O que são variáveis no Projeto de Pesquisa?

Guia para você saber o que são variáveis de uma pesquisa científica

Você sabe o que são variáveis no projeto de pesquisa e no TCC? É um dos elementos fundamentais para a obtenção de resultados na produção e resolução de uma pesquisa científica.

Neste artigo, saiba o que são estas variáveis na pesquisa e confira mais dicas no conteúdo completo abaixo!

Variáveis para a pesquisa científica

Significado de variáveis na pesquisa científica

Entenda as variáveis do projeto de pesquisa científica

O estudante acadêmico tem como desafio em sua vida universitária, principalmente na etapa de conclusão do curso, a produção do projeto de pesquisa e, consequentemente, do Trabalho de Conclusão de Curso, o TCC.

O foco deste trabalho está na pesquisa que será feita.

Ela pode ter objetivos e objetos de estudo diversos, assim como a problematização que se pretende responder com a pesquisa, correto?

Entre os vários elementos que fundamentam uma pesquisa, as variáveis são importantes para uma correta análise.

Elas possibilitarão que o investigador ao realizar sua observação ao objeto de análise consiga ter um escopo mais rico, obtendo resultados mais concretos e fundamentados. Dessa forma, as variáveis da pesquisa científica são muito importantes para quem for produzir um trabalho acadêmico.

Agora, antes de abordarmos as variáveis para uma investigação científica, saiba um pouco mais sobre esses dois produtos de análise acadêmica: o projeto de pesquisa e o TCC!

O estudante universitário na etapa final de seu curso acadêmico precisará fazer um Trabalho de Conclusão de Curso, o TCC. Antes, porém, ele deverá produzir um projeto de pesquisa. Esse produto científico servirá como uma espécie de roteiro.

Nele, será organizada uma estrutura com as informações que nortearão essa pesquisa. Desde o tema; a metodologia a ser aplicada; o objeto de análise; os objetivos gerais e específicos que precisarão ser atendidos; a justificativa para a produção dessa pesquisa e, por fim, a problemática a ser respondida.

Esses elementos estruturantes pautarão o trabalho de coleta de informações e redação do que foi coletado para que se produza o Trabalho de Conclusão de Curso. Sendo assim, resumidamente, pode-se entender que o projeto de pesquisa, após ser definido, será o guia para a produção do TCC.

Contudo, dentro da investigação que será feita, tanto para o projeto de pesquisa quanto para o TCC, existem atributos que servirão para fundamentar essa análise, que são as variáveis da pesquisa científica. Veja agora o que são as variáveis.

O que são as variáveis?

O que são variáveis?

Entenda as variáveis na construção do trabalho científico


Transforme seu tema em um excepcional TCC ou Projeto de Pesquisa! Equipe especializada para escrever sua pesquisa sob medida (quantas páginas precisar), garantindo originalidade e entrega dentro do seu prazo! Resolva sua pesquisa solicitando aqui.
 

Quando se produz um trabalho científico trabalha-se com a análise de fatos, objetos ou fenômenos para que, a partir dessa análise, construa-se hipóteses que permitirão, no fim, que se apresente teorias sobre o que foi investigado.

As variáveis são uma medida para a investigação quando se passa da análise dos fatos, objetos ou fenômenos para a construção das hipóteses.

→ Conheça mais sobre hipótese lendo:

Portanto…

Pode-se definir variável em pesquisa científica como uma classificação ou quantidade, com valores, aspectos, propriedades ou fatores que servem para que o pesquisador consiga avançar de suas observações ou investigações para as hipóteses que serão apresentadas.

Conceitos de variáveis para uma pesquisa científica

Variáveis pesquisa científica: conceito

Exemplos de variáveis para uma pesquisa científica

Agora que você já sabe o que é e onde se situam as variáveis, é importante entender que existem alguns conceitos de variáveis para uma pesquisa científica com determinadas funções para a investigação.

São elas:

  • Variáveis dependentes – Quando se delimita uma análise na pesquisa, está se trabalhando com variáveis dependentes. Ou seja, esses atributos que estão intrinsecamente ligados a um recorte específico.

Por exemplo:

Investigação de um determinado jornal em um determinado período do tempo para analisar notícias sobre determinado assunto. Ou então: análise econômica da população indígena em determinado território, sob determinadas condições econômicas e sociais.

  • Variáveis independentes – Quando a delimitação da análise na pesquisa traz subdivisões para ampliar a grandeza do que será investigado.

Essas subdivisões de análise não estão vinculadas entre si, dentro de um agrupamento específico, como no exemplo anterior, em que o objeto está reunido em um grupo apenas de análise. Neste caso, as variáveis independentes servem para ampliar a investigação.

