TCC ponto sobre violência na escola

Violência escolar é um tema delicado para TCC   

Muitos alunos nos escrevem solicitando um TCC pronto sobre violência na escola. E nós entendemos o motivo. Fazer um TCC com este tema é um grande desafio! Isso porque estamos lidando com um tema delicado, mas que ao mesmo tempo precisa ser debatido no âmbito acadêmico e científico.

Você poderá desenvolver um TCC sobre violência na escola dentro de diversos campos de atuação, podendo ser para quem está atuando na área de educação/pedagogia, psicologia, direito, entre outros.

A única coisa que precisamos cuidar é que, o tema violência na escola acaba sendo muito amplo por si só, e, portanto, é preciso fazer um bom recorte de pesquisa para que possamos tocar em um ponto temático específico, e que tenhamos condições de desenvolver até o final do estudo.

Pensando nos acadêmicos que estão interessados nesta linha temática, separamos no conteúdo de hoje, algumas boas dicas de recortes de pesquisa para que possa desenvolver o estudo plenamente e fazer um trabalho de conclusão de curso que será bem conceituado!

Além, claro, de apresentar TCCs prontos com esta temática tão singular.

Vamos lá?

TCC violência na escola

Conheça fatores para a criação de um TCC sobre violência na escola.

TCC violência na escola

Antes de qualquer coisa, para você que vai fazer um TCC sobre Violência na escola, precisamos mencionar que a violência escolar deve ser entendida como toda e qualquer atividade violenta que ocorra dentro do âmbito escolar.

Esse tipo de caso é o resultado de múltiplos fatores que incluem o bullying, abuso verbal e abuso físico, e que podem ocorrer por fatores, tais como:

  • Idade;
  • Entorno familiar, escolar e de localidade;
  • Gestão inadequada da convivência escolar;
  • Exposição dos meios eletrônicos e televisivos de material violento;
  • Jogos eletrônicos;
  • Falta de comunicação assertiva entre os integrantes da comunidade escolar.
  • Entre outros fatores que podem vir a ser observados em cada contexto escolar, e que poderão ser muito bem ser explorados em um TCC sobre violência escolar.
TCC pedagogia violência na escola

Veja algumas dicas para escrita do seu TCC em violência na escola

TCC pedagogia violência na escola   

O olhar do pedagogo sobre os casos de violência que ocorrem nas escolas é muito importante, tendo em vista que ele poderá conhecer e descrever melhor os fatos e fatores que desencadeiam determinados tipos de comportamentos nos alunos.

Entre as possibilidades de temas para TCC sobre violência escolar dentro da área da pedagogia, é possível explorar as seguintes questões no TCC:

  • Violência na escola: uma perspectiva do pedagogo;
  • O efeito do Bullying nas escolas públicas periféricas;
  • Abordagens pedagógicas em sala de aula para acabar com a violência na escola;
  • Estudo sobre a violência e as diferentes formas de redução da indisciplina a partir de ações pedagógicas;
  • A escola como um lugar de acolhimento: contribuições da pedagogia para o trabalho com a amorosidade em sala de aula;
  • O cuidado com o outro e o cuidado de si: dialogando entre a psicologia e a pedagogia.
  • Um olhar sobre a violência no seio da escola.
  • Ferramentas e estratégias pedagógicas para medir o Bullying em sala de aula e suas causas.
  • Importância da inserção da família na escola para acabar com a violência escolar.
  • Estratégias para melhorar as relações entre os alunos para evitar casos de Bullying.
TCC pronto sobre violência na escola

Desenvolva seu TCC sobre violência escolar com nossos exemplos prontos 

TCC pronto sobre violência na escola 

Para você que precisa de um TCC pronto sobre o assunto de violência escolar, seja para ter uma ideia ou uma base para fazer o seu, deixo aqui a possibilidade de adquirir um TCC com seu tema (é só preencher o quadro abaixo).

Deixo também alguns TCCs prontos de pedagogia sobre violência na escola, entre outras áreas que falam do tema. Link Aqui

Aproveite também que abaixo detalhamos como desenvolver a estrutura de sua pesquisa.

Violência escolar TCC - Cuide a estrutura da sua pesquisa! 

Para fazer um bom TCC sobre violência escolar, você terá que preocupar-se com outras questões, que vão além do recorte temático dentro deste nicho de pesquisa.

Para entender tudo sobre como fazer um recorte bem feito, ou seja, fazer uma delimitação de tema, aproveite para ler nosso guia de delimitação de tema.

Além do tema, queremos dizer que você também precisa pensar em questões, tais como:

Qual será a pergunta de pesquisa para seu TCC? 

Nesse ponto, você poderá elaborar perguntas de pesquisas, tais como as que exemplificaremos abaixo:

a) Quais são as políticas públicas existentes no Brasil que preveem as medidas cabíveis em caso de violência escolar?

b) Quais são as melhores abordagens pedagógicas para a sala de aula e que podem minimizar os casos de violência escolar?

c) Como a escola pode desenvolver-se para que se converta em um lugar de acolhimento e o que as teorias da pedagogia abordam sobre este ponto de discussão?

d) Em que medida a pedagogia e a psicologia podem dialogar, para minimizar os casos de bullying nas escolas?

e) Entre muitas outras opções.

Essas questões de pesquisa servem apenas para lhe inspirar, ok?

Pense em qual ponto deseja abordar e crie sua pergunta. Não poderemos pular essa etapa, já que será sobre a nossa pergunta de pesquisa que iremos nos debruçar e desenvolver o estudo proposto, tentando respondê-la para a sua concretização.

Aproveite e aprofunde ainda mais sobre Problema de Pesquisa.

Objetivos para criação do TCC em violência escolar

Exemplos de objetivos para TCC sobre violência na escola

Pense nos objetivos do seu TCC sobre violência escolar 

Outra questão que o acadêmico interessando em pesquisar sobre a violência escolar, não pode deixar de pensar em seu TCC é sobre os objetivos que lhe movem a tocar em determinado ponto.

Caso não saiba muito bem como delimitar seus objetivos, inspire-se nos exemplos abaixo:

a) “A presente pesquisa objetiva compreender quais são os diálogos possíveis entre a psicologia e a pedagogia para o combate ao bullying nas instituições escolares públicas do Brasil.”

b) “O presente estudo tem como objetivo geral avaliar as políticas públicas existentes no Brasil e que determinam medidas cabíveis em casos de violência no âmbito escolar”.

c) “Este estudo objetiva realizar um estudo bibliográfico sobre as principais teorias existentes na área da pedagogia, as quais trabalham sobre o comportamento agressivo de alunos em sala de aula.”

Pense na metodologia do seu estudo 

Independente do tema, pergunta de pesquisa ou objetivos escolhidos para o seu TCC sobre violência escolar, você também precisará pontuar no trabalho quais são os procedimentos metodológicos necessários para coleta e análise dos dados.

Para detectar e medir, por exemplo, como o bullyng escolar afeta o processo de ensino e aprendizagem nas escolas, você poderá utilizar algumas ferramentas para coletar seus dados.

Isso poderá ser feito através de aplicação de entrevistas estruturadas junto aos estudantes ou professores (isso dependerá da perspectiva que pretende trabalhar no seu TCC).

Também é possível aplicar questionários impressos e virtuais, questionários com perguntas abertas ou estruturadas no formato de test, todos eles com a finalidade de coletar o máximo de informações possível, para seja possível avaliar o ponto temático escolhido com maior propriedade.

→ Aprofunde mais sobre Metodologia nos artigos:

Seu estudo precisa ser bem fundamentado! 

Mesmo que você escolha fazer um TCC sobre violência na escola no formato de relato de experiência, em que o autor narra fatos ocorridos em sua experiência no âmbito da sala aula, ainda assim precisará de um bom aporte teórico.

Com isso queremos dizer que, não existe nenhum tipo de TCC, em que não seja necessário debruçar-se sobre algumas teorias e fazer menção a autores que já lidaram com o nosso tema escolhido.

Isso é importante, tendo em vista que poderemos demonstrar ao nosso leitor que realizamos uma caminhada teórica, estamos cientes das produções teóricas existentes e que as mesmas fundamentam de modo adequado a nossa pesquisa.

Sendo assim, independente do ponto que você for tocar sobre violência na escola, busque abordar análises em diálogo direto com outros autores.

Por exemplo, você poderá abordar no referencial teórico do seu TCC, os conceitos de violência, bullyng, aprendizagem, convívio social, apresentando o que você entende sobre esses termos, mas também, o que os principais autores da sua área estão afirmando.

Por exemplo:

“Nesta mesma direção, Soares (2007) define o bullying escolar como aquele maltrato verbal e modal que uma criança recebe por parte de outros companheiros que se comportam de forma cruel, com o objetivo de submetê-lo, assustá-lo, ameaçá-lo, atentando contra a dignidade da criança.”

→ Aprofunde ainda mais sobre o assunto:

Como você pode observar ao longo do nosso artigo de hoje, as possibilidades para quem quer fazer um TCC sobre violência escolar são muitas! Ainda mais tendo um TCC pronto como exemplo sobre violência escolar.

Escolha seu tema com sabedoria e siga as nossas dicas!

E aí? O nosso conteúdo de hoje foi útil para você? Deixe seu feedback nos comentários!