O presente artigo foi elaborado para servir como um guia aos acadêmicos que necessitam fazer um projeto de pesquisa, mas acabaram travando nos escritos, justamente ao chegarem à etapa da elaboração da hipótese projeto de pesquisa.

As universidades e centros de pesquisa, independentemente da sua área de estudo, uma vez, ou outra, irão lhe solicitar um projeto de pesquisa.

Porém, ocorre que nem todas as pessoas estão familiarizadas com este tipo de produção acadêmica e acabam penando na hora de desenvolver o trabalho.

Se esta também é uma dificuldade sua, você não pode deixar de ler o nosso conteúdo, que vai trazer questões importante para você compreender, de uma vez por todas, o que é hipótese no projeto de pesquisa, como fazê-la, além de exemplos para você desenvolver em seu projeto de pesquisa.

Hipótese no Projeto de Pesquisa, o que é?

Significado e Conceito de Hipótese dentro do seu Projeto de Pesquisa

O que é hipótese no projeto de pesquisa?

Para elaboração de um projeto de pesquisa, precisamos entender o significado e conceito de hipótese dentro de um projeto de pesquisa:

Podemos dizer que, a hipótese no projeto de pesquisa é aquilo que o pesquisador está buscando e que será um novo conhecimento dentro do se campo de estudo, ou que uma vez concluído, poderá ser provado.

Uma hipótese de pesquisa não pode nem afirmar nem negar o fenômeno ou coisa que se está pesquisando.

Lembre-se que, as hipóteses serão confrontadas no final do seu estudo, ou seja, nas conclusões que demarcam os resultados do seu projeto de pesquisa.

Dica importante!

Não podemos deixar de fazer uma hipótese em um projeto de pesquisa, pois ela é tão importante quanto qualquer outro apartado que constitui um projeto acadêmico e científico.

Inclusive, é válido mencionar que, alguns estudiosos, consideram a hipótese como o elo que interliga o que é pesquisado com o que se espera da pesquisa. Sem isso, não há relação entre o que nos faz desenvolver uma ideia sobre um assunto ou coisa (e saber o porquê disso) e saber qual é o resultado.

Assim, vamos desenvolvendo um processo de pesquisa cognitivo, articulando ideias entre causas e efeitos.

Também poderemos dizer que, a hipótese é aquela que se baseia em uma presunção de alguma coisa, ou que pode lançar a possibilidade de que algo seja descoberto com o estudo realizado.

Basicamente, neste apartado você criará alguns parágrafos discorrendo sobre o que você está pesquisando e lançando ideias de como pensa que o trabalho irá ser finalizado, ou quais dados serão coletados, ou até mesmo o impacto do estudo na sua comunidade científica.

Você também vai gostar de ler sobre:

Como formular a hipótese de um projeto de pesquisa?

Conhecendo Métodos para elaboração da hipótese de um Projeto de Pesquisa

Como elaborar a hipótese de um projeto de pesquisa?

Como vimos anteriormente, o método científico de uma hipótese representa o que o pesquisador acredita que ocorrerá durante o desenvolvimento do seu trabalho.

O processo pode ser descrito através dos seguintes passos:

  • Começar com uma pergunta ampla;
  • Afunilar a pergunta, fazendo ganhar um enfoque maior;
  • Operacionalizar (os constructos);
  • Observar;
  • Analisar os dados;
  • Tirar conclusões;
  • Generalizar e voltar para a pergunta inicial.

A hipótese será o que o pesquisador irá prever, a partir de todo esse processo, levando em conta as diferentes variáveis disponíveis.

Ao elaborar uma hipótese para seu projeto de pesquisa, leve em consideração as seguintes perguntas:

  • A hipótese está baseada em sua pesquisa sobre um tema?
  • Sua hipótese pode ser provada? Como?
  • Essa hipótese de pesquisa inclui variáveis independentes e dependentes?

Com isso, antes de pensar em uma hipótese específica, dedique um tempo pra fazer uma pesquisa sobre os antecedentes teóricos do seu estudo, para saber se o que você objetiva com o estudo já foi feito, ou não, por outro teórico.

Uma vez que tenha concluído esta revisão de literatura, comece a pensar em possíveis perguntas que ainda tenha.

Preste bastante atenção às sessões de discussão dos artigos que você vier a ler. Muitos autores podem estar lançando perguntas que ainda carecem de ser respondidas, e você pode aproveitar essas lacunas para fazer um estudo mais autêntico e inovador.

Projeto de Pesquisa, você sabe formular uma Hipótese?

Formulando a hipótese de seu Projeto de Pesquisa

Como formular uma hipótese?

O primeiro passo de uma pesquisa é identificar a área de interesse e desenvolver uma hipótese que logo poderá ser provada.

Embora uma hipótese seja frequentemente descrita como um palpite, ou suposição, na verdade ela é muito mais do que isso.

Como já dissemos, uma hipótese de pesquisa pode ser definida como uma conjuntura sobre a relação entre duas ou mais variáveis.

Por exemplo, um pesquisador pode estar interessado na relação entre os hábitos de estudo e ansiedade diante de um experimento.

Este mesmo pesquisador poderia vir a propor uma hipótese sobre como essas duas variáveis estão relacionadas, ou seja, como que a ansiedade diminui, a partir do momento que pessoas acabam adotando hábitos de leitura.

Para formular uma hipótese, dependendo do método de pesquisa que você segue (dedutivo ou indutivo), você deve completar algumas etapas que irão lhe ajudar a entender todo o processo, até se chegar na hipótese em um projeto de pesquisa.

Veja a seguir de quais etapas estamos falando para formulação da hipótese:

  • ETAPA 1 – Método dedutivo (por exemplo);
  • ETAPA 2 – Observação do objeto a ser pesquisado;
  • ETAPA 3 – Identificação de padrões;
  • ETAPA 4 – Hipótese que se tentará defender e criar;
  • ETAPA 5 – Trazer aporte teórico para fundamentação dos argumentos defendidos.
Projeto de Pesquisa: exemplos de Hipóteses

Conheça alguns exemplos de hipóteses para elaboração no projeto de Pesquisa

Hipótese projeto de pesquisa exemplo

O passo anterior à elaboração de uma hipótese é o problema de pesquisa, geralmente organizado como uma pergunta. Poderíamos perguntar, por exemplo, porque e como está acontecendo determinado fenômeno.

Por exemplo, para usar um tópico atual, podemos perguntar por que os estoques de bacalhau do Atlântico Norte estão diminuindo.

A questão do problema pode ser: por que a quantidade de bacalhau do Atlântico Norte está diminuindo?

→ Aprenda mais sobre questão problema no artigo: O que é o Problema do Projeto de Pesquisa?

No entanto, esta é uma questão muito ampla e não pode ser verificada por nenhum método científico razoável.

Basicamente, esta é uma questão provisória derivada de revisões da literatura e da intuição.

Muitas pessoas querem poder pensar que o instinto e a intuição não são científicos, mas muitos dos grandes saltos científicos foram resultados de “palpites”.

A hipótese de pesquisa constitui uma redução do problema, que produz algo verificável.

Por exemplo: o pesquisador que fez a pergunta de pesquisa que apresentamos anteriormente poderia levantar uma hipótese para a problemática, apontando que o declínio da população de peixes se deve à prolongada sobre pesca.

Sendo assim, os pesquisadores devem gerar uma hipótese que possa ser verificada e que seja realista, em torno da qual podemos construir o experimento.

Esta pode ser elaborada como uma pergunta ou declaração. Alguns exemplos poderiam ser:

  • A sobre pesca está provocando uma diminuição das populações de bacalhau no Atlântico Norte?
  • A sobre pesca afeta as populações de bacalhau.
  • Se a sobre pesca está causando uma diminuição da quantidade de bacalhau, a redução da quantidade de arrastões aumentará as populações deste tipo de peixe.

Todas essas são declarações aceitáveis e que dão ao pesquisador um enfoque para a construção de um experimento de pesquisa.

A ciência tende a formalizar as coisas e utilizar a declaração “se” para medir o efeito que tem a manipulação de uma variável sobre outra, mas as outras formas são totalmente aceitáveis.

Uma hipótese de pesquisa ideal deveria conter uma previsão, por isso as mais formais são as mais escolhidas.

E aí? O que achou do nosso conteúdo de hoje?

Entendeu o conceito de hipótese e como ela pode ser elaborada em um projeto de pesquisa?

Já havia feito um projeto de pesquisa antes? Como foi sua experiência.

Compartilhe suas impressões com a gente!