Plano de Negócios TCC

Veja algumas dicas e alguns trabalhos de plano de negócios prontos para seu TCC

Inúmeras áreas acadêmicas permitem a realização de TCC como plano de negócios, principalmente as que envolvem as áreas de Administração, Gestão e Ciências Contábeis, e como recebemos muitos pedidos de trabalho de plano de negócio pronto, resolvemos desenvolver este artigo para você.

Para quem desconhece o que é um TCC plano de negócios, nada mais é do que um documento que é validado para fins de conclusão de curso e que tem a função de descrever um negócio, analisar a situação do mercado e também estabelecer ações que serão realizadas no futuro, dentro de um contexto Empresarial X.

Ao longo da elaboração deste tipo de trabalho, são estabelecidas algumas estratégias que serão implementadas, tanto na promoção, como na fabricação de algo em uma empresa.

Com isso, a produção acadêmica que teoriza sobre os planos de negócios acaba tendo uma finalidade como um produto ou serviço para as empresas.

Se você está pensando em desenvolver um plano de negócios, ao longo do nosso conteúdo de hoje iremos lhe apresentar maios detalhes sobre como desenvolver esse tipo de produção no seu trabalho de conclusão de curso, além de trazer exemplos de trabalho de plano de negócio em PDF.

Confira!

TCC Plano de negócios

Questões para serem trabalhadas em TCC no modelo plano de negócios

Ideias e pontos a serem trabalhados no plano de negócios

Como já foi mencionado ao longo da nossa introdução, o Trabalho de Plano de Negócios como TCC é um documento no qual o acadêmico, ou pesquisador realiza um detalhamento sistemático das informações, acerca de um negócio, aplicando ou propondo estratégias e projetos variados.

Na grande maioria dos casos,  um TCC de plano de negócios trabalha com questões como:

  • O processo de geração de ideias para melhoria ou ampliação de um negócio determinado;
  • Com a captação e análise da informação;
  • Avaliação das oportunidades e também dos riscos de um determinado negócio;
  • Tomada de decisão sobre a implementação de um novo empreendimento;
  • Mudança de planos em empresas constituídas;
  • Entre outras possibilidades.

Você também vai gostar de ler:

TCC plano de negócios: algumas dicas de como é feito seu plano

Passo a Passo de como fazer seu trabalho de plano de negócio para TCC

Como fazer um plano de negócios para TCC?

Para lhe ajudar a entender como é feito um TCC no formato plano de negócios, não focaremos em sua estrutura, tendo em vista que cada Universidade costuma ter seu próprio manual de normas.

Sendo assim, na hora de estruturar este tipo de texto é importante que você verifique as normas vigentes, dentro da instituição na qual está matriculado e adeque o seu texto a elas.

Dito isso, a seguir iremos apresentar alguns pontos-chave que você precisa considerar na hora de fazer um plano de negócio para TCC.

Confira e inspire-se na hora da escrita!

Pense em gestão estratégica

É importante que você defina qual será a empresa ou nicho de negócio no qual você irá dedicar a sua pesquisa e elaborar o plano de negócio.

Na hora de apresentar a empresa no plano de negócios é importante que você apresente ao seu leitor qual é a missão da instituição, sua visão de negócio e também os valores do empreendimento.

Esses pontos são chave, tendo em vista que representam elementos estratégicos que guiam a empresa e ajudam na tomada de decisões.

Para definir o conceito de negócio devemos responder a perguntas como:  De que se trata esse negócio? Se é uma empresa comercial, serviço, industrial, etc.

O que oferece principalmente? Para quem está dirigida a oferta? Onde se desenvolve as suas operações? Qual diferencial oferece?

Visão do negócio

Seu plano de negócio também deve abordar a visão da empresa, focar nos objetivos, construção e o que se deseja criar.  Basicamente, projeta uma imagem futura para a empresa.

A visão é realizada formulando uma imagem ideal do projeto e colocando-a no papel por escrito, a fim de definir claramente o negócio que permite orientar os membros da sua equipe. Neste tipo de sessão, o autor do trabalho deve definir claramente qual é o objetivo e visão do negócio.

A missão do negócio

A missão do negócio é o apartado do trabalho no qual se declara a razão de ser da empresa, o propósito, um motivo pelo qual ela existe.

Além disso, também é responsável por definir as funções básicas que a empresa irá desempenhar em um determinado entorno, para obter a missão proposta.

É no apartado da missão do seu plano de negócio que se define:  a necessidade a ser satisfeita, os clientes que serão alcançados, produtos e serviços a serem ofertados.

Os valores do negócio

Os valores de uma empresa acabam por declarar as suas crenças, transmitem as bases dos seus princípios éticos sobre os quais serão construídas uma cultura empresarial e isso determina a forma de comportar-se diante de situações e relações empresariais, sociais e o seu atual responsável frente aos impactos que suas operações podem gerar no meio ambiente.

Muitas universidades, quando vamos desenvolver o TCC como plano de negócio exigem este apartado, pois é importante que qualquer projeto de negócio esteja adequado às normas de segurança e preservação ambiental previstas em lei.

Detalhe para estruturar e montar seu plano de negócios TCC

Plano de negócios: exemplo de estrutura 

A análise do plano de negócio

Nesse momento do seu TCC, você se aportará à análise como uma ferramenta estratégica que será utilizada para conhecer melhor a situação de uma empresa X, tanto na parte externa, quanto interna.

Com uma análise bem estruturada, o autor do TCC irá detectar e aproveitar as oportunidades particulares para um negócio em um momento dado, conferindo as principais ameaças e riscos e utilizando as principais fortalezas para neutralizar qualquer debilidade identificada.

  • Análise do entorno interno

As debilidades e fortalezas são os aspectos internos da empresa, ou do empreendedor que afetam as possibilidades de sucesso de uma estratégia que geralmente são pontos analisados em um TCC como plano de negócio.

Por exemplo, o desconhecimento do mercado, a falta de capital e a inexperiência costumam ser debilidades de muitos negócios que estão em fase inicial, enquanto que o entusiasmo, a capacidade de trabalho e a vontade de crescer estão entre as fortalezas mais comuns nos empreendimentos atuais.

  • Análise do entorno externo

As oportunidades e ameaças surgem do contexto, ou seja, do que ocorre ou pode ocorrer fora de uma empresa. Na grande maioria dos casos, estes eventos não podem ser influenciados, mas sim, se dão de forma independente.

Uma mudança no marco legal, uma tendência no consumo, a chegada de uma nova tecnologia, ou a mudança de estratégia por parte de um competidor podem aumentar as possibilidades de sucesso (oportunidades) ou diminuí-las (ameaças).

Estabelecendo objetivos estratégicos para trabalho de conclusão de curso como plano de negócios

Definindo objetivos estratégicos para o trabalho de plano de negócio

O TCC como plano de negócio define objetivos estratégicos

Todo trabalho de conclusão de curso trabalha com objetivos a serem alcançados, e no caso do TCC como plano de negócios não seria diferente.

 A única diferença dos textos tradicionais é que no TCC como plano de negócio são definidos os objetivos estratégicos para melhorar a qualidade de um determinado tipo de empreendimento.

Portanto, os objetivos estratégicos podem ser entendidos como metas e estratégias estabelecidas por uma empresa, ou pelo pesquisador, para alcançar os resultados em médio e curto prazo.

As pesquisas que estão sendo feitas dentro deste segmento acabam por aportar maiores conhecimentos para as empresas evoluírem e competirem diretamente com a sua concorrência em um mesmo patamar.

Esses objetivos muitas vezes são definidos anualmente, cuidando por priorizar as várias chaves para o sucesso do negócio.

O interessante das pesquisas que vêm sendo desenvolvidas no âmbito acadêmico como plano de negócio é que os pesquisadores conseguem avaliar o todo empresarial e dar um suporte maior e mais técnico para as empresas.

Trabalho de plano de negócio pronto

Aproveite nossos Plano de negócio pronto para TCC em PDF

Trabalho de plano de negócio pronto

Pra você que chegou aqui procurando um Trabalho de plano de negócio pronto, em PDF, vamos apresentar 5 exemplos para você ter como base.

Alguns alunos nos pedem um Trabalho de plano de negócio com um tema específico, e nos mandam e-mails solicitando a escrita. Como nós não fazemos, e você precisa deste tipo de serviço, considere solicitar aqui.

  • Link para exemplos

Enfim, ao longo do conteúdo de hoje você pode conhecer um pouquinho mais sobre o universo dos TCCs como plano de negócios, e caso esse seja o seu objetivo, agora você já tem um norte a ser seguido e saberá exatamente os pontos que precisam ser tocados no trabalho.

Conseguiu entender como fazer TCC como plano de negócios com nossas dicas e exemplos prontos? Compartilhe com a gente nos comentários!

Aprenda mais com nossos outros artigos: