Exemplos em PDF: relatório de estágio supervisionado administração

Acompanhe nosso roteiro para elaborar seu relatório de estágio supervisionado na área de administração

Fazer relatório de estágio supervisionado em Administração é uma atividade de caráter acadêmico e é parte da dinâmica de desenvolvimento de competências, promovida pelas universidades do Brasil e do mundo.

Basicamente, é uma tarefa que aproxima os acadêmicos do que fazer da profissão que escolheram, e que neste caso, permitindo analisar o seu contexto e sua prática.

No que tange a questão estrutural do relatório de estágio supervisionado em administração, saiba que não existe um formato único, tendo em vista que a sua estrutura dependerá muito das próprias diretrizes de cada universidade.

Mas, para guiar o desenvolvimento deste trabalho, iremos apresentar no conteúdo de hoje quais são os principais tópicos que geralmente devem constar em um relatório de estágio, com dicas e o que você deve escrever em cada item.

Você também terá exemplos de relatórios de estagio supervisionado para administração em PDF, que vão auxiliar a desenvolver seu próprio relatório no setor financeiro, RH, empresas, entre outros. Talvez você também queira dar uma olhada em nosso outro artigo com relatórios de estágio prontos.

Confira!

 Guia e estrutura de relatório de estágio supervisionado em administração

Tópicos importantes para elaboração do seu relatório de estágio supervisionado na área de administração

Relatório de Estágio Supervisionado em Administração e sua estrutura 

Veja a seguir tópicos imprescindíveis para elaboração do seu Relatório de Estágio Supervisionado em Administração. Com essas orientações, você conseguirá elaborar o documento em diferentes áreas, tais como:

  • Relatório de estágio supervisionado administração setor administrativo  
  • Relatório estágio supervisionado administração de empresas  
  • Relatório de estágio supervisionado administração setor financeiro,
  • Relatório de estágio supervisionado administração RH  

Dito isso, veja a seguir quais são os tópicos que não podem faltar em seu relatório de estágio supervisionado em Administração:

Relatório estágio supervisionado administração de empresas

Entenda como é feita introdução do relatório de estágio em administração

Introdução do Relatório de Estágio em Administração

Neste capítulo do seu relatório, você deverá apresentar um panorama do contexto em que seu estágio foi desenvolvido (setor administrativo, em empresas “x”, setor financeiro, Recursos Humanos, etc.).

Além disso, também precisará contemplar os seguintes aspectos:

  • Objetivos: neste item devem ser relacionados os resultados que o desenvolvedor do trabalho aspira alcançar com o andar das práticas empresariais, e devem ser redigidos mediante o uso de verbos no infinitivo. A estrutura base são: objetivos gerais e específicos, ou simplesmente uma relação dos objetivos propostos. Não se devem redigir objetivos pessoais. Estes devem ser redigidos particularmente na gestão organizacional, que se empreenderá com o desenvolvimento das práticas.
  • Justificativa e Importância: Neste tópico, O autor deve abarcar alguns aspectos que ressaltam a importância da gestão que está sendo realizada pelo estagiário na empresa. É importante que sejam mencionados os fatores organizacionais da empresa, bem como acadêmicos ou pessoais. Para isso, é importante levar em consideração as seguintes interrogações:
  1. Por que é importante o aporte ou gestão empreendida pelo estagiário para o desenvolvimento da organização/ empresa?
  2. Quais são os principais propósitos da gestão a serem realizados nas práticas de estágio?
  3. Quais são as principais organizações que motivam o estagiário para realizar uma gestão eficiente na empresa ou unidade estratégica de negócio?
  4. Quais são os benefícios e conveniências organizacionais, produto da gestão?

Além disso, a justificativa pode se utilizar de uma estrutura teórica, metodológica ou prática, dependendo das orientações que você vier a receber do seu orientador de estágio.

Aproveite e veja outros artigos que podem te auxiliar:

Antecedentes 

Este tipo de apartado é frequentemente encontrado nos relatórios de estágio supervisionado em administração, os quais são responsáveis por fazer uma relação entre os principais acontecimentos cronológicos na vida organizacional da empresa e/ou unidade estratégica de negócios.

Estes antecedentes podem ser históricos, de produção, vendas, de crescimento e desenvolvimento organizacional, entre outros pontos, conforme o acadêmico sentir a necessidade de fazer correlação.

Todas as informações que você necessitar podem ser obtidas através de documentos institucionais, entrevistas dirigidas com empregados ou diretores, pesquisas, etc.

Relatório de estágio supervisionado administração setor financeiro

Relação de 5 elementos metodológicos para criação do relatório de estágio em administração

Metodologia para Relatório de Estágio em Administração 

Boa parte das produções acadêmicas exigem um apartado metodológico, explicando os procedimentos realizados pelo autor do trabalho, e no caso do relatório de estágio supervisionado em administração não seria diferente.

Lembrando que, na metodologia o autor deve apresentar o caminho pelo qual irá seguir para o desenvolvimento das práticas empresariais que lhe permita alcançar os objetivos que foram propostos lá na introdução do seu trabalho.

