Saiba tudo a respeito de Pesquisa Explicativa

Conheça mais sobre Pesquisa Explicativa 

Quem quer desenvolver uma pesquisa explicativa deve saber que este método está centrado em fenômenos pontuais, novos, ou que ainda não foram abordados com muita profundidade no âmbito acadêmico e científico.

Muitos leitores têm nos perguntado sobre como é desenvolvido o método de pesquisa explicativa, qual é o seu conceito e também quais são os principais tipos de metodologias que podem ser aplicadas.

Conferindo o nosso conteúdo de hoje até o final, iremos apresentar todas as informações que você precisa saber sobre o método, além de trazer exemplo de pesquisa explicativa.

Veja com exclusividade e após a sua leitura, deixe um comentário, destacando quais pontos lhe agradaram mais.

Pesquisa Explicativa: conceito e significado

Qual o conceito da Pesquisa Explicativa?

O que é pesquisa explicativa?

Para começar o entendimento de forma integral, vamos abordar o que é pesquisa explicativa? Depois abordaremos suas particularidades.

Então vamos entender seu conceito:

A pesquisa explicativa estuda fenômenos pontuais, novos ou que não foram abordados com profundidade. O objetivo de tal pesquisa é proporcionar conhecimentos relevantes dentro de uma determinada área de atuação. Porém, tem mais…

A pesquisa explicativa, como seu próprio nome já indica, visa ampliar o conhecimento já existente sobre algo que pouco ou nada conhecemos.

Desta forma, se centraliza nos detalhes, permitindo conhecer mais a fundo um determinado fenômeno. Dito de forma resumida, o que faz o pesquisador é, a partir de uma ideia geral, analisar aspectos concretos em profundidade.

Vamos ver um pouco de suas características?

A pesquisa explicativa possui uma série de características que devem ser levadas em consideração pelos acadêmicos que querem maiores detalhes sobre este tipo de metodologia.

Ótimo para usar a pesquisa explicativa no TCC, por exemplo!

Essas características podem ser:

  • O objetivo principal da pesquisa explicativa é realizar uma aproximação de tipo exploratória. Não busca emitir conclusões determinantes sobre um assunto, mas sim conhecê-lo um pouco mais a fundo. Costuma ser o ponto de partida para outros estudos, tais como a pesquisa aplicada que, essa sim, utiliza métodos quantitativos.
  • Ainda que careça de certa subjetividade, esta pesquisa pode reduzir-se. Para minimizar o viés, são utilizadas fontes imparciais, objetivas e confiáveis, no caso de revisões de literatura, é melhor utilizar vários tipos que cheguem a conclusões diferentes. Deste modo, o que se buscará são os pontos em comum.
  • Utiliza métodos comparativos causais, que observam semelhanças ou diferenças entre variáveis, procurando as suas causas. Também utiliza métodos longitudinais que analisam a evolução de determinado fenômeno ao longo do tempo. Por outro lado, também existem os métodos transversais que comparam variáveis em um determinado momento.
  • Os principais inconvenientes têm a ver com a sua visão qualitativa. Nenhuma inferência poderá ser realizada por meio dos resultados, o que se configuraria em um estudo exploratório.
Metodologia Explicativa

Metodologia Explicativa: propósitos para sua pesquisa acadêmica 

Metodologia explicativa e seus propósitos

Agora que você já entendeu seu significado, vamos pensar nos propósitos da Metodologia Explicativa para suas pesquisas acadêmicas.

1.Compreensão crescente:

O objetivo da pesquisa explicativa é aumentar a compreensão do pesquisador sobre um determinado tópico. Não fornece resultados conclusivos devido à sua falta de poder estatístico, mas faz o pesquisador determinar como e por que as coisas acontecem.

2.A flexibilidade das fontes:

Fontes secundárias, como literatura ou dados publicados, são comumente utilizadas no tipo explicativo de pesquisa. Deve-se tomar cuidado na escolha de uma variedade de fontes imparciais para fornecer uma compreensão ampla e equilibrada do tópico.

3.Melhores conclusões:

A pesquisa explicativa pode ser muito vantajosa para direcionar as abordagens de pesquisas subsequentes. Uma forte compreensão do tópico permite ao pesquisador refinar questões de pesquisa subsequentes e pode aumentar muito a utilidade das conclusões de um estudo.

Essa varredura de propósitos também é excepcionalmente valiosa para decidir a melhor maneira de tentar atingir a meta de um especialista utilizando a metodologia explicativa, não achou?

E quais os Tipos de pesquisa explicativa?

