Desenvolva passo a passo uma Pesquisa Descritiva Qualitativa

Entenda tudo sobre sua Pesquisa Qualitativa Descritiva

Caso você esteja querendo desenvolver uma pesquisa qualitativa descritiva, mas não saiba muito bem como esse tipo de estudo é feito ou o conceito por trás dele. No artigo de hoje, iremos mostrar todos os detalhes.

Confira!

No âmbito acadêmico e científico, é comum que nos deparemos com diferentes métodos de pesquisa.

Tudo depende unicamente do estudo que se pretende desenvolver e independente da situação, alguns métodos são mais usados do que outros.

A pesquisa qualitativa, de modo geral, é bastante aplicada na área das Humanidades, por exemplo.

E no caso do estudo especificamente descritivo, ela é feita com uma finalidade, a qual iremos mostrar para você neste conteúdo.

Vamos começar nosso passo a passo por entender o significado e conceituação de uma Pesquisa Descritiva Qualitativa?

Pesquisa Qualitativa Descritiva: o que é?

Conceito e significado de Pesquisa Qualitativa Descritiva

O que é uma pesquisa qualitativa descritiva? 

Primeiramente, vamos abordar sobre o conceito de método de pesquisa qualitativo descritivo.

Fique sabendo que uma pesquisa deste cunho busca o “o quê” do objeto de estudo mais do que o “porquê”. E tem mais!

Como o próprio nome desta pesquisa já nos indica, ela busca fazer uma descrição e explica o que o pesquisador busca investigar, mas não dá por si mesma, as razões pelas quais isso tem um certo lugar dentro do campo científico.

Em outras palavras:

Uma Pesquisa Descritiva Qualitativa é bastante simplificada, tendo em vista que se encarrega de fazer uma descrição da população, situação ou fenômeno ao redor do qual está centralizado um estudo.

Com isso, o pesquisador irá mostrar aos seus pares uma informação acerca do que, como, quando e onde algo ocorreu. Como estamos falando de uma pesquisa qualitativa, obviamente que teremos um problema central que deverá ser analisado no estudo.

O mais importante de tudo é que você considere que a sua busca nesse tipo de pesquisa não será do porquê das situações, mas sim descrevê-las, tais quais elas são. Ou seja, o pesquisador descreve algo, não explica.

 Aprenda a formar Pesquisa Qualitativa Descritiva

Pesquisa Descritiva Qualitativa: como fazer?

Como fazer pesquisa qualitativa descritiva? 

Uma coisa que é importante que você saiba, é que existem diferentes modos de fazer pesquisa qualitativa descritiva atualmente. A forma como você irá desenvolver o seu estudo depende muito do seu objetivo.

A pesquisa descritiva qualitativa tem como objetivo caracterizar a população estudada. Pode tratar-se da descrição das condutas humanas, por exemplo, mas sem explicar o porquê dessas condutas.

A seguir, apresentaremos algumas das características que mais se destacam dentro da pesquisa descritiva qualitativa.

  • É um método de pesquisa pautado na observação.
  • Esse tipo de pesquisa usa majoritariamente metodologias de pesquisa qualitativas.
  • Variáveis não controladas da pesquisa: o pesquisador conhecerá as variáveis, mas não tem o objetivo de regulá-las, tendo em vista que somente se limita a utilizar métodos de observação.
  • Estudos transversais da pesquisa: neste caso são incluídas no estudo diferentes seções de um mesmo grupo.
  • Os dados coletados em uma pesquisa qualitativa descritiva podem ser muito úteis para futuras pesquisas, independente do modo que elas sejam.
Saiba quais são os pontos positivos e negativos da Pesquisa Qualitativa Descritiva

Listagem de pontos positivos e negativos do método de Pesquisa Descritiva Qualitativa 

Vantagens e desvantagens da pesquisa qualitativa descritiva 

Como todo estudo, você pode acabar enfrentando algumas vantagens e desvantagens na aplicação deste tipo de pesquisa.

A seguir iremos listar todos os pontos positivos e negativos para que você possa ponderar se este método funciona para o seu objetivo de pesquisa, ou não:

VANTAGENS PESQUISA QUALITATIVA DESCRITIVA

  • Esse tipo de pesquisa é conhecido por sua brevidade. Isso acaba permitindo que o método seja um dos que menos acarretam custos ao pesquisador.
  • Também possibilitará a coleta de dados qualitativos e se o pesquisador quiser, dados quantificáveis.
  • A pesquisa permitirá que o pesquisador faça a formulação de hipóteses, além de aportar uma série de dados valiosos para o desenvolvimento de pesquisas no futuro.
  • Quando nos aportamos a uma pesquisa qualitativa descritiva, os dados são coletados no lugar onde determinado fenômeno ocorre, sem nenhum tipo de alteração, assegurando assim a qualidade e integridade das informações obtidas.