Boa parte dos apartados metodológicos são subdivididos.  considerando os seguintes aspectos:

  • A) Tipos de estudo: O autor deve anunciar ao seu leitor o tipo de trabalho ou pesquisa que está em desenvolvimento, descrevendo e justificando sua utilização. Os estudos podem ser exploratórios, que são estudos que permitem indagar e aprofundar um tema proposto. Os estudos descritivos são os que caracterizam diferentes elementos ou variáveis de um tema e analisam a sua inter-relação. Os explicativos orientam a comprovação de uma hipótese.
  • B) Método aplicado: podem ser de observação, indutivo, dedutivo, de análise e síntese. O método de observação, consiste em captar a situação deliberadamente, o método indutivo, trata de analisar a situação investigada, tomando como base casos particulares para chegar às conclusões gerais. O método dedutivo parte de situações gerais para identificar explicações particulares. O método de análise identifica cada uma das variáveis do fenômeno pesquisado, estabelecendo uma relação de causa e efeito. O método de síntese faz uma análise partindo das relações de causa e efeito produto da interação entre variáveis para estabelecer a sua relação com o todo pesquisado.

Estes dois últimos métodos são complementares, de tal modo que partem de uma análise para chegar a uma síntese. Qualquer dos métodos que seja aplicado no seu relatório de estágio supervisionado para curso de administração, você como autor deve especificar quais são as situações particulares ou gerais que foram tomadas como parâmetro para análise da sua prática.

Por exemplo, se o trabalho do seu relatório trata de medir o clima organizacional em um supermercado e se aplicará no método dedutivo, você deve explicar quais trabalhos, pesquisas e documentos de situações similares foram analisados em outros Supermercados.

  • C) Fontes de informações: estas dependem das fontes as quais o autor do trabalho acode no desenvolvimento de suas práticas e para a apresentação do relatório.

Essas fontes podem ser de informação primária ou secundária. No caso das fontes primárias, as mesmas são apresentadas como um produto da ação direta do estagiário sem intermediação alguma, mediante o uso de técnicas, como a observação, entrevistas, questionários, agenda de Diários, etc.

No caso das informações secundárias, elas relacionam as fontes documentais ou bibliográficas empregadas, tais como os livros, revistas, documentos adicionais, internet, etc.

  • D) Técnicas instrumentos para a coleta da informação:  de acordo com as fontes de informação primária empregada no desenvolvimento do processo, o autor deve justificar a necessidade de sua aplicação, forma como se aplicaram nos instrumentos e quais foram as unidades de análise.
  • E) Limitantes:  este aspecto relativo é opcional. Se existiram dificuldades ou limitações no desenvolvimento do estágio, ou até mesmo no exercício das suas funções, e que interferiram no alcance dos objetivos propostos, estas devem ser apresentadas com uma suficiente argumentação e justificativa.
Relatório de estágio supervisionado administração RH

Relatório de estágio em administração RH: informações gerais sobre empresas ou unidades.

Informações gerais sobre a empresa ou unidade estratégica de negócios 

Neste apartado do seu relatório de estágio supervisionado em administração, o autor deve apresentar os detalhes e características da empresa ou unidade estratégica de negócios na qual está inserido.

Essas informações podem ser extraídas de atas da Constituição, estatutos, documentos institucionais, em entrevistas dirigidas, questionários, etc.

Independente da fonte que você utilizar para coleta dessas informações, você precisa especificar isso neste apartado para o seu leitor.

Entre os aspectos mais relevantes que o autor do trabalho deve considerar, destacamos:

  • Objeto social:  o autor apresentará o que define o respectivo documento de Constituição, identificando o que é e como deve ser a organização.
  • Natureza:  de acordo com o respectivo documento de Constituição legal, é apresentado o tipo de organização, seja pública, privada, mista, de economia mista, etc.
  • Marco legal:  o autor apresenta os aspectos legais que tem incidência direta ou indireta no exercício do objeto social da empresa, tais como leis, decretos, resoluções, atos administrativos, acordos, ordenanças, etc.
Exemplos prontos de relatório de estágio para administração em PDF

Algumas opções de exemplos em PDF para relatório de estágio supervisionado em administração

Relatório de estágio supervisionado para administração em PDF 

É sempre bom tem exemplos (em PDF) de Relatório de Estágio em administração para usar como base. Mas sempre fique atento(a) as normas de sua instituição para ficar como pedem, certo?

→ Também é possível adquirir um trabalho sobre seu estágio contratando profissionais especialistas em trabalhos acadêmicos. Se você quiser receber alguns orçamentos sobre seu trabalho, com seu tema, pode fazer um pedido de valores sem compromisso aqui. É uma plataforma que dá garantia, ótima em cumprir prazos, e que trabalha com escritores de diversas áreas de formação, inclusive Administração.

As escolhas dos exemplos podem auxiliar na elaboração de seu relatório em algumas áreas, entre elas:

  • Relatório de estágio supervisionado administração setor administrativo
  • Relatório estágio supervisionado administração de empresas
  • Relatório de estágio supervisionado administração setor financeiro,
  • Relatório de estágio supervisionado administração RH

→ Veja os exemplos que separamos para você aqui.

Bom, este foi o nosso guia para a realização do relatório de estágio supervisionado em administração, o qual lhe orientará, independente do setor escolhido.

Além das dicas que passamos, é importante que você busque um aporte teórico para fundamentar todo o seu texto. Consulte o seu orientador de estágio para saber quais referências são mais adequadas para a sua área de atuação como estagiário!

Conseguiu compreender melhor como desenvolver um Relatório de Estágio em Administração com nossas dicas e exemplos prontos?

Gostou do nosso conteúdo?

Se sim, deixe seu feedback. Considere deixar seu comentário e compartilhar em sua rede social favorita. Ajude a divulgar nossos artigos.

Aprenda mais com nossos outros artigos: