Modelo Resenha Temática

Aprenda como fazer uma Resenha Temática passo a passo

Quer aprender como fazer uma Resenha Temática a partir de exemplos? Então segue com a gente, pois existem diferentes formas de fazer resenhas, mas hoje iremos focar na construção de uma Resenha Temática.

Vamos começar bem do começo – com conceito e significado de Resenha Temática – para ficar tudo bem estruturado em sua cabeça.

Vamos lá?

O que significa uma Resenha Temática?

Primeiro Passo: entenda o que é Resenha Temática 

O que é a Resenha Temática? 

Vamos direto ao ponto: sabe o que significa resenha temática?

A resenha temática, nada mais é do que aquele tipo de produção que fala sobre vários textos que tratam sobre um mesmo assunto.

A função desse tipo de texto é estabelecer relações entre as ideias presentes nas produções analisadas.

Mas existem diferentes objetivos para se fazer uma resenha temática.

Por exemplo, você pode fazer uma resenha temática para apresentar ao seu público leitor a evolução de um determinado conceito. Exemplo: avaliando como a cultura era vista nos séculos 17/18/20 e 21.

Como fazer uma Resenha Temática passo a passo

Exemplos claros para elaborar uma Resenha Temática

Como fazer uma resenha temática? Exemplos práticos

Agora que você já sabe o que é uma resenha temática, iremos lhe ensinar a fazer esse tipo de produção sem enfrentar dificuldades.

Veja as orientações a seguir:

  • Título

Para começar a nossa resenha temática é importante que o autor do trabalho elabore um título de qualidade.

A técnica para fazer um título de uma resenha temática é colocar o objetivo resumido + o assunto que está sendo tratado.


Transforme seu tema em um excepcional TCC ou Projeto de Pesquisa! Equipe especializada para escrever sua pesquisa sob medida (quantas páginas precisar), garantindo originalidade e entrega dentro do seu prazo! Resolva sua pesquisa solicitando aqui.
 

Pode também ser ao contrário, ou seja, colocar o assunto + o objetivo resumido.

Exemplo de título para a resenha temática: “Mensagem Subliminar e as diferentes teses existentes sobre o tema”.

  • 1º Parágrafo da Resenha Temática

No primeiro parágrafo, o autor do trabalho deve trazer algo que remeta a importância do seu tema. Na sequência, você deverá deixar claro qual é o objetivo do seu texto.

Exemplo de como começar uma resenha temática:

“Os fenômenos determinados como “subliminar” sempre geraram curiosidade na sociedade. Para exemplificar melhor esta situação, no século XX muitos pesquisadores começaram a se deter mais nesta linha de temática de estudo. Em virtude disso, o nosso texto de hoje irá apresentar as diferentes áreas que vem estudando as mensagens subliminares na atualidade.”

  • 2º Parágrafo da Resenha Temática

No segundo parágrafo você deverá trazer o primeiro texto selecionado para resenhar. Também pode trazer dois textos, ou falar de dois livros, não tem problema algum.

Lembre-se de procurar textos que tratam da história ou origem do tema que você está resenhando. Não se esqueça que a resenha temática é formada por análises temáticas.

As análises temáticas são métodos utilizados para avaliação dentro da área da pesquisa qualitativa. Em outras palavras, esse tipo de análise é um método de análise fundacional que deve definir e descrever fatos, obras, ou autores.

O uso das análises temáticas não tem muito mistério, e é frequentemente utilizada por pesquisadores de obras literárias, por exemplo, que não estejam familiarizados com tipos de análise qualitativa mais complexos.

Além disso, essas análises permitem uma maior flexibilidade na escolha do marco teórico por parte do pesquisador. Alguns outros métodos de análise estão estreitamente vinculados a teorias específicas, mas a análise temática pode ser utilizada com qualquer outra teoria que o pesquisador escolha.

Graças à sua flexibilidade, a análise temática permite uma descrição rica, detalhada e complexa dos seus dados.