DESVANTAGENS PESQUISA QUALITATIVA DESCRITIVA 

  • Caso o pesquisador não faça a formulação correta das perguntas da sua pesquisa qualitativa descritiva, é possível que as respostas obtidas não sejam de todo confiáveis. Esse fato dificulta a realização de uma pesquisa com credibilidade.
  • Os tipos de variáveis que permitem estudar as pesquisas descritivas impossibilitam a visualização das causas e efeitos do evento estudado.
  • Os dados que são obtidos neste tipo de pesquisa, ao serem coletados de forma aleatória, impossibilitam a obtenção de dados válidos que representam toda uma população.
Citando exemplos Pesquisa Descritiva Qualitativa

Exemplo de Pesquisa Descritiva Qualitativa

Exemplos de pesquisa qualitativa descritiva 

A pesquisa qualitativa descritiva implica na elaboração de uma pergunta ampla de pesquisa.

Por exemplo, o pesquisador poderia desenvolver uma pergunta de pesquisa acerca de um estudo de caso sobre o processo utilizado por um distrito escolar para selecionar um novo diretor para a instituição.

A coleta de dados descritivos qualitativos 

Os dados coletados em uma pesquisa qualitativa descritiva, são obtidos frequentemente com pesquisa de campo.

A pesquisa de campo implica na seleção de um evento, condição ou situação a ser estudada e a observação e a interação com o evento, condição ou situação na configuração do campo de estudo.

Consideremos como exemplo, o processo no distrito escolar para a contratação de um diretor. Um pesquisador de campo seleciona este caso, o processo de contratação e vai até o contexto observar tal processo durante um determinado período.

O pesquisador de campo deverá fazer anotações detalhadas sobre o processo de contratação e poderá entrevistar os implicados no processo (de modo formal ou informal).

Depois que o pesquisador sai do campo de estudo, ele começa a desenvolver uma pesquisa descritiva qualitativa, compilando esses dados durante a pesquisa de campo para criar um relatório.

O relatório irá oferecer ao pesquisador uma visão completa do processo de contratação, como foi observado no estudo de campo. Os profissionais da pesquisa sabem que os dados não falam por si mesmos. Portanto, os analistas devem fazer perguntas corretas sobre eles.

Explorar a informação por meio de análises descritivas e dedutivas permite aos pesquisadores obter respostas às perguntas da pesquisa. A análise dos dados, no entanto, é somente um dos passos do processo. Os pesquisadores devem interpretar os descobrimentos de suas análises.

Ainda que os termos frequentemente sejam intercambiáveis, a análise da informação e a interpretação dela representam diferentes passos no processo de pesquisa.

A análise inclui explorar os dados para descobrir tendências e padrões, assim como as relações entre as distintas variáveis. A interpretação dos dados implica, portanto, explicar as tendências dos padrões e as relações que surgem desta análise.

A interpretação do pesquisador descreve e resume os resultados da análise de dados, colocando os dados e os descobrimentos da informação em um contexto mais amplo.

Interpretar a informação, seja através de materiais escritos ou de apresentações orais, requer que um analista apresente o descobrimento da pesquisa, de forma que possa ser entendido por todos.

Sendo assim, a interpretação deveria focar em abordar explicações claras e, se for aplicável, apresentar ações recomendadas baseadas na informação e na análise.

Quando são interpretados os dados e os resultados de uma análise, os pesquisadores comparam seus descobrimentos com estudos similares e perguntam a si mesmos: Que explicações ou teorias podem ser levadas em consideração com tais resultados?

A pesquisa qualitativa descritiva também implicará numa avaliação da qualidade dos dados e observará a possibilidade de outras pesquisas surgirem no futuro, apontando novas perspectivas para os estudos científicos em determinado campo de pesquisa.

E aí? Este conteúdo lhe ajudou a Aprender Pesquisa Descritiva Qualitativa passo a passo? O que você achou mais interessante? Comente com a gente!

Compartilhe em sua rede social favorita. Ajude a divulgar nossos artigos.

→ Aprenda mais com nossos outros artigos: