Guia e estrutura para Relatório Final de Estágio Supervisionado Serviço Social

Elabore seu relatório de estágio supervisionado em Serviço Social

Muitos Acadêmicos do curso de Serviço Social enfrentam um dilema na hora da elaboração do relatório de estágio supervisionado serviço social, tendo em vista que é uma produção escrita que exige muita atenção por parte do estudante.

Afirmamos isso, tendo em vista que esse tipo de gênero acadêmico cobra do estagiário uma análise e descrição da sua experiência profissional, dentro de um formato de texto específico, seguindo as normas da instituição e com fundamentação teórica.

Caso você seja um estudante do curso de serviço social e esteja justamente na etapa de elaboração do seu relatório estágio supervisionado, separamos exemplo de relatório de estágio supervisionado serviço social no CRAS pronto além deste guia para lhe passar todas as dicas importantes sobre esse tipo de produção.

→ Você também poderá aprofundar mais no assunto em nosso outro artigo sobre Relatório de Estágio Supervisionado com exemplos.

Confira!

Relatório de Estágio Supervisionado Serviço Social: entenda o seu significado

Entenda o que é o relatório de estágio supervisionado para o curso de Serviço Social

O que é um relatório de estágio supervisionado em Serviço Social? 

O relatório de estágio supervisionado em serviço social nada mais é do que:

Um texto que relata um conjunto de atividades previamente planejadas que deverão ser cumpridas pelos estudantes da instituição, como parte de sua formação na especialidade que estão cursando.

As Universidades exigem estágio dos seus acadêmicos com o propósito de vinculá-los de maneira direta e ativa ao sistema produtivo Nacional, Regional e Local, e de estimular nos acadêmicos uma atitude crítica sobre a prática.

Sendo assim, não basta apenas ir até uma empresa e desenvolver atividades dentro dela por um período X de tempo, o acadêmico também precisa retornar para a universidade e apresentar um relatório final de estágio refletindo sobre a sua experiência profissional durante o período de vigência do estágio.

No caso do serviço social, esta etapa torna-se ainda mais imprescindível, tendo em vista que os profissionais que serão formados neste segmento precisam ser sensíveis aos diferentes ambientes, e desenvolver o senso crítico é algo primordial.

Relatório de Estágio no CRAS - Serviço Social

Dicas para relatório de estágio no CRAS – serviço social

6 Dicas para elaborar relatório final de estágio supervisionado serviço social  (CRAS) 

Neste guia para elaborar relatório de estágio final obrigatório, você terá acesso a uma série de dicas importantes para a elaboração deste tipo de texto.

Todas as dicas que serão apresentadas a seguir, também poderão ser usadas para relatórios em outros segmentos, tais como:

  • Relatório estágio psicologia social;
  • Relatório de estágio supervisionado serviço social na saúde;
  • Serviço social nas empresas;
  • Relatório de estágio no CRAS;
  • Entre outros.

Pode ser que, ao iniciar o processo de escrita do seu relatório de estágio, você sinta certo bloqueio para narrar o que aprendeu ao longo da sua prática e também surgem outras dúvidas com relação à estrutura e conteúdo.

Independente do que tenha lhe trazido para este artigo, com o nosso guia você terá um norte para desenvolver este tipo de trabalho:

1-Registre as suas tarefas diárias como estagiário de serviço social 

É importante ter um diário durante a sua prática de estágio no curso de serviço social, tendo em vista que, ao ter registradas todas as suas atividades, isso poderá lhe ajudar a organizar o conteúdo que irá adicionar no seu relatório de estágio.

Além disso, a elaboração de um diário evita perder tempo tentando lembrar de tudo que você fez ao longo da sua prática.

Lembrando que o estágio pode durar meses e memorizar todos os detalhes sem anotar, pode ser uma missão impossível.

Sem falar que as informações que são registradas todos os dias são mais precisas e adequadas, do que quando você senta para escrever um texto e tenta rememorar coisas que fez há muito tempo.

Relatório de Estágio: formato e a estrutura

Saiba como é feita a estruturação para escrita do Relatório Final de Estágio Supervisionado Serviço Social

2-Comece a escrever o seu relatório de estágio supervisionado serviço social

Chegou o momento árduo de desenvolver este trabalho. Vamos partir para a escrita!

Não se preocupe porque a seguir iremos apresentar algumas generalidades com relação ao formato e estrutura requerida para este tipo de documento.

Saiba que um relatório de estágio supervisionado serviço social costuma ter uma média de 30 páginas, ainda que a sua experiência tenha sido por um período de tempo relativamente curto, essa quantidade dependerá das próprias normas vigentes na sua instituição.

Os elementos primordiais para a elaboração deste trabalho, são os seguintes:

  1. Capa de trabalho contendo os seus dados pessoais e também da instituição na qual você faz parte;
  2.  Índice;
  3. Introdução;
  4. Descrição geral da prática de estágio com gráficos e imagens, caso seja necessário e elas tenham sido geradas;
  5. Considerações finais/conclusões.

3-Elaboração da capa do relatório de estágio supervisionado 

Atente-se para os seguintes itens indispensáveis:

  1. Folha de apresentação com logotipo da instituição;
  2. Nome da instituição na qual o estudante de serviço social faz parte;
  3. Nome do projeto realizado pelo estudante no estágio supervisionado;
  4. Período de realização do estágio em serviço social;
  5. Nome do responsável pela empresa;
  6. Data de entrega do relatório final.
Relatório Estágio Psicologia Social

5 exemplos de contextos para seu Relatório de Estágio Supervisionado 

4-Introdução do relatório de estágio supervisionado

No seu relatório de estágio supervisionado você deve fazer uma breve descrição das atividades que foram realizadas e apresentar o contexto organizacional das mesmas, ou seja, descrever qual foi o contexto trabalhado.

No específico da área de serviço social, os alunos poderão vir a trabalhar em contextos diversos. Os mais comuns mencionaremos abaixo:

  1. Empresas diversas;
  2. Organizações sem fins lucrativos;
  3. Procuradorias de Justiça;
  4. Atendimento hospitalar em instituições;
  5. Entre outras possibilidades.

Além de fazer a menção do tipo de organização na qual você está inserido como estagiário, também é importante que você mencione outras informações sobre a empresa, tais como o número de funcionários, descrição da área ou departamento onde se desenvolverá o seu projeto de estágio serviço social, entre outros dados.

5-Apresentação dos resultados e desenvolvimento do seu relatório de estágio supervisionado serviço social 

Nesta parte do seu relatório de estágio supervisionado serviço social, o acadêmico fica encarregado de fazer uma descrição das atividades que foram realizadas pelo mesmo e a sua importância dentro da instituição/dependência/organismo assim como a relevância que o serviço presta para a comunidade.

Também é importante apresentar quais foram os resultados obtidos a partir da sua prática e que tipo de reflexão o acadêmico realiza a partir dessas experiências.

Saiba que é importante fazer um casamento entre as suas experiências pessoais, como estagiário no serviço social, e os pressupostos teóricos das principais referências da sua área.

Com isso, queremos dizer que, é imprescindível que você faça uma fundamentação teórica do seu trabalho enquanto estiver apresentando a sua experiência como estagiário em contexto X.

6-Considerações finais/conclusões do relatório de estágio supervisionado

Ao concluir o seu relatório de estágio supervisionado em serviço social, você deverá inserir neste material algumas recomendações ou sugestões para melhorar o projeto desenvolvido, ou atividades descritas através do mesmo.

Também é importante que você retome decisões importantes que foram apontadas na apresentação dos resultados do trabalho. Isso acaba dando maior autoridade para o Acadêmico e revela o seu poder de reflexão sobre a prática.

Como você deve ter observado, a elaboração desse tipo de material acadêmico não tem muito mistério. Basta ter um pouco de dedicação, fundamentação teórica e tempo para desenvolvimento do documento escrito.

Apesar das recomendações que você recebeu em nosso conteúdo, é importante que você verifique todos os detalhes junto ao seu orientador de estágio e consulte o manual de normas da sua instituição, antes mesmo de dar o pontapé inicial para a escrita do relatório. Certo?

Relatório de Estágio Supervisionado Serviço Social no CRAS pronto

Exemplos prontos de relatórios de Estágio Supervisionado para o curso de Serviço Social  

Relatório de Estágio Supervisionado Serviço Social no CRAS pronto 

Separamos para você alguns Relatórios finais de estágio em Serviço Social prontos, sendo no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), em serviço social na saúde, etc.

Você também pode adquirir suporte para elaborar seu relatório com profissionais da área aqui.

E aí? O que você achou das nossas recomendações para a elaboração do relatório de estágio supervisionado serviço social?

Se sim, deixe seu feedback. Considere deixar seu comentário e compartilhar em sua rede social favorita. Ajude a divulgar nossos artigos.

Boa escrita!