Guia do TCC com Estudo De Caso

Métodos e técnicas: estudo de caso em um TCC

Em qualquer disciplina de pesquisa que exista atualmente, é preciso uma série de métodos ou técnicas de estudo, mediante as quais desenvolveremos as teorias dentro da nossa área de atuação. Uma dessas técnicas é justamente o Estudo de Caso, um método qualitativo de pesquisa do qual falaremos com exclusividade em nosso artigo de hoje.

Conheça o que é, quais são suas características, objetivos e como fazer um estudo de caso no TCC sem mistério. Aproveite também nossos 5 exemplos, além de outras dicas importantes ao final deste artigo.

Boa leitura!

Estudo de caso no TCC

Um dos diferentes tipos de pesquisas: TCC com estudo de caso.

TCC Estudo de Caso  

Quando o assunto são os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), poderemos encontrar diferentes tipos de pesquisas, dependendo da área do acadêmico e tipo de trabalho que se deseja realizar.

Você poderá ver acadêmicos das universidades desenvolvendo pesquisas bibliográficas, etnográficas, quantitativas e entre as muitas possibilidades existentes, também poderemos nos deparar com estudos de caso no TCC

Devemos considerar o TCC como estudo de caso, observando-o como método de pesquisa, no qual deve ser desenvolvido com a finalidade de observar um tema dentro de uma realidade “X”.

Além disso, é preciso que estejamos diante de um caso concreto. Nos debruçando sobre esse caso, buscaremos alguma forma de explicar como e por que o fenômeno acontece.

O que é estudo de caso TCC? 

Entendendo o que é estudo de caso no TCC

O que é estudo de caso TCC? 

Então para começar de maneira correta, é importante entender bem o que é o Estudo de Caso. O que significa este conceito?

O estudo de caso no TCC nada mais é do que um método ou técnica de pesquisa, habitualmente utilizado nas ciências da saúde e sociais, o qual se caracteriza por desenvolver um processo de busca e indagação, assim como a análise sistemática de um ou vários casos.

Para ser mais preciso, por caso deveremos entender todas aquelas circunstâncias, situações ou fenômenos únicos dos quais se requer mais informação, ou que merecem algum tipo de interesse dentro do mundo das pesquisas.

Dependendo do campo de pesquisa que está sendo empregado, o estudo de caso pode estar centrado na grande variedade de materiais ou questões.

Diferentemente de outros tipos de pesquisa empírica, esta metodologia é considerada como uma técnica de pesquisa qualitativa, uma vez que o desenvolvimento da mesma se centra no estudo exaustivo de um fenômeno. E não na análise estatística dos dados já existentes.

Por norma geral, o estudo de caso é realizado com a intenção de elaborar uma série de hipóteses ou teorias acerca de um tema ou tópico concreto para assim, a raiz destas teorias serem postas em prática com estudos mais custosos e com uma mostra muito maior.

No entanto, o estudo de caso pode ser conduzido, tanto por uma só pessoa, como objeto de pesquisa, como também com vários sujeitos que possuam características determinadas.

Aprenda mais com nossos outros artigos:

Características importantes no TCC estudo de caso 

Características necessárias para o TCC estudo de caso

Características TCC estudo de caso

Um estudo de caso tem várias características:

  • É pesquisado um caso ou situação específica

A característica mais importante de um estudo de caso é que ela se trata do estudo com profundidade de uma situação, evento ou caso concreto, de tal forma que se leva em consideração principalmente as suas características internas, mas também o contexto no qual se produz.

  • Variação segundo a disciplina

Em função da disciplina na qual se aplica esta metodologia, um caso pode ser definido de diferentes maneiras.

Por exemplo, na psicologia é comum considerar um caso um paciente com um determinado tipo de transtorno mental; na antropologia um caso pode ser uma tribo que não tenha contato com a sociedade ocidental; na biologia pode ser uma população de uma espécie determinada, entre outros casos.

  • Busca de compreensão

A intenção principal do estudo de caso é tentar compreender todas as variáveis que influenciam na situação concreta que estamos estudando e como interagem entre si.

Como fazer um estudo de caso no TCC? 

TCC estudo de caso: aprenda a elaborar e conheça suas fases de criação 

Como fazer um estudo de caso no TCC? 

Para fazer um estudo de caso no TCC você precisa levar em consideração as fases que iremos apresentar a seguir.

1- Criação de uma pergunta de pesquisa

O primeiro passo para realizar um estudo de caso é fazer uma pergunta de pesquisa baseada na observação do pesquisador.

Por exemplo: “Como o consumo de pizza afeta a obesidade infantil?”

2- Seleção do caso

No segundo lugar será necessário que você encontre um caso relevante para pesquisar, com o qual possa responder a sua pergunta de pesquisa.

Em geral, o pesquisador irá escolher o caso que seja relevante para seus trabalhos anteriores, ou escolherá estudar um evento pouco comum que esteja repentinamente disponível.

Por exemplo: “Estudo de caso sobre o efeito do consumo de pizza sobre a obesidade no colégio local da cidade de São Bernardo do Campo -SP”.

3- Obtenção dos dados

A partir do momento que você estabelece as perguntas para a pesquisa, começa a fase de recolher os dados.

Mediante a observação, questionários ou entrevistas, o pesquisador obterá toda a informação possível sobre a situação que esteja estudando.

  • No nosso exemplo de estudo de caso sobre a obesidade infantil serão tomados dados, tais como a frequência do consumo de pizza, o peso das crianças, frequência da prática de exercício físico, etc.

4- Análise dos dados recopilados

Tendo em vista que as pesquisas qualitativas, como os estudos de caso, não permitem estabelecer uma explicação causal, a análise dos dados se centrará em comparar a pergunta de pesquisa com os dados coletados.

Neste momento, o pesquisador pode decidir que os dados obtidos são extrapoláveis a outras situações, ou não, além de marcar possíveis vias de pesquisa para conhecer mais sobre o fenômeno estudado.

  • O nosso exemplo para esse caso se centrará na incidência da obesidade nas crianças da escola.

5- Criação do TCC – Desenvolvimento e análise do estudo de caso

Por último, uma vez que você tenha recolhido e analisado os dados, o pesquisador explicará o processo de pesquisa de modo cronológico.

Além de falar das situações mais relevantes, também contará como foram coletados dos dados.

Desse modo, o pesquisador será capaz de comunicar aos seus leitores o que ele aprendeu sobre o caso, suas conclusões e a validez das mesmas.

Exemplo de TCC estudo de caso 

Desenvolva com exemplo: TCC estudo de caso

Exemplo de TCC estudo de caso 

Caso depois de tudo que apresentamos até aqui, você ainda tenha dúvidas sobre como desenvolver um TCC com este formato, veja abaixo o exemplo de estudo de caso a seguir.

Então você terá três opções.

1- No exemplo abaixo, temos um estudo de caso resumido que foi realizado na área de saúde. Mas independente do seu campo de estudo, o exemplo abaixo lhe dará uma boa ideia dos pontos que podem ser desenvolvidos em um estudo de caso.

Estudo de caso TCC exemplo

Exemplo: estudo de caso no TCC

2- Você também pode ter um TCC com seu tema adquirindo através de vários orçamentos (sem compromisso). É só acessar aqui  e solicitar o seu.

Obs: Você deve pedir como TCC, e depois de fazer o pedido, especificar exatamente o que precisa, sobre seu estudo de caso. Ótimo para quem quer um trabalho para se basear.

3- Separamos também vários exemplos de TCCs (Estudo de Caso) em PDF aqui.

E aí? O nosso conteúdo de hoje foi útil para você? Aprendeu com nosso Guia do TCC com estudo de caso? Aproveite nossos exemplos? Deixe seu feedback!

Aprenda mais com nossos outros artigos: