Quando o assunto é o desenvolvimento de pesquisas no âmbito acadêmico e científico é normal que surjam dúvidas sobre as tipologias de procedimentos metodológicos a serem utilizados. Dentre os muitos tipos de metodologias que existem, hoje iremos dar especial destaque a Meta-Análise.
Se esta é a primeira vez que você se depara com este termo, ou se adentrou porque deseja obter mais informações sobre essa metodologia de pesquisa, saiba que você veio ao lugar certo!
Isso porque no nosso conteúdo de hoje, você terá acesso exclusivo a definição e entendimento desse tipo de metodologia de pesquisa, saberá como ela funciona e mais: como colocá-la em prática.
Aproveite e boa leitura!
Compartilhe!
O que é uma meta-análise?
O que é Meta-Análise?
A terminologia meta-análise pode ter como definição:
Um tipo específico de metodologia utilizada na recopilação de estudos sobre um determinado tema de interesse que será pesquisado pelo autor. E tem mais…
Além disso, a meta-análise também pode referir-se a um conjunto de técnicas estatísticas que permitem resumir os resultados e desenvolver uma teoria.
Acho que agora ficou mais claro o conceito e significado, certo?
Você vai entender melhor seguindo nosso artigo.
Para que possamos elaborar esse tipo de metodologia de pesquisa devemos identificar de maneira sistemática todos os trabalhos realizados até a data da elaboração da pesquisa, de acordo com um protocolo predeterminado.
Em outras palavras:
Um estudo de meta-análise realiza uma busca por todos os teóricos, ou o máximo que for possível alcançar, objetivando comparar seus dizeres e teorias frente ao tema estudado.
Com esse tipo de atividade será possível coletar uma série de dados que serão analisados de forma qualitativa e quantitativa, já que temos que recorrer aos recortes teóricos para fundamentar nossa análise e ao mesmo tempo, quantificar os dados, a partir de estatísticas, gráficos, tabelas, etc.
Aprenda mais:
→ Guia de Metodologia Qualitativa Passo a Passo com Exemplos
→ Guia de Metodologia Quantitativa Passo a Passo com Exemplos
Entenda o motivo da Meta-Análise ser tão aceita como metodologia científica
Meta análise enquanto metodologia de pesquisa
Algumas contribuições metodológicas nascidas em componentes curriculares das ciências sociais acabaram sendo amplamente aceitas em outras áreas.
No caso da meta-análise, vemos ela sendo utilizada amplamente pelos teóricos da área da saúde, principalmente medicina e psicologia, pois é uma forma de analisar o que vem sendo produzido na ciência.
Também com a meta-análise podemos comparar os dados e buscar formas de avançar na área à luz das teorias e pesquisas existentes.
Das áreas da saúde avançamos para outros segmentos, tais como a área da educação, por exemplo, onde seu maior triunfo exportador é a metodologia de meta-análise (MA).
Sua criação foi em uma conferência dada por Gene. V. Glass como presidente da American Educational Research Association (AERA), publicado como um artigo na Educational Researcher em 1976, quando este termo foi usado pela primeira vez para se referir e este tipo de procedimento metodológico.
A partir disso, esse tipo de metodologia foi conquistando cada vez mais espaço e hoje em dia, as vantagens que a meta-análise pode apresentar para um estudo são muitas.
Em primeiro lugar, temos a grande eficiência com a qual podemos gerenciar grandes quantidades de informação, por exemplo.
Além disso, existe outro ponto positivo que é o tamanho da mostra com a qual podemos trabalhar, alinhando o estudo ao método científico, possibilitando que outros pesquisadores possam verificar e replicar as conclusões.
Também é válido mencionar os resultados oferecidos pela meta-análise como metodologia, ao vir de uma análise estatística, eles são considerados precisos, objetivos e contrastáveis.
Meta-Análise: como desenvolver uma pesquisa com esta metodologia?
Como fazer uma meta análise?
Como todo processo de pesquisa, o desenvolvimento de um método pautado em meta-análise inicia-se com a elaboração de um protocolo, continua com a execução do estudo e finaliza com um artigo ou informe de pesquisa.
Geralmente este processo de pesquisa deve contemplar os seguintes aspectos:
- O planejamento do problema;
- Formulação de hipóteses e objetivos de pesquisa;
- A metodologia do estudo:
- – As estratégias de busca pela literatura pertinente ao seu estudo;
- – Os critérios de inclusão ou de exclusão de determinados autores ou materiais;
- – O registro dos dados de cada estudo e sua análise de qualidade.
- – A análise quantitativa dos estudos revisados.
- A execução do estudo e a elaboração do artigo ou informe de pesquisa meta-analítico.
A seguir iremos lhe apresentar cada uma dessas fases do processo de pesquisa a partir de meta-análise.
Fases do processo de pesquisa utilizando meta-análise como metodologia
1-O planejamento do problema
Para iniciar uma meta-análise é necessário formular com clareza e precisão a pergunta que você tentará resolver ao longo do seu estudo.
♦ ♦ ♦
Dificuldades com seu Projeto ou qualquer tipo de TCC? Deixe com a gente! Profissionais qualificados de diversas áreas, prontos para entregar seu trabalho sem plágio, com garantia e dentro do prazo. Receba vários orçamentos! Resolva sua pesquisa solicitando aqui.
♦ ♦ ♦
2-Formulação de Hipóteses e objetivos da pesquisa
É importante que os objetivos de meta-análise se especifiquem claramente antes de realizar o estudo.
Como em qualquer trabalho de pesquisa, o desenvolvimento de um protocolo de estudo formaliza as decisões tomadas durante a elaboração dos objetivos.
3-A metodologia do estudo meta-análise
- A estratégia de busca da literatura
Para efetivar um estudo baseado em meta-análise é imprescindível que se faça uma busca exaustiva da literatura existente sobre o tema de interesse.
Recomenda-se que esse estudo inclua as teorias e demais referenciais publicados na web e também impressos.
- Critérios de inclusão e exclusão
Em função do problema, as hipóteses e os objetivos planejados devem revelar quais características precisam ter os artigos e referenciais a serem recopilados.
Como base para os critérios de inclusão, podemos considerar os seguintes aspectos:
- A configuração da tipologia metodológica do estudo;
- O tamanho das mostras de cada estudo;
- O tipo de tratamento, tanto experimental, como controlado;
- O ano de publicação do estudo;
- Que a pesquisa descreva de modo satisfatório as características dos elementos observados.
- Registro de dados e análise de qualidade dos estudos
É muito importante registrar com todo rigor e detalhamento as características relevantes de cada estudo que for incluído na meta-análise.
Convém contar com um formato pré-determinado para o registro da informação. O formato deve ser distribuído entre dois colaboradores que sejam especialistas na área temática que se pesquisa.
Cada especialista extrai os dados do artigo e posteriormente se analisa o índice de concordância/diálogo entre eles.
- Análise quantitativo
Planejar a análise quantitativa, em diálogo com os artigos e referenciais incluídos na meta-análise é similar a escolher os métodos estatísticos apropriados para qualquer protocolo de pesquisa.
- A execução do estudo e a elaboração do artigo ou informe de pesquisa meta-analítico
Essa etapa é o momento em que devemos imprimir nossa autoria e a partir dos dados que temos em mãos, fazer as análises necessárias dentro dos pressupostos da meta-análise.
Lembrando que a terminologia meta-análise é basicamente a análise da análise de outros textos.
Podemos fazer uma meta-análise qualitativa?
Apesar de a meta-análise averiguar dados, muitos deles numéricos, e aparentar ter um teor apenas quantitativo, também podemos nos aportar a este tipo de metodologia em estudos qualitativos.
Isso porque uma metodologia meta-analítica de pesquisa, mesmo sendo quantitativa e estatística, necessita de uma interpretação qualitativa que sirva, principalmente para que comparar as bases de dados e obter critérios com maior eficiência.
Concluindo e conhecendo mais sobre metodologias
Ao longo do nosso artigo de hoje, você teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o que vem a ser a pesquisa de meta-análise e como fazer um estudo com esta metodologia.
Agora que você já sabe do que se trata o método, e como é possível desenvolvê-lo, terá condições de saber se esta pesquisa poderá lhe auxiliar a colocar em prática o estudo que está articulando, ou não.
→ Sua Pesquisa Acadêmica sem complicações: nos diga seu tema (ou sua ideia) e nós fazemos sua pesquisa, com garantia de exclusividade e pontualidade na entrega. Receba vários orçamentos solicitando aqui.
Conheça outras metodologias e por gentileza, compartilhe nosso conteúdo.
Gostei realmente, pude entender de forma clara, simples. Foi muito útil pra mim.
Grato
Paulo