Se você deseja obter mais informações sobre a Pesquisa Documental, você veio ao local certo!

No artigo de hoje, iremos revelar tudo o que um acadêmico precisa saber sobre este método de pesquisa, que é tão utilizado no âmbito acadêmico e científico.

Confira nosso índice, compartilhe e faça uma boa leitura!

Índice:

  1. O que é pesquisa documental?
  2. Principais características da pesquisa documental como metodologia?
  3. Principais fontes de uma pesquisa documental
  4. Elementos da pesquisa documental
  5. Tipos de pesquisa documental
  6. Qual é a diferença entre pesquisa bibliográfica e pesquisa documental?
  7. Onde adquirir uma pesquisa documental com seu tema?
  8. Exemplos de pesquisa documental em PDF
Pesquisa Documental: conceito e significado

Pesquisa Documental é o tipo de estudo que fica responsável analisar informações sobre um objeto de estudo

O que é pesquisa documental?

Antes de entrar na questão do conceito de pesquisa documental, saiba que ela também pode receber a nomenclatura de pesquisa bibliográfica, uma vez que algumas vertentes teóricas apresentam os dois termos como equivalentes.

De qualquer modo, ao final deste artigo, iremos esclarecer em que medida a pesquisa documental dialoga com a bibliográfica, ou seja, qual é a diferença entre pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, e assim saberemos se elas seriam realmente formas de estudo diferentes, ou não.

Porém, voltando ao significado e conceito de pesquisa documental, esta deve ser entendida como:

Pesquisa Documental é o tipo de estudo que fica responsável por procurar, obter, selecionar, compilar, organizar, interpretar e analisar informações sobre um objeto de estudo. E tem mais!

E onde coletamos estas informações sobre o objeto de estudo?

Esse processo é feito a partir de fontes documentais, tais como: livros, documentos em arquivo, artigos, monografias, documentos oficiais, leis, registros audiovisuais, entre muitos outros.

Além disso, esse tipo de pesquisa é muito utilizado na área das ciências sociais, e é um método comumente encontrado no modelo de estudo qualitativo, onde constitui um objeto de estudo em si mesmo.

No entanto, precisamos destacar que também é um tipo de pesquisa que pode vir a estar presente em outros modelos de estudo, uma vez que a partir de uma pesquisa documental é que se pode conhecer os antecedentes do problema, ou o estado da pergunta de pesquisa.

Pesquisa Documental Metodologia

Conheça as principais características da Pesquisa Documental

Principais características da pesquisa documental como metodologia

Como você pode observar até o momento, a pesquisa documental metodologia é frequentemente utilizada no âmbito das pesquisas sociais, embora também possa ser encaixada em estudos de outras áreas.

De qualquer modo, é um tipo de pesquisa muito válida para o âmbito científico e acadêmico e, além disso, a pesquisa documental possui as seguintes características:

  • A pesquisa documental metodologia é comum em todo tipo de pesquisa em que se constate a existência de uma fundamentação teórica ou referencial, seja na área de ciências sociais, ou da natureza.
  • Esse tipo de pesquisa obtém dados a partir da revisão de documentos de diferentes teores;
  • Organiza os dados coletados de modo coerente com o objetivo e pergunta de pesquisa que foi elaborado pelo autor do estudo;
  • É um tipo de pesquisa que permite redescobrir ou reinterpretar diferentes aspectos de uma mesma matéria;
  • Ajuda a identificar lacunas, omissões ou divergências nas fontes de referência;
  • Método que sugere novas perspectivas e/ou teorias de análise a partir da informação obtida nos documentos;
  • Um tipo de estudo que requer capacidade de síntese, dedução e análise;
  • Além de tudo, também fornece solidez às conclusões feitas pelo pesquisador.
Pesquisa Documental: fontes de pesquisa primária e secundária

Entenda sobre as principais fontes de Pesquisa Documental

Principais fontes de uma pesquisa documental TCC

Em um sentido estratégico, geralmente nos referimos a dois tipos de fontes essenciais para uma pesquisa documental:

  1. As fontes de pesquisa primárias;
  2. As fontes de pesquisa secundárias.

As fontes de pesquisa primária, nada mais são do que aquelas que nos fornecem informações de primeira mão sobre o nosso objeto de estudo. Caracterizam-se por aportar informação original e relevante.

Por exemplo, no caso de uma biografia, os documentos civis do personagem (registro de nascimento e outros documentos) são considerados fontes primárias.

Por outro lado, as fontes de pesquisa secundária são aqueles estudos que obtiveram informação de outra fonte e que a submeteram a um processo de reestruturação, análise e crítica.

Seguindo o exemplo dado anteriormente sobre a biografia, neste caso, as fontes secundárias seriam outras biografias prévias ou livros de história que exponham ao menos uma parte da vida do personagem em estudo.

Tanto as fontes de pesquisa primárias, como as secundárias estão fazendo referência aos seguintes tipos de documentos, segundo cada caso:

  • Documentação impressa: composta por livros, teses de graduação, publicações em revistas e periódicos, atas, informes, correspondência, tratados, contratos, registros contábeis, etc.
  • Documentos gráficos: pinturas, fotografias, mapas, esquemas, infografias, etc.
  • Documentos audiovisuais: registros em vídeo, gravações de áudio, filmes, documentários, entre outros.
  • Documentos eletrônicos: além de documentos digitalizados e disponíveis na web, podemos identificar blogs, sites, redes sociais, etc.

Elementos da pesquisa documental TCC

Dentro de toda pesquisa documental são identificados alguns elementos chave. São eles:

  • Unidade documental, ou seja, o espaço físico ou virtual, no qual são encontradas as fontes de estudo disponíveis;
  • Documentos ou fontes de informação;
  • Fichas de estudo para organização de apontamentos de leitura.
Tipos de Pesquisa Documental: Informativa e Documental

Conheça os Tipos de Pesquisa Documental

Tipos de pesquisa documental

Existe basicamente dois tipos de pesquisa documental que podemos optar na hora de elaborar um estudo dentro dos procedimentos metodológicos apresentados por este tido de pesquisa. São eles:

  • Pesquisa Documental Informativa

A pesquisa documental informativa nada mais é do que aquela que pretende informar tudo que for necessário sobre um tema em estudo de TCC.

Este tipo de pesquisa descreve o objeto de estudo em seus detalhes e se encarrega de ordenar e sistematizar a informação disponível em um corpo coerente de ideias.

Além disso, costuma distinguir-se pela forma que sistematiza a informação e por aportar novos enfoques.

  • Pesquisa Documental Exploratória

A pesquisa documental exploratória pode ter como propósito principal explorar a validez de determinadas hipóteses no TCC, compreender um problema complexo mediante a análise e/ou formular possíveis soluções ao problema em questão.

Comparativo: pesquisa bibliográfica e pesquisa documental

Existe diferença entre pesquisa bibliográfica e pesquisa documental?

Qual é a diferença entre pesquisa bibliográfica e pesquisa documental?

Antes de qualquer coisa, precisamos destacar que, o processo de coleta de informações para a construção de uma pesquisa, ou de um projeto de pesquisa envolve de certa forma, um estudo documental e bibliográfico.

Utilizar-se de ambos os métodos é importante, uma vez que é desse modo que conseguimos garantir a qualidade dos fundamentos teóricos da pesquisa.

Dessa maneira, podemos dizer que, tanto as pesquisas documentais como a pesquisa bibliográfica acabam dialogando, ao assumirem um processo sistemático e sequencial de coleta, seleção, classificação, avaliação e análise de conteúdos e materiais.

Esses materiais podem ser de origem empírica, impressa, gráfica, físico ou virtual e servirá de fonte teórica, conceitual e/ou metodológica para uma determina pesquisa científica.

Mas então, qual seria a diferença entre pesquisa bibliográfica e pesquisa documental?

Particularmente, a pesquisa documental é definida como uma parte essencial de um processo sistemático de pesquisa científica, constituindo-se em uma estratégia operacional, onde são observados e refletidos de modo sistemático uma determinada realidade, seja ela teórica, ou não, usando para isso, diferentes tipos de documentos.

Em outras palavras, a pesquisa documental indaga, interpreta, apresenta dados e informações sobre um determinado tema de qualquer ciência, utilizando para isso, uma análise metódica e tendo como finalidade, obter resultados que possam ser base para o desenvolvimento de uma pesquisa.

Ao mesmo tempo, podemos considerar a pesquisa documental como parte fundamental de um processo de pesquisa científica, muito mais amplo e acabado.

Trata-se de uma pesquisa que é realizada de forma ordenada e com objetivos precisos, com a finalidade de ser base para a construção de conhecimentos, e que se baseia na utilização de diferentes técnicas de: localização e fixação de dados, análise de documentos e de conteúdos.

Por outro lado, a pesquisa bibliográfica permite, entre outras coisas, apoiar a pesquisa que se deseja realizar, evitando empreender em pesquisas que já foram realizadas, tomando conhecimento de experimentos já feitos para repeti-los, somente quando for observada a necessidade.

Além disso, a pesquisa bibliográfica busca continuar pesquisas que foram interrompidas ou incompletas, procurando por informações e selecionando os materiais para um marco teórico, entre outras finalidades.

Pesquisa Documental PDF

Exemplos em PDF de Pesquisa Documental TCC

Exemplos de pesquisa documental em PDF

Então você precisa de exemplos e modelos de pesquisa documental para se basear? Nós trazemos alguns, escolhidos a dedo, para que representem uma boa base para você.

Se você quiser ainda uma pesquisa documental com seu tema, pode adquirir aqui.

1-

Monografia com pesquisa documental em PDF – Um estudo documental acerca do programa “se liga”, por Jéssica de Paula Corrêia, em 2020.

https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2920

2-

Artigo científico com pesquisa documental em PDF – Gênero e Educação Infantil, por Luana Barbarelli Bonilha e Luciana Pereira de Lima, 2021.

https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12056

3-

Artigo científico com pesquisa documental em PDF – Práticas Pedagógicas na Fazenda do Rosário, por Camila Jardim de Meira e Paula Dantas de Oliveira, 2020

https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/5035/2787

Conclusão

Esperamos que tenha ficado um pouco mais claro para você o conceito e significado de Pesquisa Documental, assim como entender um pouco mais sobre esta metodologia.

Se você gostou, contribua compartilhando este material em sua rede social favorita.

E você pode aprender mais sobre assuntos relacionados.