Revisão Teórica, o que é?

Guia completo para você entender o que é uma Revisão Teórica para TCC

Hoje separamos um conteúdo exclusivo para aquelas pessoas que têm dúvidas sobre o que é uma revisão teórica, seja em um TCC (trabalho de conclusão de curso), em um projeto de pesquisa, ou na elaboração de um artigo científico.

Confira todos os detalhes!

Revisão Teórica: conceito e significado

Saiba o conceito e significado de Revisão Teórica 

O que é revisão teórica? 

Vamos começar entendendo o significado e conceito de uma Revisão Teórica?

Uma revisão teórica nada mais é do que uma fase imprescindível em qualquer trabalho de pesquisa, tendo em vista que ela nos ajuda a situar a pesquisa e a sustentá-la de forma teórica e conceitual. Para isso são usados outros pesquisadores e pesquisadoras que escreveram sobre o tema que estamos estudando. E tem mais.

Trata-se, portanto, de localizar quais são os aportes teóricos mais relevantes, tanto os passados, como os atuais sobre o tema de estudo, assim como definir os principais conceitos e teorias que possam servir para fundamentar e compreender o problema e valorizar como este se encaixa no marco mais geral da pesquisa.

A revisão teórica, além disso, tem repercussões em nível metodológico, uma vez que permite ver de que modo outros autores ou autoras foram definindo e operacionalizando as variáveis do objeto de estudo. Além disso, contribui ao desenvolvimento das hipóteses, permite identificar limitações metodológicas, resultados e contraposições etc.

Em um primeiro momento, quando o tema ainda não está bem definido é muito recomendável realizar uma primeira incursão na literatura para explorar o que se vem escrevendo sobre a temática que nos ajude a concretizar e focalizar no tema de estudo.

Este passo lhe permitirá delimitar com maior precisão o problema do seu objeto de estudo, evitando repetir temas que já tenham sido tratados e descobrindo novos enfoques de estudo do problema.

Conheça a Revisão Teórica para artigo científico

Revisão Teórica de um artigo: a parte inicial da sua pesquisa

O que é revisão teórica de um artigo?

Na hora de elaborar este tipo de pesquisa, a revisão teórica um artigo científico é a parte inicial da sua pesquisa. Isso porque, antes mesmo de nos debruçarmos sobre o nosso computador para escrevermos o nosso texto, precisamos de base teórica e a revisão nos permite isso, já que é a garantia de que buscamos informações e que temos o nosso discurso bem fundamentado.

Os Artigos que são desenvolvidos sem uma revisão teórica dificilmente são aceitos para publicações em revistas e periódicos, e muitas vezes recebem péssimas notas na universidade justamente por falta de fundamentação adequada.

Nos artigos científicos, você poderá encontrar a revisão teórica em alguns momentos cruciais tais como:

  1. Na introdução do estudo para marcar e contextualizar o problema de pesquisa;
  2. Em um apartado próprio desenvolvido e titulado como Desenvolvimento Teórico, ou inclusive como Revisão Teórica. Neste apartado o autor do trabalho irá expor o estado da questão e são revisados as bases conceituais e teóricas da pesquisa.
  3. Na discussão de resultados, onde se volta a consultar a literatura para contrastar e comparar os resultados obtidos com os de outros estudos identificados na revisão teórica identificando se existem resultados de pesquisa contraditórios, caso haja

Também é válido mencionar que, existe um número crescente de artigos científicos em que a revisão teórica constitui em si mesma como um método de pesquisa, nos quais os dados são os resultados de múltiplos estudos que coincidem em uma mesma pergunta ou tema de pesquisa.

E em um TCC?


Transforme seu tema em um excepcional TCC ou Projeto de Pesquisa! Equipe especializada para escrever sua pesquisa sob medida (quantas páginas precisar), garantindo originalidade e entrega dentro do seu prazo! Resolva sua pesquisa solicitando aqui.
 
Você sabe o que é Revisão Teórica no TCC?

Faça a Revisão Teórica para seu TCC ter embasamento 

O que é revisão teórica em um TCC?  

No caso dos trabalhos de conclusão de curso, a necessidade da revisão teórica em um TCC torna-se ainda maior, tendo em vista que todo acadêmico precisa passar pelo processo da revisão teórica para fundamentar os seus discursos que irão ser transpostos no trabalho final.

Então, o que é revisão teórica em um TCC? 

A revisão teórica para um TCC é, portanto, um apartado que aparecerá no TCC contendo as principais teorias trabalhadas dentro da sua temática de estudo. Todo o trabalho de conclusão de curso deve conter uma seção e revisão teórica, pois é ela que fundamenta a fala do autor.

Passos para considerar em uma revisão teórica 

Independentemente se você está fazendo um artigo científico, um projeto de pesquisa ou um trabalho de conclusão de curso, existem alguns passos que devem ser considerados no processo de revisão teórica. São eles:

  • Apresentar a estratégia da sua pesquisa;
  • Identificar e selecionar a literatura que seja relevante para o estudo desenvolvido;
  • Armazenar e registrar os resultados da sua busca;
  • Modelar e organizar as referências selecionadas;
  • Analisar e interpretar os resultados dos artigos selecionados como revisão teórica.

Elementos obrigatórios da revisão teórica 

Existem alguns elementos que são imprescindíveis na hora de elaborar um artigo, um projeto de pesquisa ou um TCC que possua revisão teórica e agora estamos considerando inclusive as normas da ABNT. Obviamente que cada instituição tem as suas próprias regras, mas no geral a estrutura de uma revisão teórica é a seguinte:

  • Título;
  • Nome do autor;
  • Introdução;
  • Revisão teórica;
  • Metodologia;
  • Coleta de dados;
  • Análise de dados;
  • Conclusão;
  • Bibliografia;
  • Anexos.
Questões da estruturação da Revisão Teórica

Pontos importantes na estrutura de uma Revisão Teórica

Questionamentos importantes na hora de fazer uma revisão teórica 

Além de conhecer o conceito de revisão teórica e saber como ela aparece estruturada em um projeto de pesquisa, artigo científico ou TCC, também é importante que ao estar nesse processo, você se faça os seguintes questionamentos:

  • Eu procurei em bancos de dados e pedi referências de pelo menos 5 anos atrás? Na hora de desenvolver a sua revisão teórica é importante que você trabalhe com dados atualizados. Somente poderá utilizar textos com mais de 5 anos se eles forem de teóricos consagrados e se os seus estudos ainda forem considerados validados dentro da sua área de atuação. Em outras palavras, queremos dizer que, existem algumas teorias que perpetuam com o tempo, mas outras acabam sendo desqualificadas, porque novos estudos refutaram suas teses.
  • Eu fiz uma revisão de no mínimo 4 revistas científicas que costumam tratar do meu tema de interesse, preferentemente dos últimos 5 anos? Ainda aproveitando a dica anterior, mesmo que você vá pesquisar em revistas científicas consagradas, você também deve considerar a questão do tempo em que essa publicação foi feita, e se o estudo ainda segue sendo validado pela comunidade científica. De nada adianta você encher a sua pesquisa, seja de TCC ou na escrita do seu artigo com teorias que já não servem para o tempo que estamos vivendo agora. Portanto, selecione conteúdos com qualidade e certamente a sua revisão será a melhor.
  • Você buscou teses e dissertações sobre o seu tema de interesse? Na hora de fazer uma revisão teórica é importante que você não se detenha apenas em obras da literatura da sua área, ou em artigos de revistas científicas, mas que também busque o que outros teóricos desenvolveram em suas teses e dissertações sobre o tema que lhe interessa. Muitas universidades possuem bancos de teses e dissertações que estão disponíveis gratuitamente para acesso, e que você pode baixar os textos para fazer uma leitura e identificar se eles apresentam informações relevantes para a pesquisa que você pretende desenvolver. Esse é o movimento da revisão teórica, certo?
  • Você fez consultas com especialistas sobre o tema? Existem muitas especialistas sobre os nossos temas de estudo que inclusive podem nos dar boas respostas. Podemos comunicarmos com eles diretamente, ou até mesmo enviando um e-mail. É importante também que você converse com professores da sua universidade, por exemplo, buscando informações teóricas dessas pessoas, principalmente se eles já trabalharam ou tem uma especialidade dentro do seu tema de interesse.
  • Você fez uma revisão teórica nas páginas da internet dos institutos ou associações científicas relacionadas com o seu tema de interesse? Além de pesquisar nas revistas científicas, ler livros e buscar textos em bancos de teses e dissertações, também é interessante que você se mantenha atento às páginas oficiais das instituições científicas mais consagradas no seu país e ao redor do mundo, pois geralmente eles divulgam quais são as novidades do momento e lhe permitem estar atualizado. Lembrando que, seja um artigo científico ou um TCC, geralmente o que se pede do acadêmico, ou do pesquisador é a originalidade no estudo. Por isso é importante que você esteja sempre antenado no que vem sendo divulgado para não repetir informações ou se apropriar de coisas que já foram publicadas por outros teóricos.

Agora você já tem todas as informações que precisa para desenvolver uma revisão teórica.

Deixe um comentário, destacando o que você achou mais interessante sobre este tema.