Quer saber se TCC é difícil? Vou te dar as ferramentas certas e você vai conseguir responder a esta pergunta que está na cabeça de todos os alunos que precisam fazer um TCC, Monografia, Artigo Científico, ou qualquer Trabalho de Conclusão de Curso. O TCC fica muito difícil quando não se aproveitam as ferramentas disponíveis. Também quando não há um passo a passo adequado. Ou ainda quando os professores dificultam e não explicam como fazer um TCC rápido, fácil e com qualidade. Pois sim, é possível fazer um TCC Fácil.

Primeiramente, você deve escolher temas fáceis para fazer TCC. Isso mesmo! Não deve querer descobrir “o segredo do mundo” num simples TCC. Esta deveria ser a primeira orientação de seus professores. O TCC deve ser possível de fazer. Vamos falar disso mais para frente e você vai ver se TCC é difícil ou não.

Você deve estar consciente que é uma pesquisa que dá sim certo trabalho, mas que não precisa fazer um TCC ser difícil. Ok? Tem alunos que conseguem fazer seus projetos em poucos dias e eu vou te explicar o caminho que eles fazem para conseguir isto sem sofrimento, sem plágio e sem comprar TCC pronto. O que é uma furada! Eu mesmo como professor de banca já peguei 2 alunos com TCCs comprados.

Vamos aos pontos importantes e você vai tirar suas conclusões sobre se o TCC é tão difícil assim, ou se esta dificuldade pode se transformar em facilidade, rapidez e um TCC de qualidade, ou seja, um TCC fácil, Nota 10. Porque não?

tcc difícil

O TCC fica difícil quando não há orientação

TCC é difícil quando não há um passo a passo simples

TCC é difícil quando falta informação. Quando o aluno diante do receio de ter que escrever tanto, dentro de um prazo – que pode variar de alguns semestres ou poucos meses -, se vê sem planejamento adequado. O aluno tem esta primeira impressão de que o TCC é tão difícil pois nunca teve que escrever este “livro” (ou terá que repetir a dose, caso esteja fazendo uma pós-graduação, por exemplo) e ainda terá que apresentar a uma banca. Nada mais intimidador, não?

A partir deste cenário sem planejamento, a resposta é sim, o TCC é difícil.

Neste panorama, o aluno mergulha numa “verdade” que tem que sofrer para fazer seu TCC. Mas vamos desmistificar isto? Tenho certeza que até o final deste artigo, vai mudar de ideia 🙂 e aproveitar as dicas certeiras que farão seu TCC ficar mais fácil e rápido de fazer.

Leia Também:

:arrow: Onde adquirir um esboço de sua pesquisa EXATAMENTE como seu tema?
:arrow: Compre um método PASSO A PASSO para fazer TODA sua pesquisa

:arrow: O que é TCC?
:arrow: Como escolher um Tema para TCC?
:arrow: Como Delimitar um Tema?
:arrow:
O que é Problema de Pesquisa?

TCC fica mais difícil ainda, quando não se conhece as ferramentas auxiliadoras

Geralmente os alunos que precisam fazer seus TCCs, seja na graduação, pós-graduação, ou qualquer tipo de curso, não conhecem as ferramentas que ajudam e orientam a fazer um TCC rápido, fácil, e com qualidade. E com a “não ajuda” de seus professores, quase choram com a ideia errônea que vão perder noites de sono e que seus finais de semana acabaram, se quiserem ter seus trabalhos aprovados.

Existem muitas ferramentas e dicas que auxiliam e orientam aos alunos. Quando você estiver já avançando em seu projeto, convido você a ver o exemplo que dou no artigo “Onde pesquisar autores para escrever seu Referencial Teórico Metodológico“. Lá mostro como usar o “Google Acadêmico” na pesquisa, fazendo assim sem dificuldades seus referenciais teóricos, ou seja, encontrando seus autores.

Fica muito mais fácil acertar nos autores. Quando estiver na hora de pesquisar, não precisará ler pilhas de livros e tornará seu TCC mais rápido e fácil de desenvolver por conta de uma simples ferramenta como o Google Acadêmico.

Vou te mostrar mais adiante algumas ferramentas. Porém logo abaixo te apresento a mais poderosa de todas (e que praticamente possui todas as outras aqui mostradas juntas), pois faz os alunos terminarem seus projetos em 7 a 10 dias e com ótima qualidade.

Como fazer TCC fácil, rápido e com qualidade

Antes de mais nada, o TCC não precisa ser difícil. Pode tirar isto da cabeça e respire, pois ao contrário, sua pesquisa pode ser rápida, fácil e escrita com qualidade. Com orientação certa, vai mudar a ideia que o TCC é difícil e vai achar seu TCC Fácil.

Partindo do que foi dito acima, com planejamento e ferramentas certas seu Trabalho de Conclusão de Curso vai ficar mais tranquilo. Se você está está começando ou já desenvolveu parte de sua pesquisa mas está perdido, saiba que os alunos “arrebentam” no desenvolvimento de suas pesquisas com esta ferramenta a seguir.

Como professor de banca, posso dizer que a melhor maneira de fazer seu TCC sem estresse, é sendo orientado por um método. Isso porque ser esforçado, mas sem um método, sua pesquisa não rende as páginas e páginas necessárias.

Muitos alunos meus já fizeram seus TCCs com este método. Eles nunca mais vão dizer que TCC é difícil 🙂

Os alunos conseguem fazer seus projetos em semanas. Imagine a tranquilidade de entregar tudo antes do prazo! Não vai se preocupar em estar fazendo plágio ou ter que quebrar a cabeça na hora de formatar tudo dentro das normas ABNT.

Tome a decisão certa para sua pesquisa, sem dores de cabeça, veja aqui e faça seu TCC facilmente!

Escolha Temas Fáceis para TCC

Escolha Temas Fáceis para TCC

Existem outras ferramentas que ajudam no TCC e as apresento a seguir:

  1. Você vai precisar de editores de texto, planilha e criador de slide para apresentar sua pesquisa. Se ainda não tem os softwares adequados, pode ter todas estas incríveis ferramentas no Google Drive.
  2. Para edição de imagens para aplicar em sua pesquisa, que vão apoiar e ilustrar o que você vai desenvolver na escrita, torna-se útil a utilização de um editor. O Canva precisa de um cadastro e é uma ferramenta que vai te ajudar nestas questões. Possui recursos pagos, caso precise de auxílio de imagens extras.
  3. Pra quem consegue explicar falando mas tem dificuldades na hora de desenvolver a escrita, pode tentar a função de digitação por voz do Docs, que está disponível em português no Chrome. Você precisará ter um microfone legal, mas vale o teste. É necessário fazer uns ajustes ao final, como pontuações e algumas palavras que ele pode entender errado.
  4. Para editar segundo a ABNT, o que faz os alunos acharem ainda mais difícil seus TCCs, existe uma ferramenta incrível! Além de terminar seu TCC todo formatado conforme a ABNT, ainda ensina como escrever cada parágrafo. Isso mesmo, ele te dá opções de como iniciar os parágrafos, se devem ter citação e de que tipo, desenvolve projeto de pesquisa, capítulos e todo o TCC. Serve para todos os cursos, todos os tipos de TCC (graduação, pós, mestrados, etc). Parágrafo por parágrafo. Conheça o Orientador de TCC aqui.
  5. O medo de cometer plágio é muito recorrente nos meios acadêmicos. Se encontrarem algum trecho copiado você poderá ser reprovado. A ferramenta Plagium pode te ajudar com a análise. Uma pequena busca é gratuita. Se precisar de algo maior terá certo custo. Mas seguindo tudo certinho, você não terá problemas.

Qual o Tema mais Fácil para se Fazer um TCC? Escolha Temas Fáceis para TCC.

De duas uma. Ou você não escolheu seu tema ainda, ou já escolheu mas está inseguro. Se já escolheu seu tema, pode ainda torná-lo menos difícil, é só acertá-lo, ok?! Escolha Temas para um TCC fácil, de maneira a não se complicar muito. Afinal, vai passar meses ou até um ano no desenvolvimento deste tema (dependendo de qual o tipo de formação que está fazendo).

Seja qual for o curso que está fazendo: graduação, pós-graduação, curso, etc. Qual o Tema mais Fácil para se Fazer um TCC? Vou te dar umas dicas e você adapte ao curso que está fazendo, ok?! Depois de ler estas dicas, também pode ver este outro post sobre Delimitação do Tema.

Ao escolher um tema fácil para seu TCC, deve ter em mente que: 1° Você deve ter afinidade com ele; 2° Deve ter material disponível sobre ele; 3° Ele deve ter relevância para alguém.

Vamos ver como fica isso?

Tenha afinidade com seu tema para seu TCC ficar mais fácil e tranquilo de fazer

Pense no que já conhece, ou onde trabalha, ou a matéria do seu curso que mais lhe agradou ou foi fácil de assimilar. Estas possibilidades, vão apontar um Tema amigável e vai ficar mais fácil conviver e executar.

Deve ter material disponível para pesquisar

Não adianta escolher somente por afinidade. Supomos que goste de algo que ninguém nunca falou ou escreveu sobre. Ou ainda ninguém nunca desenvolveu nenhum estudo sobre. Como vai encontrar material para desenvolver sua pesquisa, certo?

Quer saber se alguém já escreveu sobre seu tema? Veja o post que escrevi aqui. Dou todas as dicas! E se alguém já escreveu, isso é bom! Pois vai encontrar autores que falam sobre ele, certo?

A quem vai ajudar ou interessar sua pesquisa?

Relevância! Para que o tema do seu TCC fique mais fácil, ou ao menos seu TCC fique menos difícil de escrever 🙂 você deve conseguir responder de primeira a quem sua pesquisa vai servir, ou auxiliar. A sociedade? A escola? Um grupo de pessoas? Ele deve ter relevância.

Tente pensar em como encaixar melhor seu tema (se já possui um) ou escolher seu tema de maneira a ter estes três itens e você vai “voar” com seu TCC, sem complicações. Tudo vai ficar muito mais fácil.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe em sua rede social favorita. :)

Leia outros artigos em destaque:
Pré-Projeto de Pesquisa Pronto → Exemplo Comentado
Como escolher tema e delimitação do tema para TCC ou Monografia?
Como Fazer um Projeto de Pesquisa Passo a Passo. Exemplos Comentados
Exemplos prontos de Problematização e Hipótese em TCC
TCC Estácio e TCC Unopar. Aluna fez dois TCCs com este método.
Introdução Perfeita para TCC e Monografia