Pesquisa Básica

Aprenda sobre Pesquisa Básica / Pesquisa Pura

Às vezes, a pesquisa pode ter como objetivo a ampliação de um campo de conhecimento ou melhorar a compreensão de um fenômeno natural. Esse tipo de pesquisa é conhecido como pesquisa básica, pura ou fundamental, e é um meio importante de gerar novas ideias, princípios e teorias.

Em muitos casos, a pesquisa de natureza básica alimenta as inovações e o desenvolvimento científico porque é impulsionada pela necessidade de desvendar o desconhecido.

Neste artigo de hoje, definiremos para os nossos leitores o que é a pesquisa básica em seu conceito, quais são os seus métodos de coleta de dados e como ela difere de outras abordagens de pesquisa. Confira com exclusividade!

Você sabe o que é uma Pesquisa Pura?

Entenda o que é Pesquisa Básica ou Pura 

O que é pesquisa básica? O que é pesquisa Pura?

A pesquisa básica também é conhecida como pesquisa pura, pesquisa básica pura, ou pesquisa fundamental. Sim, existem alguns termos diferentes (básica, pura, fundamental), mas todos trazem o mesmo significado. Vamos entender então o que é uma pesquisa básica?

A pesquisa Básica ou Pura, é um tipo de abordagem de pesquisa que visa obter uma melhor compreensão de um tópico, fenômeno ou lei básica da natureza. Esse tipo de pesquisa é focada principalmente no avanço do conhecimento, em vez de resolver um problema específico. E tem mais…

O conceito de pesquisa básica surgiu entre o final do século XIX e o início do século XX, na tentativa de preencher lacunas existentes na utilidade social da ciência.

Normalmente, a pesquisa básica pode ser exploratória, descritiva ou explicativa; embora, em muitos casos, seja de natureza explicativa. O principal objetivo desta abordagem de pesquisa é reunir informações para melhorar a compreensão, e essas informações podem ser úteis para oferecer soluções para um problema.

Principais pontos que definem uma Pesquisa de natureza Básica / Pesquisa Pura

Conheça as características da pesquisa básica (Pesquisa Pura)

Características da pesquisa básica ou pura 

Veja a seguir quais são as principais características da pesquisa básica ou pura:

  • A pesquisa básica pura é de natureza analítica.
  • Seu objetivo é teorizar conceitos e não resolver problemas específicos.
  • Refere-se principalmente à ampliação do conhecimento e não à aplicabilidade dos resultados da pesquisa.
  • A pesquisa básica é explicativa por natureza.
  • A pesquisa básica é realizada sem focar principalmente em possíveis fins práticos.
  • Melhora o conhecimento geral e a compreensão de diferentes áreas de estudo.
Qual a importância da Pesquisa Básica?

Saiba qual a importância da Pesquisa Básica

Importância da pesquisa básica

A seguir confira qual é a importância desse tipo de método de pesquisa:

  • Aquisição de novos conhecimentos: a pesquisa básica resulta em novos conhecimentos. Ela é responsável por muitos avanços de pesquisa em diferentes áreas de estudo e é frequentemente considerada a pioneira de soluções tecnológicas e inovadoras.
  • A pesquisa básica também aprimora a compreensão de diferentes assuntos e fornece múltiplas dimensões possíveis para a interpretação desses assuntos.
  • Os resultados da pesquisa fundamental são extremamente úteis para expandir o corpo de conhecimento em diferentes disciplinas.
  • A pesquisa básica fornece a base para a pesquisa aplicada.
Pesquisa Básica Exemplos

Relação de 3 exemplos que podem ser usados em pesquisa básica / pura.

3 Exemplos de Pesquisa Básica 

A pesquisa de natureza básica pode ser realizada em diferentes áreas com o objetivo principal de ampliar a fronteira do conhecimento e desenvolver o alcance dessas áreas de estudo.

Exemplos de pesquisa básica / pura podem ser vistos em áreas da Medicina, Educação, Psicologia, tecnologia, para citar apenas alguns.

Exemplo de Pesquisa Básica em Educação 

Na educação, a pesquisa básica é usada para desenvolver teorias pedagógicas que explicam os comportamentos de ensino e aprendizagem em sala de aula. Exemplos de pesquisa básica em educação incluem o seguinte:

  • Como se dá o funcionamento do dispositivo para o processo de aquisição de linguagem em crianças?
  • Como funciona a memória retentiva humana?
  • Como os métodos de ensino afetam a concentração do aluno em sala de aula?

Exemplo de Pesquisa Básica em Ciência 

A pesquisa básica avança o conhecimento científico ajudando os pesquisadores a entender a função de moléculas e células recém-descobertas, fenômenos estranhos ou processos mal compreendidos, seus benefícios, etc.

Exemplos de pesquisa científica básica incluem:

  • Uma investigação para determinar a composição química de moléculas orgânicas.
  • Uma investigação para descobrir os componentes do DNA humano.

Exemplo de Pesquisa Básica em Psicologia 

Na psicologia, a pesquisa básica ajuda indivíduos e organizações a obter insights e uma melhor compreensão de diferentes condições.

É inteiramente teórica e permite que os psicólogos entendam melhor certos comportamentos sem fornecer soluções para esses comportamentos ou fenômenos.

Exemplos de pesquisa básica em psicologia incluem:

  • Os níveis de estresse tornam os indivíduos mais agressivos?
  • Até que ponto o consumo de cafeína afeta a concentração na sala de aula?
  • Uma investigação sobre as diferenças comportamentais entre crianças criadas por famílias separadas e crianças criadas por pais casados.
  • Até que ponto os estereótipos de gênero desencadeiam a depressão?
Veja quais são as etapas para o processo de Pesquisa Básica

Maneiras de fazer uma Pesquisa Básica

Como fazer uma pesquisa básica?  

As etapas do processo de pesquisa científica básica são as seguintes:

  • Planejamento do problema de pesquisa

O planejamento do problema de pesquisa é o primeiro capítulo de uma tese ou trabalho de pesquisa, onde se explica qual é o tema que se vai tratar e ao qual se pretende dar uma solução.

É a base de todo o trabalho de estudo e pesquisa. Porque é onde a ideia principal da pesquisa é definida, delimitada e estruturada.

  • Revisão da Literatura

A revisão da literatura consiste em detectar, obter e consultar a bibliografia e outros materiais que possam ser úteis para os fins do estudo, bem como extrair e compilar a informação relevante e necessária que diz respeito ao nosso problema de pesquisa.

  • Coleta de Dados

Técnicas e instrumentos de coleta de dados são usados ​​para coletar as informações primárias de uma investigação científica. Dessa forma, de acordo com o tipo de pesquisa, as técnicas são aplicadas e os instrumentos são escolhidos, podendo ser através de experimentos, questionários, entrevistas, observação de campo, etc.

  • Análise dos Dados

A análise de dados é a ciência responsável por examinar um conjunto de dados a fim de tirar conclusões sobre as informações, tomar decisões, ou simplesmente ampliar o conhecimento sobre diversos temas.

A análise de dados consiste em submeter os dados a operações, isto é feito de forma a obter conclusões precisas que nos ajudarão a atingir os nossos objetivos, essas operações não podem ser previamente definidas, uma vez que a coleta de dados pode revelar algumas dificuldades.

  • Reporte de resultados

Os resultados de uma investigação são parte fundamental, pois são eles que dão consistência e peso às hipóteses para validá-las. Previamente devemos conhecer a literatura científica anterior que embasa o nosso trabalho, mas não será até que tenhamos realizado a análise dos dados e sua correta redação, quando poderemos abordar a discussão e as conclusões encontradas.

  • Justificativa para o planejamento e necessidade do estudo

A justificativa é a seção do trabalho escrito da pesquisa básica que explica a importância e as razões que levaram o pesquisador a desenvolver o estudo. A justificativa explica ao leitor por que e com que finalidade o tema escolhido foi investigado.

Conclusão   

Como você pode verificar ao longo do nosso conteúdo de hoje, a pesquisa de natureza básica é um método de pesquisa importante para a ciência atual, tendo em vista que ela expõe os pesquisadores a dimensões variadas dentro de um campo de estudo.

Isso é útil, não apenas para melhorar o conhecimento e a base de conhecimento geral, mas para resolver problemas que são a preocupação da pesquisa aplicada.

Ao conduzir a pesquisa básica, o pesquisador adota um ou mais métodos observacionais qualitativos e quantitativos, incluindo estudos de caso, experimentos e observação. Esses métodos de coleta de dados ajudam o pesquisador a reunir as informações mais válidas e relevantes para a pesquisa.

O nosso conteúdo de hoje foi útil para você entender melhor o que é o método de pesquisa básica e como podemos desenvolvê-lo? Deixe o seu feedback abaixo!