Projeto Pedagógico

Ideias e passo a passo para preparar um projeto pedagógico 

Quando é solicitada a elaboração de um Projeto Pedagógico, muitos acadêmicos ficam em dúvida sobre qual estilo de escrita e estrutura adotar. Além disso, existem várias modalidades deste tipo de produção textual, incluindo a construção de projeto pedagógico como TCC ou outro tipo de pesquisa acadêmica.

Muitas universidades, e aqui daremos ênfase às instituições de educação à distância, permitem que seus alunos apresentem um TCC no formato de projeto pedagógico, por exemplo.

Os cursos que mais privilegiam esse tipo de trabalho final, são os que envolvem a área de Educação, pois a ideia do projeto pedagógico está em pensar em uma proposição didática, aplicá-la e ao fim, teorizar sobre a experiência.

Caso precise preparar um projeto pedagógico, você não pode perder o nosso conteúdo de hoje, já que iremos apresentar as etapas e estrutura para pensar e fazer um projeto pedagógico.

O que é um projeto pedagógico?

Compreenda o que é um projeto pedagógico

Mas afinal de contas: o que é um projeto pedagógico? 

Antes de mais nada, é importante entender o que é um projeto pedagógico.

O projeto pedagógico nada mais é do que uma estratégia de aprendizagem que articula teoria-prática-pesquisa durante o processo formativo dos profissionais licenciados na área de educação. E tem mais…

O projeto pedagógico como estratégia de aprendizagem possibilita que os licenciados, ou estudantes em formação que estejam desenvolvendo este tipo de produção como trabalho final, possam se aproximar, intervir e transformar a realidade socioeducativa de um determinado contexto.

O autor de um projeto pedagógico deve usar da racionalidade crítica para pensar em uma proposta coerente com seu contexto de atuação e analisar sua prática de modo teórico e bem fundamentado.

Você também vai gostar de ler:

Elabore seu TCC em formato projeto pedagógico

Projeto Pedagógico: estrutura e formas de fazer  

Como elaborar um projeto pedagógico passo a passo? Como é a estrutura de um projeto pedagógico? 

Os projetos pedagógicos desenvolvidos como TCCs ou outro tipo de trabalho acadêmico podem variar em sua estrutura de uma universidade para outra, mas o que eles têm em comum é que irão desenvolver uma estratégia de aprendizagem para um contexto “x”.

Os projetos pedagógicos se estruturam, levando em consideração o planejamento, execução, avaliação e plano de melhora com sua fundamentação, aprofundamento e profissionalização.

Os componentes que os autores deste tipo de trabalho não podem deixar de levar em consideração em sua estrutura são os seguintes:

Fundamentação do Projeto Pedagógico

Desenvolva fundamentos para seu projeto pedagógico 

Fundamentação do Projeto Pedagógico 

Neste ponto da pesquisa, o autor deverá se acercar à sua realidade educativa e demonstrar sensibilidade, através do reconhecimento de agentes, fatores, ambientes e condições nas quais se desenvolvem diferentes processos formativos.

Espera-se que o futuro profissional licenciado na educação, ao desenvolver seu TCC como projeto pedagógico, reconheça melhor seu campo de estudo, as problemáticas que o rodeiam em diferentes cenários educativos que transcendem o espaço da sala de aula.

Aprofundamento do projeto pedagógico 

A relevância do aprofundamento teórico é essencial no reconhecimento da área específica de formação, e pretende favorecer a interação nos diferentes cenários educativos e na identificação de situações socioeducativas.

Refere-se ao conjunto de reflexões que deveremos levar em consideração sobre a história, o desenvolvimento e o futuro do saber pedagógico nos diferentes cenários educativos.

A profissionalização ou aplicação  

A intenção do projeto deve estar pautada no melhoramento dos processos formativos que são desenvolvidos nos diferentes cenários e suas respectivas modalidades.

Cada estudante praticante vai descobrindo os modelos próprios para o exercício de sua formação. Refletimos em torno da nossa própria proposta pedagógica e buscando sua identidade em seu exercício pedagógico.

 Etapas de um projeto pedagógico

Desenvolva as etapas do projeto pedagógico

Etapas de um projeto pedagógico 

Na hora de elaborar o seu projeto pedagógico que irá culminar em um trabalho, devemos ter em mente que, precisamos traçar as etapas do projeto pedagógico: um processo que contemple a análise da situação, a definição dos objetivos a serem alcançados e o planejamento de ações.

Isso implica selecionar o problema dentro do contexto educativo e idealizar um plano de ação para solucioná-lo.

A seguir, veja quais são as etapas pelas quais o acadêmico passa, para poder desenvolver seu projeto pedagógico:

  • Estudo da situação: esta é a primeira fase da pesquisa, em que precisamos analisar quais necessidades determinado grupo de alunos possui, levando em consideração o ponto de vista de professores, diretores e dos próprios estudantes. Nesta etapa, a ideia é definir causas e consequências com o objetivo final de determinar a solução do problema que se apresenta.
  • Identificação do problema: uma vez que tenhamos uma ideia geral da situação, é preciso aprofundar e acudir os problemas que desejamos solucionar, através da elaboração do nosso projeto pedagógico. Para isso, precisamos nos deter nos seguintes pontos:
  1.  Comprovar se a necessidade ou problema que temos tem uma solução viável.
  2. Delimitar a problemática e assegurar-nos de que conseguimos um aporte positivo e teórico sobre a aprendizagem dos estudantes.
  3. Contar com o suporte das instituições, se for necessário.
  • Definição dos objetivos: quando já tenhamos definido o nosso problema de pesquisa de cunho pedagógico, os objetivos devem estar enfocados em solucionar as dificuldades que se apresentam. Serão objetivos claros, precisos, viáveis e medíveis.
  • Plano de ações: previamente ao plano de ação, também é importante definir a justificativa do projeto e a análise da solução. Na sequência, se planejam as ações e se decide quem as aplicará. A ideia é propor uma série de atividades a serem realizadas por fases e papeis a se desempenhar.
  • Recursos didáticos requeridos: na hora de executar os projetos pedagógicos para coletarmos os dados suficientes para elaboração do nosso TCC, é preciso que nos abasteçamos dos meios necessários. Devemos possuir os recursos necessários a serem utilizados, as equipes requeridas, e também organizar os papeis e funções que tão os alunos dentro da iniciativa impulsionada.
  • Avaliação do projeto pedagógico: neste momento do TCC, o acadêmico deve avaliar o seu projeto, em função de resultados ou pelo processo. No primeiro caso são recolhidos os ganhos relacionados com as metas marcadas e se analisam todos esses dados para fazer um balanço do cumprimento dos objetivos. Enquanto que, se avaliarmos desde o ponto de vista formativo, revisaremos o cumprimento da programação das atividades com o propósito de ir melhorando o resultado final do estudo.

Componentes administrativos dos projetos pedagógicos 

  • Planejar: nada mais é do que concretizar e precisar o que queremos realizar; organizar e estruturar a intenção pedagógica, a qual parte de uma necessidade do contexto ou cenário educativo, levando em consideração os alcances do mesmo em um período acadêmico.
  • Executar: fazer efetivas as decisões tomadas, marcar estratégias de pesquisa, a pedagogia e a prática da mesma, porque estas são as que dão o caminho para a sua implementação.
  • Avaliar: é seguir determinados cursos de ação que conduzam a obtenção de determinados resultados na pesquisa, e que estejam relacionados a uma reflexão pedagógica do ser, saber, saber fazer e conviver.
  • Plano de melhoramento: é retroalimentar o processo conduzindo e planejando ações de melhora.

Considerações Finais 

A estratégia de desenvolvimento de um TCC como projeto pedagógico tem sido bem vista dentro da área de educação, pois ao aliarmos as práticas pedagógicas dos estudantes com o conhecimento científico e teórico, poderemos evoluir em muitos aspectos dentro da área de educação.

De forma resumida, poderemos dizer que esse tipo de produção aporta as seguintes vantagens:

  1. É uma resposta de cada instituição educativa à diversidade intercultural e geográfica do nosso país
  2.  Gera um compromisso com a comunidade educativa para o melhoramento da qualidade da educação.
  3.  Os novos paradigmas educativos demandam mudanças substanciais em cada instituição.
  4. Proporciona um marco global sistemático e com visão de futuro.
  5.  Constitui uma ferramenta importante para liderar mudanças planejadas na educação.

E aí? O conteúdo de hoje foi útil para você? Aprendeu o que é um Projeto Pedagógico com nossas ideias e dicas?

Deixe seu feedback nos comentários e compartilhe!

Leia nossos outros artigos: