Exemplo de Resenha Descritiva

Guia completo com exemplos de modelos de Resenha Descritiva 

Precisando de um exemplo de resenha descritiva para preparar a sua? Pensando em você e em muitos alunos que aparecem por aqui solicitando, elaboramos este conteúdo com modelos de resenha descritiva e dicas úteis para quem precisa desenvolver este tipo de texto e não sabe muito bem por onde começar.

Elaborar uma resenha descritiva pode ser um mistério para muitos acadêmicos, principalmente para aqueles que ainda não estão habituados com este gênero textual frequentemente solicitado nas universidades.

Modelo de Resenha Descritiva pronta PDF

PDF pronto de Modelo de Resenha Descritiva 

Resenha descritiva pronta PDF 

Geralmente, os alunos chegam até este artigo por dois motivos. Ou precisam de um modelo de Resenha Descritiva pronta em PDF para ter uma ideia de como é a linguagem e desenvolver a sua.

  • Também tem os alunos que querem um auxílio profissional para escrever sua resenha, sobre seus temas. Se for seu caso, você deve procurar aqui.

Resenha descritiva: exemplos publicados para usar como base 

Separamos abaixo um link com 3 exemplos de resenhas descritivas já publicadas. Então estas servem como referência para você desenvolver a sua.

São resenhas descritivas prontas em PDF que vão te orientar quanto a sua maneira de desenvolvê-las, mas você também pode aproveitar nossas dicas continuando a leitura de nosso texto ou entender melhor com nosso guia: O que é resenha descritiva?

Desenvolva sua Resenha Descritiva pronta usando nossos exemplos em PDF

Elabore sua Resenha Descritiva com nossas dicas

Entenda mais sobre a resenha descritiva 

Ótimo que você continuou em nosso artigo de hoje. Então, antes de qualquer dica, devemos entender este gênero textual. Basicamente, uma resenha descritiva é um texto escrito que contém uma síntese das ideias principais ou do conteúdo de uma obra de qualquer natureza.

Também se aplica a fatos de diferentes tipos. Este tipo de texto não faz julgamentos nem tirar conclusões sobre as intenções do autor, apenas tem a função de destacar as suas ideias.

Exemplo das características principais das resenhas descritivas 

Além das ideias centrais, esse tipo de resenha contém a finalidade, os objetivos e qualquer outro fator que complemente um trabalho escrito, audiovisual ou apresentado.

Podem ser feitas resenhas descritivas sobre diferentes obras, tais como as que listaremos abaixo:

  • longas-metragens,
  • curtas-metragens,
  • videoclipes,
  • peças de teatro,
  • eventos jornalísticos ou
  • publicações acadêmicas e científicas.

Além de tudo que já destacamos, saiba também que as resenhas descritivas devem ser “digeríveis” por qualquer pessoa, pelo menos em termos de ideias coerentes, certo?

Elas devem ser informativas e a imparcialidade do autor da resenha deve ser mantida em todos os momentos do texto.


Transforme seu tema em um excepcional TCC ou Projeto de Pesquisa! Equipe especializada para escrever sua pesquisa sob medida (quantas páginas precisar), garantindo originalidade e entrega dentro do seu prazo! Resolva sua pesquisa solicitando aqui.
 

Em suma, uma resenha descritiva deve:

  • Estruturar o material de acordo com a natureza do conteúdo
  • Ter uma linguagem simples
  • Apresentar os objetivos da resenha descritiva
  • Refinar o tópico discutido;
  • Pegar as ideias principais e colocá-las em ordem.
  • Descrever qual é a importância de cada parágrafo separadamente, destacando suas ideias centrais.
  • Em cada parágrafo, o autor do texto deve narrar os fatos e seus protagonistas. O autor da resenha também deve ter uma ideia clara da cronologia dos eventos e do grau de participação dos envolvidos.
Organize a estrutura de Modelo de Resenha Descritiva

Monte a estrutura da Resenha Descritiva

Dicas de estrutura para a resenha descritiva

Para fazer uma dessas compilações, o autor, que deve ser uma pessoa com capacidade analítica, deve planejar o texto que vai fazer, organizá-lo, desenvolvê-lo e revisá-lo.

Uma vez que a resenha é criada, ela deve ter a seguinte estrutura:

  • Título. Incluirá o nome da obra e seu autor. Dependendo do tipo de trabalho, você pode adicionar dados como data de criação ou publicação, produtora, editora, diretor, etc.
  • Resumo. Assim como alguns textos têm uma introdução ao assunto, essas obras contêm uma espécie de sinopse que dá uma ideia geral do que será lido a seguir.
  • Desenvolvimento. Ele detalha o que foi escrito no resumo. O revisor se detém em algumas ideias e as explica em profundidade.
  • Conclusão. Um resumo ainda mais conciso e breve do desenvolvimento é feito, mas nenhum julgamento de qualquer tipo é feito. O que poderia conter são recomendações para o leitor.
  • Assinatura. O revisor é identificado como o autor da compilação.
Dicas de como fazer uma boa Resenha Descritiva com exemplos

Faça sua Resenha Descritiva com 9 dicas práticas! 

Resenha descritiva perfeita a partir dos exemplos acima 

Fazer uma boa resenha descritiva é possível mesmo sem muita experiência.

Para você que quer desenvolver este tipo de material textual, considere ler nosso guia de como fazer uma resenha descritiva.

Ou, você pode seguir uma série de dicas que veremos a seguir:

1- Determine quem é seu público-alvo

A primeira coisa que você deve pensar ao escrever uma resenha descritiva é para quem o texto está sendo destinado.

Ou seja, quem são aquelas pessoas que estão interessadas no que você vai escrever e como elas são. Só assim você saberá como lidar com eles e se conectar com eles por meio dos seus escritos.

2- Estruture o texto

Se você deseja que o leitor leia sua resenha de maneira confortável e fácil, você deve seguir uma estrutura.

O mais comum é começar com uma introdução, continuar com o desenvolvimento e terminar com uma conclusão. Siga nossa dica de estrutura, e tudo vai dar certo, ok?

♦ ♦ ♦

Dificuldades com seu Projeto ou qualquer tipo de TCC? Deixe com a gente! Profissionais qualificados de diversas áreas, prontos para entregar seu trabalho sem plágio, com garantia e dentro do prazo. Receba vários orçamentos! Resolva sua pesquisa solicitando aqui.

♦ ♦ ♦

Assim, por exemplo, se você está escrevendo sobre um artigo eletrônico específico, você pode começar explicando em que consiste, depois dizer para que é usado e terminar com uma reflexão sobre sua experiência ou opinião sobre ele.

3- Escreva objetivamente

Você deve deixar claro que uma resenha vai além de uma opinião, e fazer com que seus leitores a entendam também. Quando você faz uma avaliação, está analisando um produto, tópico, etc.

É por isso que é essencial que sua avaliação seja imparcial, pois assim seu público perceberá que pode confiar em sua avaliação, principalmente quando estamos lidando com uma resenha de cunho descritivo.

4- Analise em profundidade o objeto de sua revisão

Para fazer uma revisão, você precisa ter todas as informações possíveis sobre o que planeja revisar.

É até importante que você faça isso de diferentes ângulos, demonstrando assim sua objetividade sobre o produto ou assunto, algo que já vimos também é importante.

5- Seja sincero

Seus leitores apreciarão especialmente sua resenha se perceberem que você a escreveu de maneira completamente honesta sobre o que consta na obra observada.


→ Sua Pesquisa Acadêmica sem complicações: nos diga seu tema (ou sua ideia) e nós fazemos sua pesquisa, com garantia de exclusividade e pontualidade na entrega. Receba vários orçamentos solicitando aqui.
 

Portanto, se você tiver que fazer uma avaliação negativa do objeto que está analisando, precisará explicar em que baseia sua opinião.

Imagine o que o leitor pensaria se você dissesse que achava um produto terrível, mas não explicasse o porquê. Para que eles não pensem que você tem uma agenda oculta, deixe suas razões claras.

6- Pesquise as experiências de outras pessoas

Seja o que for que você vai comentar, é quase certo que você encontrará os depoimentos de outras pessoas que também tiveram alguma experiência com isso.

Procure-os para contrastar sua opinião com a desses outros, para dar força e credibilidade à sua avaliação.

7- Vá direto ao ponto

Se você fizer uma resenha descritiva muito longa, quase ninguém terá paciência de ler, mesmo que tenha interesse.

Por essa razão, você tem que fazer um exercício para sintetizar todas as informações importantes, para que você faça um texto o mais conciso possível, mas que contenha o essencial que você quer transmitir.

8- Pense em um título atraente

O título é como a carta de apresentação da sua resenha. Se o leitor achar atraente, é mais do que provável que continue lendo o texto.

Por outro lado, se o título não diz nada para ele, o leitor pode simplesmente ignorá-lo, a menos que por algum outro motivo ele esteja muito interessado em sua resenha.

Aqui você tem que desenvolver sua criatividade e se colocar na mente da outra pessoa para pensar em um título que possa capturar sua atenção.

9- Pergunte a outras pessoas o que elas acham da sua resenha descritiva

Para saber se sua resenha descritiva não só parece boa para você, mas realmente é, a melhor coisa que você pode fazer é pedir a opinião de outras pessoas sobre ela.

Mesmo que sejam pessoas do seu ambiente mais próximo, deixe claro que você precisa que eles sejam sinceros, pois só assim estarão ajudando você.

Dessa forma, você poderá saber quais são os aspectos da sua resenha descritiva que pode melhorar e também em que sentido pode fazê-lo.

Agora que você já recebeu boas dicas para desenvolver sua resenha descritiva, e teve um bom exemplo para usar como ponto de partida, vamos colocar a mão na massa e desenvolver o nosso próprio texto.

Deixe também um comentário, destacando qual das dicas apresentadas você achou mais interessante e que irá aproveitar para desenvolver o seu texto.