Resumo Simples e Expandido

Aprenda tudo sobre a produção do resumo simples e expandido

Quer entender tudo sobre Resumo Simples e Expandido? Então você chegou no lugar certo! Quando nos referimos a resumos em geral, associamos de imediato a um texto de extensão variável, tendendo sempre para algo mais breve, no qual o autor do trabalho sintetiza ou abrevia algumas ideias de um texto maior em tamanho ou complexidade.

No caso do âmbito universitário, não são solicitados apenas resumos de obras ou materiais lidos, como também se exige a produção de resumo simples e resumo expandido, para sintetizar estudos feitos pelo acadêmico e apresentá-los em eventos, por exemplo.

Os resumos simples ou expandidos, assim como os artigos acadêmicos e científicos, também são feitos com uma finalidade de publicação, seja em revistas, periódicos ou nos próprios anais de eventos, nos quais os materiais são submetidos. E tem mais…

Fazendo a leitura do nosso conteúdo de hoje até o final iremos revelar para você tudo sobre esses dois importantes tipos de resumos que circulam nas universidades: resumo simples e resumo expandido.

Você sabe a diferença entre eles? Confira!

Você sabe o que é um Resumo?

Resumo: entenda seu conceito

O que é um Resumo? 

Começaremos a nossa discussão de hoje pelo conceito de resumo, no sentido amplo do termo. Conforme aponta a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), poderemos entender um resumo acadêmico como uma produção textual que visa ressaltar ao leitor o objetivo do estudo realizado, os métodos aplicados, resultados e considerações sobre um texto original ou estudo/pesquisa.

Se for um resumo de uma obra literária, por exemplo, você terá uma página ou duas no máximo de produção, e o texto é dividido em parágrafos, enquanto que o resumo feito com a finalidade de descrever uma pesquisa, geralmente é escrito em um único parágrafo e gira entre 250 e 500 palavras.

Você também vai gostar de ler:

Resumo Simples

Resumo simples: entenda o conceito

O que é Resumo Simples?

Agora vamos entender bem o que é um Resumo Simples. O Resumo Simples nada mais é do que um texto curto, o qual é desenvolvido a partir da inserção das principais informações, conceitos e ideias retiradas de um estudo, pesquisa, artigo ou obra.

A linguagem exigida para este tipo de produção deve ser ativa, com verbos conjugados na terceira pessoa do singular e buscando manter um discurso indireto.

No que tange a estrutura de um resumo simples, fique sabendo que ele pode apresentar configurações diferentes, dependendo da universidade, revista, evento ou instituição ao qual será submetido, já que essas instituições tem autonomia para mudar as exigências para elaboração desse tipo de produção.

No entanto, se formos considerar as determinações da ABNT, um resumo simples tem uma proporção de palavras que gira em torno de 300 a 500 palavras. É importante que o autor do resumo não ultrapasse esse limite, certo?


Transforme seu tema em um excepcional TCC ou Projeto de Pesquisa! Equipe especializada para escrever sua pesquisa sob medida (quantas páginas precisar), garantindo originalidade e entrega dentro do seu prazo! Resolva sua pesquisa solicitando aqui.
 

Em alguns casos, se você estiver produzindo seu resumo simples para eventos ou revistas, ele pode ser recusado pelo simples fato de você ter escrito mais palavras do que o exigido.

Apesar de ser um texto curto e com poucas palavras existem alguns elementos que são imprescindíveis para este tipo de produção e, além disso, existe uma ordem pré-determinada para a organização deles.

A ordem é basicamente essa:

  1. Título;
  2. Texto do Resumo (em parágrafo único);
  3. Palavras-chave.
Resumo Expandido: entenda seu conceito

Resumo Expandido: significado e produção textual

O que é Resumo Expandido? 

Mas, e o que é um Resumo Expandido? Resumo Simples e Resumo Expandido possuem alguns pontos similares, ou seja, o resumo expandido deve conter, assim como no simples, os pontos iniciais de um documento originário.

Porém, no caso do resumo expandido, como o próprio nome já menciona, teremos uma produção textual um pouco maior, contando com elementos adicionais, tais como a inclusão de referências bibliográficas e linguagem com outros estudos ou textos da área.

Basicamente, você deve conceber um resumo expandido como uma versão um pouco menor do trabalho original ou da pesquisa.

Esse tipo de material tem grande difusão no âmbito acadêmico, então a tendência de você ter que fazer pelo menos uma produção dessas é muito alta.

Cuidado com a questão de coesão e coerência na hora de elaborar este tipo de produção. Como estamos lidando com um texto que busca sintetizar uma ideia, é preciso que a nossa escrita seja o mais clara possível.

