Saiba como fazer o passo a passo de um TCC?

 Faça um TCC do zero usando nosso passo a passo

Quer aprender como fazer TCC passo a passo? Então aproveite o conteúdo de hoje que está especial, afinal, você chegou a uma das etapas mais importantes na vida acadêmica de um universitário. E precisa de dicas para concluir sua pesquisa sem dores de cabeça.

Não é mesmo?

Leia o artigo completo, pois ainda vamos mostrar pra você a estrutura de um TCC passo a passo, além de dar exemplos e links para outros artigos para você aprofundar ainda mais cada assunto.

Vamos lá?

Como fazer o TCC passo a passo?

Primeiros passos da produção de um TCC

Antes dos primeiros passos da produção do TCC

Uma das etapas mais temidas da vida universitária é a produção do Trabalho de Conclusão de Curso, o popular “TCC”. É o trabalho final que garantirá a conclusão do curso de graduação ou de pós-graduação.

O TCC tem sua importância porque é a etapa em que o acadêmico demonstrará sua capacidade de aprendizagem de teorias da área em que estuda; de pesquisar fontes diversas; de elaborar uma argumentação e um processo de conclusão sob as informações que recolheu durante a pesquisa.

Cada instituição define um formato para esse TCC. Existem vários tipos de TCC. Algumas instituições o cobram como uma monografia com quantidades superiores a 30 páginas. Outras, trabalham com artigos científicos, que têm, na maioria dos casos, 15 páginas ao todo.

Você sabe bem qual é o seu tipo de TCC?

No entanto, este TCC será produzido seguindo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Dessa forma, dedicar-se à produção de um TCC com qualidade trará diversos benefícios para o estudante.

Além destas normas, a sua instituição deve disponibilizar normas próprias, como em um manual para produção de seu TCC. Você tem este em mãos?

Primeiro passo do TCC: escolha a área desejada para seu trabalho acadêmico

Escolha a área para seu TCC

Primeiro passo do TCC: defina o que pesquisar

Um TCC pode ser redigido a partir das experiências de estágio em determinadas áreas, ou uma análise sobre fatos, temas e objetos dos mais distintos campos do saber.


Transforme seu tema em um excepcional TCC ou Projeto de Pesquisa! Equipe especializada para escrever sua pesquisa sob medida (quantas páginas precisar), garantindo originalidade e entrega dentro do seu prazo! Resolva sua pesquisa solicitando aqui.
 

O que é prioritário em sua produção é o ineditismo do que está sendo proposto.

Portanto, para saber como fazer o TCC, o passo a passo inicial é a escolha da área em que fará.

Todos os cursos têm inúmeras áreas internas para serem pesquisadas.

Por exemplo, dentro do curso de Comunicação, o estudante poderá fazer um TCC que aborde o radiojornalismo; o jornalismo na internet; assessoria de imprensa; o jornalismo de televisão, entre outras áreas.

Por isso, esse primeiro passo é escolher aquela área que mais lhe agradou no curso.

Ao definir a área em que o seu trabalho será desenvolvido, o importante é escolher o tema. Pesquise sobre temas já desenvolvidos para a área escolhida.

Use-os como inspiração para elaborar questionamentos e curiosidades que nortearão o seu trabalho.

Produzindo seu TCC: dicas do orientador e escolha de tema

Segundo passo: como fazer um bom TCC? 

Segundo passo: escolha do tema e do orientador

Nessa primeira consulta, escolha até 3 temas que você se interessou. Para chegar ao tema escolhido, pense como será para pesquisá-lo:

  • Você terá facilidade para conseguir as fontes?
  • Ele pode ser adaptado para a sua realidade, seja de cidade ou país?

Esses critérios ajudam na escolha do tema.

Entenda, que a produção de um TCC precisa ser um momento prazeroso de aprendizagem. Não basta querer “assuntos” que estejam em voga e você não ter familiaridade ou curiosidades sobre eles.

Como o tema definido, escolha um orientador que você saiba que tem relação de estudos com ele. É muito importante escolher um orientador que esteja alinhado à temática que será pesquisada.

Isso porque ele poderá oferecer boas fontes de pesquisa e um olhar crítico para a sua produção, a fim de melhorá-la enquanto TCC.

Terceiro passo: Consulta às fontes bibliográficas

Com a área, o tema e o orientador definidos, começa-se a fase de pesquisas. O seu TCC poderá ser quantitativo, qualitativo ou ambos mesclados. O primeiro trabalha com uma análise baseada em dados que podem ser quantificados, como numa verificação estatística.

Por sua vez, a pesquisa qualitativa apresenta um caráter de exploração de fontes teóricas e de argumentações que podem embasar discursos em seu trabalho. Mesclando os dois modelos de pesquisa, você consegue ter uma abordagem ainda mais ampla do que deseja apresentar à banca.

♦ ♦ ♦

Dificuldades com seu Projeto ou qualquer tipo de TCC? Deixe com a gente! Profissionais qualificados de diversas áreas, prontos para entregar seu trabalho sem plágio, com garantia e dentro do prazo. Receba vários orçamentos! Resolva sua pesquisa solicitando aqui.

♦ ♦ ♦

Por isso, consulte livros, artigos científicos, reportagens, tudo que envolve o tema que você escolheu.

Lembre-se que sua pesquisa tem uma problemática que precisa ser respondida. Dessa forma, quanto mais embasada em fontes consultadas, mais qualificado será o seu trabalho.

Mas para você não se perder, o importante é fazer fichamentos do material que você consultou. Elabore um documento no Word com os trechos e argumentações que você utilizará em seu trabalho.

Coloque a página, o autor e o ano da publicação.

Isso será importante não só para você ter o controle de todas as citações e referenciais, mas também para fazer a bibliografia que vai ao fim do TCC.

Passo a passo: monte a estrutura do seu TCC

Estruture seu TCC usando nossas dicas passo a passo

Quarto passo: montando a estrutura do TCC

Você já tem um material escrito com suas impressões e análises do tema que está pesquisando. Também já conta com um farto material de fontes bibliográficas. Em alguns casos, já tem um levantamento de informações, seja do estágio ou por métodos, como questionário.

Pois bem! Chegou a hora de montar a estrutura do seu TCC. Veja o passo a passo!

 Estrutura do TCC: passo a passo de um trabalho acadêmico

Dicas para organizar seu TCC


→ Sua Pesquisa Acadêmica sem complicações: nos diga seu tema (ou sua ideia) e nós fazemos sua pesquisa, com garantia de exclusividade e pontualidade na entrega. Receba vários orçamentos solicitando aqui.
 

Estrutura do TCC: passo a passo 

Esta parte é bem interessante, pois com a estrutura de um TCC passo a passo, você já vai começar a ver seu TCC tomando forma.

Para isso, é importante consultar o que a instituição universitária pede como modelo de TCC. Ele respeitará as normas de escrita e formatação da ABNT, porém poderá variar no quesito de elementos pré-textuais.

Os elementos pré-textuais são as partes do TCC em que não está exposta a escrita da pesquisa. Enfim, são pré-textuais: a capa; folha de rosto; epígrafe; página de agradecimentos e resumo, por exemplo.

É recomendado que se escreva o resumo após terminar todo o TCC. Isso porque ele apresentará com uma média de até 500 palavras o que é a sua pesquisa. Ele deve atrair o interesse do leitor.

Portanto, deve-se escrever em períodos curtos, destacando do que se trata a pesquisa; o que foi pesquisado; a importância dessa pesquisa para a área e quais as respostas ele oferece.

Passo do TCC: comece pela introdução

A organização dos elementos textuais 

Quinto passo: produção dos elementos textuais

Já como elementos textuais, você iniciará o seu TCC pela Introdução. Você apresentará o tema que será trabalhado. Para isso, indique o porquê da escolha; como o tema é importante para a área do estudo; explique o que será analisado.

Para isso, detalhe o problema da pesquisa; o objetivo geral e específicos do TCC; a metodologia que será aplicada. Ou seja, qual o modelo de pesquisa que baseará o seu trabalho; a justificativa de ter escolhido esse tema, bem como destaque como serão os capítulos do TCC.

A partir disso, você montará o seu referencial teórico. Ele será o grosso do seu trabalho. Nele, você fundamentará o que foi analisado; as fontes consultadas, com citações diretas e indiretas a elas.

Em seguida, há a etapa do desenvolvimento. Nela, você apresentará os resultados obtidos com a pesquisa, tendo em conta os vários tipos de pesquisa existentes, como exploratória, descritiva ou explicativa.

Os resultados devem ser pautados nas suas avaliações com base na forma em que foi realizada a pesquisa, evitando cópias de outros trabalhos.

Etapa final: concluindo seu TCC

Produza o último passo do TCC 

Último passo: a conclusão do TCC 

Por fim, a conclusão, em que você indicará a quais definições chegou a sua pesquisa. Pense em algumas perguntas para basear a sua conclusão. Monte as respostas como um texto para evidenciar aquilo que você entende como importante para concluir o trabalho.

Após a conclusão, são produzidos os elementos pós-textuais. O principal são os referenciais bibliográficos. Todos os autores que você utilizou em seu TCC deverão constar nessa folha. Outros elementos que podem constar no TCC são o glossário, anexos e apêndice. Mas isso varia conforme a exigência da pesquisa.

Agora que você já sabe como fazer um TCC neste passo a passo, pode começar cada etapa indicada desse conteúdo.

Pesquise mais dicas acadêmicas em nosso site, dados nos links durante o texto e também logo aqui embaixo.

Não deixe para a última hora a produção de seu TCC. Esse é o grande momento para você concluir com excelência!