Veja tudo a respeito de Pesquisa Qualitativa Exploratória

Aproveite nosso guia completo sobre Pesquisa Exploratória Qualitativa

A pesquisa é um dos elementos essenciais para o âmbito acadêmico e científico. Atualmente, existem diferentes modos de se realizar uma pesquisa. No conteúdo de hoje, iremos falar especificamente sobre a pesquisa exploratória qualitativa.

Caso você queira desenvolver este tipo de estudo, mas não sabe muito bem por onde começar, no post de hoje saberá em primeira mão, tudo sobre este modo de desenvolver uma investigação de cunho teórico.

Então para entender bem este nosso Guia Completo de Pesquisa Exploratória Qualitativa, vamos fazer uma introdução ao assunto, para que fique bem claro em sua mente.

Compreenda mais sobre os tipos de Pesquisa Exploratória e Qualitativa

Tipos de Pesquisa Exploratória Qualitativa

Entendendo os tipos de pesquisa 

Antes de qualquer coisa, os nossos leitores precisam levar em consideração que, para se desenvolver uma pesquisa corretamente, é preciso fazer um levantamento adequado das informações que precisamos, não é mesmo?

Então aproveite os links que vou deixar abaixo.

Este levantamento de informações pode ser feito por meio de diferentes métodos de pesquisa, podendo ser pesquisa exploratória, pesquisas descritivas, pesquisa explicativa e de explicação correlacional.

Uma pesquisa também pode ser de cunho qualitativo ou quantitativo.

No caso das pesquisas qualitativas, elas envolvem estudos de cunho bibliográfico e também com intervenções e públicos-alvo.

Os dados são obtidos por meio de análise observacional ou bibliográfica.

Por outro lado, o método quantitativo leva em consideração as questões numéricas por detrás de uma pesquisa, trabalhando com estatísticas, gráficos e outros números, por exemplo.

Como não temos como abordar tudo isso em um único artigo, hoje o nosso recorde será sobre a pesquisa exploratória qualitativa.

Veja todas as informações e amplie seu conhecimento!

O que é pesquisa exploratória e qualitativa?

Pesquisa Exploratória e Qualitativa: o que é? 

Pesquisa exploratória qualitativa: o conceito por detrás do método 

Quando é realizada uma pesquisa do tipo exploratória qualitativa, o pesquisador deve detectar variáveis, relações e condições para o seu estudo.

Isso é importante para que seja possível levantar indicadores que servem para definir com maior propriedade um projeto desconhecido ou pouco estudado.

Geralmente ela é conduzida em relação com temas de estudo nos quais se encontram poucas informações, ou seja, que carecem de mais estudos para ampliação da área.

Então, o que é a pesquisa exploratória qualitativa, qual sua função?

A função da pesquisa exploratória qualitativa está em descobrir as bases e trazer informações que permitam chegar ao resultado esperado, ou que pelo menos nos permita formular uma hipótese. Este modo de fazer pesquisa nos permite também definir de forma mais completa o problema de pesquisa. E tem mais…

Quando colocamos em prática uma pesquisa exploratória qualitativa, conseguimos ter uma visão geral ou aproximada a respeito de uma determinada realidade.

Este estudo é realizado quando o tema que se quer pesquisar têm pouco embasamento na área, ou seja, foi pouco explorado por outros estudiosos. Também pode ser útil quando surge algo novo ou talvez porque os recursos são insuficientes para empreender um trabalho mais profundo.

A partir dos estudos exploratórios qualitativos são geradas as pesquisas descritivas. Nesta pesquisa se faz um estudo descritivo, onde se seleciona uma série de variáveis e medidas, cada uma delas, independentemente das outras. Isso é feito com a finalidade de descrevê-las nestes estudos, buscando especificar as propriedades importantes das pessoas, grupos ou comunidades.