No que tange a extensão de um resumo expandido, assim como apontamos no resumo simples, isso pode variar de uma instituição para outra.

Mas, na grande maioria dos casos, os resumos expandidos tem entre 4 e 5 páginas de extensão, e salientamos mais uma vez a importância de nunca exceder o limite imposto pela instituição, evitando que seu trabalho seja recusado/reprovado.

→ A gente sempre gosta de apresentar outros sites como referência. E para este artigo, trazemos um site que disponibiliza exemplos de resumo expandido: https://artigocientifico.com.br/guia-com-exemplo-em-pdf/resumo-expandido-exemplo/

No quesito submissão do trabalho, você já sabe que as regras podem variar de uma instituição para outra, mas conforme estipulado pela ABNT, o resumo expandido deverá contar com a seguinte estrutura:

  1. Título do trabalho;
  2. Resumo Simples;
  3. Palavras-chave;
  4. Introdução;
  5. Resultados;
  6. Tabelas ou imagens;
  7. Conclusão/ Considerações finais.
Diferença entre resumo simples e resumo expandido

Quais as diferenças que definem a produção de um resumo simples e de um resumo expandido?

Diferença entre Resumo simples e Resumo expandido 

Muitos diriam que a principal diferença entre ambas as produções se daria por sua extensão. Realmente o resumo simples é menor que o resumo expandido. No entanto, a diferença mais marcante entre o Resumo simples e o Resumo expandido está pautada na estrutura.

Além disso, um resumo expandido, por exemplo, traz referências teóricas que o resumo simples não aponta. Também é um texto em que o autor consegue imprimir um pouco mais de voz e pode fazer links com outros textos científicos.

♦ ♦ ♦

Dificuldades com seu Projeto ou qualquer tipo de TCC? Deixe com a gente! Profissionais qualificados de diversas áreas, prontos para entregar seu trabalho sem plágio, com garantia e dentro do prazo. Receba vários orçamentos! Resolva sua pesquisa solicitando aqui.

♦ ♦ ♦

Da mesma forma que o resumo simples, o resumo expandido busca apresentar uma ideia sintetizada de uma obra ou estudo feito. No entanto, o modo como o autor irá apresentar os seus objetivos, métodos, resultados e suas considerações finais, costuma ter outro tipo de configuração.

Isso porque o resumo simples apresenta todos esses elementos em um parágrafo único e cada tópico dá uma linha ou duas no máximo para a sua apresentação. Enquanto que o resumo expandido traz os elementos com uma divisão por tópicos, bem similar à forma como desenvolvemos os artigos científicos e artigos acadêmicos.

Ou seja, você terá subdivisões em seu resumo expandido e cada tópico terá um ou dois parágrafos para a sua explanação teórica.

Com isso, queremos dizer que, você tem mais autonomia na hora de escrever seu resumo expandido, enquanto que o resumo simples exige o máximo de precisão possível.

Se for um resumo expandido de uma obra, por exemplo, o autor do trabalho poderá estabelecer algumas comparações com outros autores ou textos, pois esse tipo de produção permite isso. No resumo simples não.

Além disso, o autor de um resumo expandido pode adicionar em seu texto tabelas, gráficos ou imagens, como uma forma de facilitar a compreensão do leitor sobre um determinado tópico. No resumo simples isso não acontece.

Independente do tipo de resumo, ele deve dar subsídios para que o leitor possa conhecer uma pouco mais sobre um estudo que foi realizado, ou sobre uma obra, instigando o leitor a conferir os conteúdos na íntegra.

Se for fazer qualquer uma dessas produções, considere os elementos que iremos listar abaixo:

  • Verifique quais são as partes essenciais da obra/pesquisa analisada;
  • Organize a ordem das ideias no texto;
  • Faça correlações entre cada uma das partes identificadas.

Bom, era isso! Esperamos que com o nosso artigo de hoje, você tenha conseguido entender as principais diferenças existentes entre um resumo simples e um resumo expandido.


→ Sua Pesquisa Acadêmica sem complicações: nos diga seu tema (ou sua ideia) e nós fazemos sua pesquisa, com garantia de exclusividade e pontualidade na entrega. Receba vários orçamentos solicitando aqui.
 

Lembrando que esse tipo de produção é constantemente demandado nas universidades. Portanto, você precisa conhecer o que são esses gêneros, suas estruturas e normas para a escrita.

Conseguiu entender o que são Resumo Simples e Resumo Expandido?

Se sim, deixe seu feedback. Considere deixar seu comentário e compartilhe com a gente o que achou mais interessante! Ajude a divulgar nossos artigos.