Veja quais são os tipos de Pesquisa Explicativa

Conheça os 4 tipos de Pesquisa Explicativa 

Tipos de pesquisa explicativa   

Na hora de desenvolver a sua metodologia explicativa na pesquisa científica, alguns dos métodos mais populares para desenvolvimento deste tipo de estudo incluem pesquisas bibliográficas, entrevistas aprofundadas, grupos focais e análises de casos.

Vamos aprofundar um pouco mais sobre os tipos de pesquisa explicativa para fixar bem seu desenvolvimento.

  • Pesquisa Bibliográfica
  • Estudo aprofundado de cada problema.
  • Pesquisa com grupo focal
  • Pesquisa de Análise de Caso.

1- Tipos de pesquisa explicativa: Pesquisa Bibliográfica 

Quando desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica, isso é um dos meios mais rápidos e econômicos para descobrir hipóteses e proporcionar informação sobre um tema que estamos estudando.

Existe uma enorme quantidade de informação disponível na internet, bibliotecas, revistas acadêmicas, científicas, etc. O desenvolvimento da pesquisa bibliográfica pode incluir estudos de materiais digitais e impressos.

Um exemplo de pesquisa descritiva bibliográfica: espera-se que um problema seja: “A razão pela qual as ofertas de determinados produtos são mais baixas”. Isso pode ser avaliado sem muito esforço com a guia de informações distribuídas que deve especificar “se o problema é um problema da indústria, ou um problema da empresa”.

2- Tipos de pesquisa explicativa: Entrevista aprofundada 

A busca pela literatura adequada no desenvolvimento de uma pesquisa explicativa é um bom começo, mas seria preferível falar também com uma pessoa que esteja também informada sobre o tema específico que se está estudando.

Essas pessoas podem ser profissionais da área ou pesquisadores do tema em estudo. As entrevistas aprofundadas são utilizadas amplamente para aproveitar a informação e a experiência das pessoas.

Qualquer sujeito que tenha informação relacionada com o problema é um bom candidato para a entrevista aprofundada.

Um exemplo de entrevista aprofundada é: Um distribuidor de livros para jovens, obteve dados valiosos sobre a decadência de um negócio ao falar com administradores e professores. Com as entrevistas, ele descobriu que cada vez mais pessoas utilizavam os escritórios da biblioteca e possivelmente compravam menos livros para os seus filhos.

3- Tipos de pesquisa explicativa: Pesquisa com grupo focal 

Outro método utilizado na pesquisa explicativa é a reunião de pessoas que têm um objetivo comum e tem informações sobre um problema específico.

Recomenda-se que o grupo focal tenha de 8 a 12 membros. Ao fazer a seleção destes membros, o pesquisador deve levar em consideração que os indivíduos tenham informação suficiente sobre o problema a ser investigado.

4- Tipos de pesquisa explicativa: Pesquisa de análise de caso 

Para que os pesquisadores possam compreender e abordar o problema de modo mais eficiente, podem usar análise de um caso que é cuidadosamente selecionado ou casos de um determinado fenômeno em específico.

Exemplo de Pesquisa Explicativa: sugestões para TCC

Opções de exemplos de Pesquisa Explicativa para você conhecer

Exemplo de Pesquisa Explicativa  

Separamos para você 3 exemplos de TCC como Pesquisa Explicativa. Bom para ter uma ideia de como preparar a sua, entender na prática do que se trata.

Além dos exemplos, você também pode contratar serviço de escrita acadêmica profissional para auxiliar a escrita de sua pesquisa, com seu tema, feita exclusivamente para você, acessando aqui.

Ou verificar o que separamos para você aqui.

Para finalizar o nosso conteúdo de hoje, saiba que a pesquisa explicativa é importante atualmente, tendo em vista que ela permite que o pesquisador proporcione uma visão profunda acerca de um tema específico, o que dá origem a mais temas e nos proporciona mais oportunidades, para que outras pesquisas possam ser desenvolvidas no futuro.

O estudo profundo dos temas cria um ciclo científico e o pensamento e estudo crítico deste tema, cria mais perguntas, e essas perguntas conduzem a outras formas de ver determinados fenômenos.

Sendo assim, podemos dizer que a pesquisa explicativa é fundamental para a ciência, tendo em vista que ela irá instigar o desenvolvimento de novos estudos.

Gostou do nosso conteúdo? Compreendeu Tudo sobre Pesquisa Explicativa com nossos exemplos? Deixe seu feedback!

Considere deixar seu comentário e compartilhar em sua rede social favorita. Ajude a divulgar nossos artigos.

Aprenda mais com nossos outros artigos: