Saiba referenciar e citar um site no TCC

Você sabe referenciar e citar um site em TCC? 

Domine e aprenda de uma vez como citar um site no TCC, além de saber como referenciar um site em sua pesquisa. A realização de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é sempre um grande desafio, tendo em vista que a escrita acadêmica exige cuidados que envolvem o conteúdo e o formato do trabalho.

Com o recurso da internet à nossa disposição, hoje se tornou muito mais fácil encontrarmos materiais de outros autores que possam ser utilizados para fundamentação do nosso estudo.

No entanto, assim como nas fontes físicas, todo e qualquer material online que seja utilizado para fundamentar sua pesquisa precisa ser devidamente referenciado.

Dizendo isso queremos apontar que, mesmo que a internet possua inúmeros materiais disponíveis gratuitamente, você não pode se apropriar de dizeres teóricos que não sejam seus.

Portanto, se você achou um conteúdo bacana em determinado site e quer muito utilizá-lo como citação, ou apenas referenciar o mesmo em seu TCC, você não pode perder o nosso conteúdo de hoje, pois trazemos exemplos para te orientar!

Isso porque iremos lhe apresentar de forma detalhada todos os cuidados que precisam ser tomados na hora de fazermos citações e referências de sites no seu projeto de pesquisa ou mesmo no TCC.

Vamos lá?

Como citar corretamente fontes de página web, para uso no TCC?

Usando citações corretamente e evitando plágio no TCC

Evite plágio, cite corretamente o site que você usou no TCC!  

Citar fontes de internet da forma incorreta, ou omiti-las em seu TCC podem acabar desqualificando o seu trabalho, ou até mesmo acarretar em processos legais, uma vez que o plágio é considerado crime.

A principal referência de normas que utilizamos no Brasil é da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a qual regimenta e nos apresenta o formato adequado de apresentação de um trabalho de conclusão de curso.

Dentre as diretrizes que podemos encontrar na ABNT, temos algumas normas nos casos de referências e citações de conteúdos retirados da internet.

Claro que, ao fazermos pesquisas para um TCC, podemos nos deparar com diversos tipos de fontes na web, e cada uma delas segue uma estrutura própria, dentro do formato ABNT.

As mesmas devem ser mencionadas brevemente dentro do conteúdo sobre o qual está influenciando e de forma detalhada em nossa lista de referenciais bibliográficos.

Como citar um site no TCC? 

Como citar um site no TCC?

Dicas de como fazer citação de sites no TCC 

Ao apresentar citações, fragmentos ou parafrasear uma ideia de algum documento que foi retirado do Google Acadêmico, por exemplo, devemos fazer a devida menção aos seus autores.

Isso não só se refere ao merecido crédito ao autor do conteúdo do site, como também dá credibilidade ao próprio trabalho do autor, ao recopilar informações de qualidade e que venham de fontes confiáveis.

Nesse caso, deve-se inserir apenas o nome do autor e o ano de publicação. Isso pode ser feito de duas maneiras:

  • Sobrenome e somente o ano de publicação dentro dos parênteses. Também é utilizado para marcar diretamente a fonte, ou em uma citação textual. Para que você possa ver na prática, isso ficaria da seguinte forma:

Exemplo: “Segundo Soares (2019) citar incorretamente uma fonte da internet no trabalho de conclusão de curso pode resultar em perda do direito de qualificação do trabalho”.

  • Sobrenome seguido do ano de publicação, mas tudo dentro de parênteses. Fazendo isso, você está indicando a fonte utilizada de forma indireta. ou ao parafrasear, por exemplo.

Exemplo: “As normas da ABNT são as mais solicitadas pelos professores, os quais podem vir a descontar pontos na qualificação do TCC, caso o acadêmico não siga o manual de normas corretamente” (SOARES, 2019, p. 12).

Caso o trabalho seja retirado de um site da internet que não conste o nome da pessoa que escreveu o texto e você tenha interesse em citar, é possível inserir o nome da instituição, ou site que publicou o material.

Veja um exemplo abaixo:

“Os principais estados produtores, atualmente, são os estados do Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais. Nesses lugares já existem sistemas de produção comercial implantada. (EMBRAPA, 2020)”

Como você pode observar no exemplo de citação de site acima, sempre que forem nomes de entidades que tenham plataformas online, como por exemplo:

  • Conselho Regional de Medicina (CRM);
  • Ordem dos Advogados do Brasil (OAB);
  • IBAMA;
  • EMBRAPA;
  • TRF, entre outros.

Nesses casos os conteúdos que são produzidos pelos sites são feitos através de uma equipe editorial, logo não são inseridos os nomes dos autores e sim o nome da entidade no momento da citação de TCC.

Como colocar referência de site no TCC? 

Como colocar referência de site no TCC?

Colocando referências de sites no seu trabalho de TCC

Um detalhe importante que todo acadêmico que está fazendo TCC, não pode esquecer é que, a informação que tenha sido citada ao longo do conteúdo do TCC deve ser ampliada na lista de referenciais bibliográficos, ou seja, ao final do estudo e de forma obrigatória.

Fazendo isso, você dá a oportunidade aos seus leitores de que possam acessar o conteúdo completo que você utilizou.

Para que você possa colocar um site na sua bibliografia do TCC, podemos nos pautar nas seguintes regras:

  • Caso no site conste o nome do autor, este deverá aparecer na bibliografia, começando pelo seu último sobrenome em caixa alta e seguido do nome (Exemplo: SOARES, Antônio Miranda). Caso seja um site representando uma organização, é importante inserir o nome da instituição como autor do trabalho, respeitando suas letras maiúsculas e minúsculas como fizemos com o exemplo do nome.
  • O ano de publicação ou atualização do artigo no site deverá aparecer entre parênteses. Esta informação nem sempre está visível em todos os portais da web, mas existem métodos para encontrar a data na qual a página web foi publicada. Caso não encontre o ano, você poderá utilizar o ano de copyright do site utilizado, fazendo-o da seguinte maneira: c2019. No entanto, caso nem mesmo essa data do site seja encontrada, você pode utilizar as seguintes siglas: [s.d] que significa basicamente “sem data”.
  • Geralmente o nome do site deve ir em negrito ou itálico. Veja exemplo:
Exemplo para referenciar site web no Trabalho de Conclusão de Curso
  • Ao final de toda a referência bibliográfica você deve escrever a frase: “Disponível em”, seguida de dois pontos e o link do site onde retirou determinado material. Após o link escreva “Acesso em”, seguido de dois pontos e a data na qual você viu o material.

Exemplo completo de referência em TCC:

Modelo de referência com informação de acesso

Caso você venha a retirar uma matéria de um site, por exemplo, e esta não apresente o autor, você pode fazer as referências da seguinte forma:

 Exemplo de referência de matéria
  • Observando a citação que apresentamos anteriormente, podemos entender que, sempre grifamos em negrito o nome dos sites ou revistas online, tendo em vista que essa é a norma da ABNT para esses casos. Isso é diferente de conteúdos retirados de livros, por exemplo, onde colocamos em negrito apenas o título da obra. Preste atenção nisso quando for referenciar o site no seu TCC, certo?

E aí? O nosso conteúdo de hoje foi útil para você? Conseguiu compreender como devem ser feitas as citações e referências de sites no seu TCC? Deixe seu feedback!

Você também vai gostar de ler sobre: