TCC Relato de Experiência

Guia completo para você aprender a fazer um Relato de Experiência para TCC

Aprenda em nosso artigo de hoje como fazer um relato de experiência para TCC, através de nossas dicas essenciais, características e nossos 3 exemplos.

Algumas das áreas do conhecimento demandam determinados instrumentos de avaliação do estudante. Para o Trabalho de Conclusão de Curso em várias áreas (como o da saúde), o relato de experiência é muito importante.

Vamos dar uma olhada? Você vai aprender bastante e já vai sair daqui com boas ideias para elaborar o seu Relato de Experiência para TCC.

O que é um relato de experiência?

TCC Relato de Experiência Enfermagem

Você sabe o que é um Relato de Experiência como TCC?

Cursos como os da área da saúde – além de áreas como o da educação -, têm diversos instrumentos avaliativos dos estudantes durante a faculdade.

Quando os acadêmicos entram na fase final do curso superior nessas áreas, precisam produzir o Trabalho de Conclusão de Curso, o TCC. Esse processo que versará sobre os conhecimentos acadêmicos do estudante pode, muitas vezes, conter uma descrição das observações e práticas realizadas em um determinado período de tempo ou numa determinada situação.

Por exemplo, o graduando poderá abordar suas experiências durante o estágio em uma escola ou num hospital, caso neste último seja desenvolvido para uma graduação em curso da Saúde.

Essa descrição de uma determinada vivência além de auxiliar no aprendizado do estudante, também poderá permitir que se avance em estudos futuros na área. Dessa forma, relato de experiência é uma descrição do que o estudante observou, analisou ou praticou dentro de um determinado contexto.

Caso o estudante seja um aluno do curso de Enfermagem, ele poderá fazer a descrição de sua experiência em um hospital, por um determinado período de tempo.

Além de abordar o que ele viu, realizou, também serve para que suas descrições e análises auxiliem o próprio campo do saber em que está estudando.

Este tipo de TCC tem suas características especiais, vamos dar uma olhada?

TCC sobre Relato de Experiência

O Relato de Experiência pode ser usado para elaboração do seu TCC

3 características primordiais de um relato de experiência

O relato de experiência pode ser utilizado para elaboração do TCC, assim como para outras produções acadêmicas. Ou seja, não se trata necessariamente de um produto apenas do TCC.

O ideal é que o aluno possa fazê-lo em outras situações da vida acadêmica, como em estágios.


Transforme seu tema em um excepcional TCC ou Projeto de Pesquisa! Equipe especializada para escrever sua pesquisa sob medida (quantas páginas precisar), garantindo originalidade e entrega dentro do seu prazo! Resolva sua pesquisa solicitando aqui.
 

Ao ter esse contato, de forma antecipada, com esse instrumento metodológico, como, por exemplo, para participar de seminários, congressos ou para publicar artigos científicos, mais íntimo dessa produção, o estudante ficará.

Assim, quando chegar na etapa do TCC, o relato de experiência poderá ser realizado de forma muito mais facilitada e ágil. Agora veja algumas das características de um relato de experiência:

1 – Análise objetiva e detalhada 

Um relato de experiência precisa ter uma análise objetiva e detalhada do que o estudante vivenciou. Sendo assim, ele descreverá não só acertos, mas também as falhas e as dificuldades vivenciadas durante essa experiência.

Isso amplia a qualidade do material, pois favorecerá também para que se melhore ou evolua naquilo que o estudante observou durante o estágio, por exemplo.

Alguns pontos para considerar no desenvolvimento do TCC como Relato de Experiência

Uso de fontes acadêmicas nas considerações e reflexões

2 – Considerações e reflexões teóricas 

Mesmo que seja um texto descritivo e objetivo, o relato de experiência precisa ter seu posicionamento analítico e crítico sobre o que vivenciou. Isso auxilia para que a descrição seja mais completa, com as considerações que o aluno tem sobre o que vivenciou.

Essas considerações ficam mais enriquecidas com reflexões teóricas. Ou seja, o estudante buscará amparo teórico, com fontes acadêmicas, para argumentar sobre sua experiência e aquilo que poderá melhorar acerca do que vivenciou.

A estrutura da linguagem acadêmica no Relato de Experiência TCC

Organização do texto usando forma de linguagem objetiva e de fácil entendimento na construção do relato de experiência  

3 – Texto objetivo com linguagem acadêmica e impessoal 

A descrição contida no relato de experiência precisará estar disposta num texto objetivo, com uma estrutura que inicie com uma introdução e aponte tudo o que foi vivenciado em determinado período de tempo e local.

Contudo, não confunda objetividade com pobreza em linguagem. A linguagem deve obedecer às normas vigentes da língua portuguesa, com uma ortografia e gramática sem erros. Além disso ela precisa estar estruturada conforme às regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

E sua contextualização, por mais que seja para atender um relato de experiência, precisa ter, acima de tudo, uma impessoalidade. Isso porque além de emitir sua análise crítica sobre o que vivenciou, o aluno embasará sua descrição com fontes teóricas. Elas garantirão que sua descrição tenha mais força.

Como fazer um Relato de Experiência para TCC?

Estruturação acadêmica de um Relato de Experiência no TCC

Como desenvolver o relato de experiência para TCC? 

O desenvolvimento de um relato de experiência para TCC deverá contar uma estrutura acadêmica que estabelece a seguinte ordem:

Título – Com foco naquilo que você analisou.

♦ ♦ ♦

Dificuldades com seu Projeto ou qualquer tipo de TCC? Deixe com a gente! Profissionais qualificados de diversas áreas, prontos para entregar seu trabalho sem plágio, com garantia e dentro do prazo. Receba vários orçamentos! Resolva sua pesquisa solicitando aqui.

♦ ♦ ♦

Resumo – Descrição pequena do que você abordará no texto.

Introdução – Descrição em que você apresentará o assunto e o que pretende descrever em seu relato.

Relato de experiência – Aqui o estudante detalhará tudo que vivenciou dessa experiência, com uma sequência que seja cronológica. Por exemplo, a descrição de cada um dos dias do estágio e da experiência realizada.

Referencial teórico – Explicação do que vivenciou contextualizando sua análise com a utilização de fontes teóricas para embasar o que você aponta como acertos e falhas da experiência. Nessa parte da descrição, você já desenvolverá sua análise de forma metodológica.

Conclusão – Finalização do texto, em que o graduando apontará sua percepção sobre a experiência vivenciada. Nessa parte da análise, o ideal é também sugerir o que poderá ser melhorado após o que foi vivenciado.

Bibliografia – Listagem de autores e obras que você utilizou para realizar o relato de experiência para TCC.

Exemplos de Relatos de Experiência TCC

Aprenda com 3 exemplos de Relatos de Experiência para seu Trabalho de Conclusão de Curso

3 Exemplos de relatos de experiência para TCC

Separamos 3 exemplos para você ter uma ideia. Para um TCC de relato de experiencia para enfermagem, para psicologia e na área de educação.

  • Exemplo 1

Por exemplo, se o estudante é da área da Enfermagem, ele poderá descrever sua experiência em uma instituição geriátrica. Assim, ele poderá abordar experiências desenvolvidas com o público assistido pela instituição.


→ Sua Pesquisa Acadêmica sem complicações: nos diga seu tema (ou sua ideia) e nós fazemos sua pesquisa, com garantia de exclusividade e pontualidade na entrega. Receba vários orçamentos solicitando aqui.
 

Se ele realizou práticas com exercícios, jogos e rodas de conversa com os idosos, ele versará sobre essas dinâmicas dentro do campo da Enfermagem. Descreverá como foi a aceitação e o que alcançou em termos positivos e negativos com essa dinâmica.

Para embasar a descrição sobre essas práticas, o estudante utilizará fontes acadêmicas da área da Enfermagem, mas também poderá utilizar de outras áreas, como a própria Psicologia ou Fisioterapia, tornando seu TCC mais enriquecido com embasamento multidisciplinar.

  • Exemplo 2

Caso o estudante seja da área da Psicologia, ele poderá realizar seu relato de experiência de modo a analisar o desenvolvimento e resposta de um determinado público. Por exemplo, ele integra uma instituição que trabalha com pessoas portadoras de necessidades especiais.

Dessa forma, ele poderá avaliar a resposta desse público em relação a práticas como ações interativas como a musicoterapia. A resposta dos assistidos no campo da Psicologia a experiências como essa fundamentarão o relato de experiência do graduando.

  • Exemplo 3

Outro exemplo de relato de experiência se dá com um estagiário na área da educação. O graduando poderá utilizar dinâmicas e atividades educacionais com uso de ferramentas digitais para analisar a resposta dos estudantes.

Essa análise deverá ser detalhada com a descrição de como foram empregadas essas ferramentas digitais, como uso de redes sociais, aplicativos e demais produtos tecnológicos, para que determinado conteúdo fosse aprendido ou que conhecimentos fossem disseminados por meio dessas ações.

O graduando descreverá em seu relato de experiência de que forma foi realizada essas práticas; como obteve um retorno dos estudantes; o que precisará melhorar e o que foi positivo no emprego dessa ação.

Essa são algumas dicas para realização do relato de experiência para o TCC.

O ideal é que o estudante também consulte modelos de artigos científicos para acostumar a linguagem e a observação desse conteúdo.

Fica a dica!

O relato de experiência precisa ser autoral para ser validado.