Por exemplo:

Uma pesquisa que analisa a saúde de quem consome carne no Rio Grande do Sul.

Para fazer essa análise, ele dividiu a amostra sob dois grupos: homens e mulheres (que são a variável independente do estudo). Contudo, o objetivo é verificar a taxa de colesterol (variável dependente).

Tipos de variáveis para um projeto de pesquisa científica

Variáveis pesquisa quantitativa e qualitativa

Produção de pesquisa científica usando variáveis: qualitativa e quantitativa

♦ ♦ ♦

Dificuldades com seu Projeto ou qualquer tipo de TCC? Deixe com a gente! Profissionais qualificados de diversas áreas, prontos para entregar seu trabalho sem plágio, com garantia e dentro do prazo. Receba vários orçamentos! Resolva sua pesquisa solicitando aqui.

♦ ♦ ♦

Agora que você já sabe que quando se produz uma pesquisa científica se trabalha com variáveis que, dependendo do foco da investigação, podem ser dependentes ou independentes para a análise, saiba que existem 2 tipos delas: a qualitativa e a quantitativa.

  • Variáveis qualitativas – Dentro de uma pesquisa científica a metodologia a qual o trabalho será baseado poderá ser sob análise qualitativo ou quantitativo. Ou seja, com foco na observação com ou sem valores numéricos.

Dessa forma, as variáveis qualitativas estão baseadas numa investigação que não terá medidas numéricas. Sendo assim, no final do trabalho, as respostas não serão baseadas no computo de valores numéricos.

As variáveis qualitativas se subdividem em: nominais ou ordinais. A primeira variável pode ser expressa numa base sem uma ordenação entre as categorias. Estuda-se um grupo de pessoas que podem ser fumantes ou não, trabalhadores ou não, entre outros atributos, sem uma classificação.

Já as ordinais trabalham com uma escala que fará a ordenação entre as categorias do que é estudado. Assim, pode-se trabalhar com variáveis como, por exemplo, nível de educação (escolaridade do grupo, dividindo-se entre os níveis); mês de análise (janeiro, fevereiro, março); período de tempo (de 1959 a 1961), entre outros.

  • Variáveis quantitativas – São variáveis que são o oposto da qualitativa porque são expressas através de numerais. Ou seja, pode-se estimar ou mensurar o que se busca em pesquisa por meio de valores numéricos.

Elas se subdividem em: discretas e contínuas. A primeira pode estar vinculada, somente a valores inteiros. Tem como característica a análise mensurável de um determinado valor.

Por exemplo: o número de filhos por família num grupo de pessoas; o número de consumo arroz em uma determinada população; o número de leitores de determinado jornal, entre outros.

Já em relação às contínuas são características que apresentam valores em uma escala determinada, quase sempre estabelecidas por algum instrumento de medição, tais como a identificação de peso (balança); de tempo (relógio), entre outros.

A importância das variáveis para um projeto de pesquisa e no TCC

Informações importantes para produção e uso de variáveis no projeto de pesquisa e no TCC

Veja a importância do uso de variáveis para produção de projeto de pesquisa

Não se consegue desenvolver uma pesquisa científica sem se trabalhar com as variáveis que estão vinculadas a ela. Elas serão determinadas pelo estudante quando decidir, inicialmente, o que ele buscará a ser investigado.


→ Sua Pesquisa Acadêmica sem complicações: nos diga seu tema (ou sua ideia) e nós fazemos sua pesquisa, com garantia de exclusividade e pontualidade na entrega. Receba vários orçamentos solicitando aqui.
 

Assim, o primeiro passo após a definição do objeto, fato, fenômeno que será estudado é de que forma pretende-se chegar às respostas da problemática dessa pesquisa. Portanto, determinar-se-á se a pesquisa será qualitativa ou quantitativa.

A partir da definição é que se começará, após a coleta das informações, seja com fontes bibliográficas, entrevistas, questionários, análise de campo ou outros modelos de observação, a se trabalhar nas variáveis que estão contidas nessa metodologia.

Ou seja, se metodologia a ser aplicada no projeto de pesquisa que fundamentará a construção do TCC for de cunho qualitativo, as variáveis que serão trabalhadas serão nesse formato, podendo ela ser divididas nas categorias que destacamos anteriormente.

Portanto, é muito importante que se tenham variáveis adequadas a serem estabelecidas na pesquisa para que se consiga as respostas mais precisas ao que se objetiva enquanto análise. Por isso, é o próprio foco da pesquisa que definirá quais serão as variáveis a serem trabalhadas.