De modo geral, podemos dizer que a pesquisa exploratória qualitativa busca estabelecer:

  • Características demográficas de um contexto X;
  • Diferentes formas de conduta;
  • Comportamentos concretos.
  • Perguntam o porquê, o como e o em que circunstâncias acontecem determinadas coisas.
  • Explora e descobre.
  • Vê mais a fundo os significados das decisões e ações.
  • Envolve os entrevistados como participantes ativos do estudo.
 Pesquisa Exploratória e Qualitativa: dicas essenciais

Ferramentas principais para desenvolver sua pesquisa 

Ferramentas para desenvolver uma Pesquisa Exploratória Qualitativa 

Existem diferentes tipos de ferramentas que nos permitem desenvolver uma pesquisa exploratória qualitativa. A seguir, indicaremos algumas das principais: grupos focais, entrevista aprofundada, observação e técnicas projetivas.

Pesquisa exploratória qualitativa com grupos focais 

Essa ferramenta de pesquisa consiste em realizar uma entrevista por meio de um moderador, o qual se encarregará de guiar um grupo pequeno de pessoas de uma forma natural, para que assim possam ser obtidos dados a analisar no futuro.

O principal objetivo por detrás da aplicação desta técnica consiste em obter informações do grupo-alvo do nosso estudo acerca de um determinado tema, ou interesse em particular que se defina antes de realizar a pesquisa propriamente dita.

Do mesmo modo, através desta técnica se pretende aprender a entender o que e o porquê das opiniões do grupo focal.

Um exemplo prático de como pode ser desenvolvida a pesquisa exploratória qualitativa com grupos focais é o seguinte:

Desenvolva Pesquisa Qualitativa Exploratória em grupos

Pesquisa exploratória qualitativa com entrevista aprofundada 

Geralmente, as entrevistas feitas dentro da pesquisa exploratória qualitativa são pessoais, não estruturadas e buscam de modo individual que cada pessoa à qual se está entrevistando expresse de modo livre às suas opiniões e crenças sobre um determinado tema que foi definido previamente pelo pesquisador, e que é o objeto da pesquisa.

Este tipo de técnica é muito similar à do grupo focal, anteriormente apresentado, com a diferença de que a entrevista é feita individualmente, mas persegue os mesmos objetivos.

Veja a seguir um exemplo esquematizado de como desenvolver essa ferramenta de coleta de informações na sua pesquisa exploratória qualitativa:

Pesquisa Qualitativa Exploratória: ferramentas para coletar dados

Pesquisa exploratória qualitativa de observação

Por meio desta técnica, o autor do trabalho irá observar uma série de comportamentos e atitudes de um determinado grupo, enquanto são realizadas atividades determinadas de um modo natural e sem que se sintam que estão sendo observados.

Com isso, se objetiva alcançar que os pesquisados tenham a possibilidade de se expressar de forma espontânea e os resultados da pesquisa passam a ser melhores.

Esse tipo de técnica também pode ser aplicado em espaços abertos, por exemplo, observando o comportamento que tem pessoas antes de adquirir um produto, entre outras possibilidades.

rincipais técnicas para você saber tudo a respeito de uma Pesquisa Exploratória e Qualitativa

Pesquisa exploratória qualitativa projetiva: questionário não estruturado e indireto 

Pesquisa exploratória qualitativa projetiva 

Este tipo de ferramenta nada mais é do que um questionário não estruturado e indireto que anima os participantes a projetar suas motivações, crenças, atitudes ou sentimentos com respeito ao tema de interesse.

Nesta técnica, geralmente o autor da pesquisa pede aos indivíduos que interpretem o comportamento de outros e não o deles mesmos, o qual terminam fazendo indiretamente através de suas emoções e atitudes.

Este tipo de técnica é realizado através de métodos de associação de palavras, completar frases, interpretação de desenhos, atividades em terceira pessoa, entre outros.

Em nosso conteúdo de hoje, apresentamos de modo detalhado o que vem a ser a pesquisa exploratória qualitativa e quais são as principais ferramentas empregadas para a obtenção dos dados neste tipo de estudo.

Deixe um comentário abaixo, destacando o que você mais gostou neste método de pesquisa. Você já desenvolveu uma pesquisa exploratória qualitativa? Quais foram os maiores desafios enfrentados? Pretende fazer este tipo de pesquisa? Já escolheu um tema ou ferramenta de coleta de informações? Comente com a gente!

Deixe seu comentário e compartilhe na sua rede social favorita, seu feedback é muito importante!

→ Aprenda mais com nossos outros artigos: