários, experimentos, entrevistas com respostas concretas, para realizar estudos estatísticos e ver como se comportam suas variáveis.

No entanto, o conceito de método qualitativo analisa o conjunto do discurso entre os sujeitos e a relação de significado para eles, conforme contextos culturais, ideológicos e sociológicos.

Caso seja feita uma seleção com base em algum parâmetro, já não será considerada como pesquisa qualitativa.

Podemos dizer, portanto, que o método de pesquisa qualitativa não descobre, mas sim constrói o conhecimento, graças ao comportamento entre as pessoas implicadas e toda a sua conduta observável.

De que modo surgiu a Metodologia de Pesquisa Qualitativa?

Metodologia de pesquisa qualitativa: como se deu seu surgimento?

Como surge a metodologia de pesquisa qualitativa? 

A metodologia de pesquisa qualitativa está há muito tempo entre nós, ainda que tenha começado a ser teorizado no século XX, os gregos já observavam os comportamentos, um método primitivo necessário para a nossa evolução.

As Ciências Sociais utilizavam ambos os métodos: qualitativo e quantitativo, mas foi na década de 60 que começaram a falar de forma massiva sobre o método, que não apenas estaria abordando sobre dados baseados em estudos de amostras.

As técnicas de análises das informações qualitativas começaram a ser teorizadas através da psicanálise de Sigmund Freud em 1896 na Europa. No início do século 20, Karl Marx e a teoria crítica da Universidade de Frankfurt colocaram em prática o conceito de método qualitativo.

Na segunda metade do século, o protagonismo da pesquisa qualitativa recaiu no estruturalismo, nascido a partir da obra de Ferdinand Saussure. Trata-se do enfoque das ciências humanas que analisa a linguagem, comportamentos, culturas e contextos sociológicos das pessoas.

As características do enfoque qualitativo foram aplicadas nos Estados Unidos nos anos 50, graças às correntes, como as da fenomenologia, a hermenêutica ou o interacionismo simbólico.

Tipo de Metodologia Qualitativa

Conheça os principais e mais populares tipos de metodologia de pesquisa qualitativa

Principais tipos de metodologia qualitativa  

Entre as principais técnicas e os tipos de metodologia de pesquisa qualitativa mais populares, podemos encontrar as seguintes:

  • Pesquisa qualitativa de observação participativa: Neste tipo de estudo, o pesquisador participa do problema ou situação a ser analisada. Basicamente vive em primeira pessoa as experiências e isso é uma vantagem na hora de entender os sujeitos pesquisados.
  • Pesquisa qualitativa de observação não participativa: O pesquisador não participa do problema ou situação. Os exemplos que poderíamos dar para este tipo de observação são: simulações e estudos de caso. Nos primeiros se cria uma situação e os participantes atuam. Os participantes são observados. E a segunda prática é conduzida a partir de um estudo exaustivo de uma pessoa ou empresa, instituição, etc.
  • Pesquisa qualitativa etnográfica: Este método de estudo combina os dois tipos de observação anteriores. É um método utilizado para extrair o máximo de dados, ao aplicar-se, tanto técnicas participativas como tipos de observação, nos quais o pesquisador se envolve.
Metodologia de Caráter Qualitativo

Análise da informação qualitativa: técnicas de estudo mais comuns

Técnicas de análise da informação qualitativa 

Tendo em vista que as técnicas de análise da informação qualitativa podem ser variadas, a seguir iremos destacar para você quais são as mais comuns:

  • Entrevistas de respostas abertas;
  • Técnicas grupais. Nesse tipo de técnicas são destacados os grupos de discussão. A informação com diferentes pontos de vista será a mais valorizada, mas também serão aplicadas técnicas para fomentar a criatividade, como é o caso dos momentos de chuva de palavras ou brainstorming.
  • Técnica do grupo nominal. Essa técnica é considerada uma das mais democráticas do método qualitativo, uma vez que através dela é possível alcançar um consenso rápido com relação à questões, problemas, soluções ou projetos, evitando os termos de “perdedores” e “ganhadores” entre os membros do grupo.
  • Técnica do grupo de enfoque. É uma forma de entrevista grupal que utiliza a comunicação entre pesquisadores e participantes.
  • Técnica Delphi. Esse tipo de técnica qualitativa de estudo extrai informações sobre previsões e se baseia em um painel de especialistas.
Metodologia Qualitativa exemplo

4 exemplos de metodologia qualitativa

Metodologia qualitativa Exemplo 

Agora que temos a base teórica necessária para esclarecer as características desses estudos, passaremos a ver uma lista de exemplos de pesquisas qualitativas:

1. Pesquisa de intenção de voto

Um dos primeiros exemplos de pesquisa qualitativa que podemos encontrar facilmente é aquele relacionado às pesquisas de intenção de voto.

Esses estudos geralmente são feitos com uma amostra populacional aleatória cujos sujeitos são questionados com o objetivo de saber qual será sua opção preferida para votar nas próximas eleições, se houver.

2. Relações entre colegas

Continuando com a lista de exemplos de pesquisas qualitativas, também podemos observar inúmeros estudos cujo objetivo é descobrir quais relações sociais são estabelecidas entre um determinado grupo de pessoas.

Por exemplo, o cenário de observação pode ser uma escola, verificando quais são os padrões de comportamento das crianças em determinadas idades.

3. Comportamento animal

Mas não podemos apenas observar os seres humanos. Para muitos propósitos, também estamos interessados ​​em conhecer o comportamento de diferentes espécies animais. A observação pode ser feita tanto no habitat natural, se possível, quanto em cativeiro, seja em zoológicos ou outros recintos onde o animal se encontra.

Podemos observar e aprender com qualquer espécie animal, mas dependendo dos objetivos da investigação, haverá algumas mais interessantes do que outras. Por exemplo, profissionais de etologia e primatologia que procuram realizar um estudo comparativo do comportamento animal com o comportamento humano certamente acharão as observações de primatas mais interessantes, e quanto mais próximas geneticamente dos humanos, melhor.

4. Tradições de uma determinada cultura

Quando falamos de comportamento humano, não devemos esquecer que, embora uma parte seja inata, outra corresponde à construção sociocultural do indivíduo que observamos. Por isso, outro dos exemplos mais importantes de pesquisa qualitativa é o das tradições que uma determinada cultura possui.

Para focalizar o exemplo, podemos simplesmente pensar nos ritos muito diferentes que ocorrem quando um ser humano nasce, quando se casa ou quando morre, dependendo do país ou da cultura em que vive.

Geralmente, esses tipos de questões estão profundamente enraizados nas religiões, pois marcam o comportamento das pessoas em muitos aspectos há séculos, e até deixaram um importante resíduo naquelas sociedades que hoje são chamadas de laicas.

E aí? O nosso conteúdo de hoje foi útil para você compreender o que vem a ser o método qualitativo e como desenvolvê-lo? Deixe seu feedback nos comentários!