Segundo Parágrafo: desenvolva sua Resenha Temática pronta

Resenha Temática: exemplo de segundo parágrafo

  • Exemplo de como desenvolver o segundo parágrafo da sua resenha temática:

“Conforme o dicionário Houaiss, a terminologia “subliminar” pode ser entendida como um estímulo direto, o qual é o responsável por atuar no nosso subconsciente. Já no caso da “mensagem”, ela teria uma finalidade de cunho comunicativo. No livro titulado como “Mensagem Subliminar: cuidado a sua mente pode estar sendo controlada”, escrito pelo professor José Vicente, o autor aponta que um fenômeno como esse é responsável por atuar com mais sutileza em nossa percepção. Ainda nesta obra, o autor mostra como se dá o funcionamento deste fenômeno de modo sistêmico, bem como os principais locais, em que essas mensagens estão alocadas, tais como: o caso das imagens embutidas, as cores, as embalagens de produtos e as revistas.”

  • 3º Parágrafo da Resenha Temática

No terceiro parágrafo da sua resenha temática, o autor do trabalho deve apresentar um enfoque mais científico sobre o tema estudado, mostrando que este tipo de estudo nos revela.

♦ ♦ ♦

Dificuldades com seu Projeto ou qualquer tipo de TCC? Deixe com a gente! Profissionais qualificados de diversas áreas, prontos para entregar seu trabalho sem plágio, com garantia e dentro do prazo. Receba vários orçamentos! Resolva sua pesquisa solicitando aqui.

♦ ♦ ♦

Exemplo: “No que tange os aspectos analisados dentro da chamada ciência formal, o autor denominado de Leonard Mlodinov apresenta na obra titulada “Subliminar: como o inconsciente influencia em nossas vidas”, alguns pressupostos interessantes voltados para análises do comportamento humano. Nesta obra, o autor determina como subliminar, todas as coisas que se movimentam dentro do universo tido como social. Por esse motivo, a sua obra encontra-se dividida em duas seções: o cérebro duplo (1) e o inconsciente social (2). Na primeira seção, o autor nos explica quais são os processos de ação do sistema duplo e também da construção da nossa memória. Já na segunda parte, o autor do livro está concentrado nos eventos sociais, como é o caso da interpretação do comportamento das pessoas, como ocorre o pré-julgamento em virtude da aparência e também sobre a dinâmica entre o nós e o eles.”

  • 4º Parágrafo da Resenha Temática

No quarto parágrafo você traz uma visão que na sua opinião chamará bem a atenção. Se puder, traga uma perspectiva científica e algo que possua um apelo social.

Não se esqueça, quando você tratar o nome de algum autor, coloque, após o nome, e entre parênteses, o ano da obra que você está fazendo referência.

“Analisando dentro de uma perspectiva comunicativa, a autora Nascimento (2015) faz uma relação voltada para a percepção subliminar na área da publicidade. A autora realiza uma série de análises se detendo nos processos subliminares, e também verifica as relações de similaridade, nos jogos de sugestão, por exemplo, e também no que fica como subsentido dentro dos anúncios publicitários. Em suas considerações finais, a autora constata que existem processos na comunicação da publicidade que acabam atuando de forma subliminar. Os sentidos deste tipo de comunicação se baseiam em uma série de elementos dentro de diferentes camadas. Essas camadas irão sofrer um desdobramento naquelas que são reconhecidas (as camadas de sentido) e outras que não são percebidas (as camadas de subsentido). Por essa razão, vemos que as propagandas que consumimos todos os dias acabam por esconder diferentes estratégias que vão mais além de um mero anúncio sedutor.”

  • 5º Parágrafo da Resenha Temática

No quinto parágrafo, o autor do trabalho deve trazer a conclusão após a apresentação de todos os textos analisados. Recomendamos que no final da sua resenha temática, você traga algum tipo de comentário de impacto, ou um provérbio que tenha sentido com o tema que foi resenhado.

Exemplo: “É válido salientar que os estudos que foram realizados sobre mensagens subliminares acabam nos revelando que este ainda é um campo que necessita de mais estudos científicos, tanto no segmento de análise comportamental como na área da publicidade.”

No conteúdo de hoje apresentamos dicas para a elaboração de uma resenha temática com 5 parágrafos, mas isso não é uma regra geral, certo?

O número de parágrafos dependerá exclusivamente do número de obras que você pretende analisar neste estilo de produção acadêmica.

Agora deixe um comentário revelando o que você achou mais interessante em nosso conteúdo de hoje. As informações contidas neste post foram suficientes para você empreender o que é uma resenha temática e como construí-la? Comente!


→ Sua Pesquisa Acadêmica sem complicações: nos diga seu tema (ou sua ideia) e nós fazemos sua pesquisa, com garantia de exclusividade e pontualidade na entrega. Receba vários orçamentos solicitando aqui.