Exemplos de instrumentos de pesquisa

Conheça os instrumentos de pesquisa mais utilizados na ciência

Para a produção de uma pesquisa científica de qualidade, é necessária a aplicação de instrumentos que auxiliarão na obtenção de resultados mais precisos e confiáveis.

No artigo de hoje, você vai conhecer informações essenciais sobre instrumentos de pesquisa e sua importância para a produção de estudos no campo acadêmico.

Na verdade, o que preparamos é um guia bem completo. Vamos falar sobre a construção e validação de instrumentos de pesquisa, instrumentos qualitativos e quantitativos, questionário como instrumento de pesquisa, coleta de dados, etc.

Vamos lá?

O que são instrumentos de pesquisa?

Instrumentos de pesquisa: conceito e significado

Pesquisador usando instrumentos para coletar dados

Quando se desenvolve uma pesquisa acadêmica, deve-se estruturar a análise a partir de ações que auxiliarão o autor a coletar dados e informações para sua análise. Uma dessas ações ocorre a partir do uso de instrumentos de pesquisa.

Os instrumentos de pesquisa são técnicas empregadas pelo pesquisador para que consiga levantar e obter dados que darão embasamento à sua análise.

Ou seja, o pesquisador utilizará esses procedimentos para que consiga coletar informações que servirão para dar corpo e direcionamento à pesquisa.

Alguns desses instrumentos de pesquisa mais utilizados na ciência são a observação, os questionários, as entrevistas; as discussões em grupos, entre outros.

Construção e validação de instrumentos de pesquisa

Construção e validação de instrumentos de pesquisa

A construção e validação de instrumentos de pesquisa são etapas essenciais para a obtenção de resultados confiáveis na criação de sua pesquisa acadêmica.

Todos os instrumentos de pesquisa quando aplicados para obtenção de informações precisam, acima de tudo, serem bem realizados para que se consiga o máximo em confiabilidade nos resultados. De nada adianta, aplicar algum deles e não ter uma validação em confiabilidade do que foi coletado.

Portanto, antes de tudo, deve-se ter na construção e validação do instrumento de pesquisa, uma verificação sobre como ele é; o que pode ser alcançado com ele; como aplicá-lo e como obter a partir de sua aplicação, os resultados mais confiáveis.

Dessa forma, é imprescindível uma consulta na literatura sobre o instrumento que será empregado na pesquisa. Por fim, a validade de um instrumento ocorre quando de sua construção e a forma como será aplicado, oferecerão uma mensuração fiel para obtenção de resultados confiáveis.

A construção de um instrumento de pesquisa ocorre por etapas. São elas: o desenvolvimento de uma estrutura conceitual; a escolha dos objetivos do instrumento, o que ele busca atingir; a definição da população que será atingida com o estudo; a definição dos itens e escalas de respostas que surgirão.

Após essas etapas, outras são relacionadas à construção e validação de instrumentos de pesquisa. São elas: a definição e a disposição dos itens que serão abordados após a coleta; estruturação do instrumento de pesquisa aplicado; a certificação e validação do conteúdo que foi obtido e o pré-teste.

♦ Aqui, acabei de lançar (esta semana) um Instagram exclusivo com dicas para sua pesquisa. ✨ Segue a gente! >>> @prof.frossard

Instrumentos de pesquisa quantitativa

A pesquisa quantitativa utiliza instrumentos e técnicas para coletar dados numéricos e mensuráveis para análise estatística

Instrumentos de pesquisa quantitativa

Os instrumentos de pesquisa quantitativa são utilizados nas pesquisas quando você precisa coletar dados numéricos e mensuráveis. Isso para que você consiga como resultados com uma análise estatística.

Ficou claro?

Exemplos comuns de instrumentos de pesquisa quantitativa incluem questionários, escalas de avaliação, testes padronizados e observação sistemática.

A construção e validação de instrumentos de pesquisa quantitativa requerem um cuidadoso planejamento e uma análise cuidadosa das características e propriedades dos dados que serão coletados, ok?

Assim, é importante que esses instrumentos sejam confiáveis e válidos, para garantir que os resultados obtidos sejam precisos e confiáveis.

Os questionários são um dos instrumentos de pesquisa quantitativa muito utilizados (assim também em pesquisas qualitativas. Vamos falar mais a frente). Os questionários permitem a coleta de dados sobre opiniões, atitudes, comportamentos e características demográficas dos participantes.

Mas, para garantir a qualidade dos dados coletados, é importante que o questionário seja elaborado com perguntas claras e objetivas, evitando ambiguidades e garantindo a validade das respostas. Afinal, as respostas geram números, lembra-se?

Três instrumentos de pesquisa qualitativa: observação, entrevista e questionário

Conheça três instrumentos de pesquisa qualitativa: observação, entrevista e questionário

Instrumentos de pesquisa qualitativa

Primeiramente, é importante entender que a pesquisa qualitativa tem como instrumentos para obtenção de dados 3 procedimentos: a observação, a entrevista e o questionário.

Veja cada um desses 3 instrumentos de pesquisa qualitativa:

1 – Observação

Como o próprio nome diz, utiliza-se os sentidos para que se consiga acesso a informações para a pesquisa. Além dos sentidos da audição e da visão, o pesquisador pode analisar fatos ou o uso de ferramentas para que se tenha mais alcance com a observação.

A observação como instrumento de pesquisa qualitativa se divide em não estruturada e estruturada. A primeira é feita sem o planejamento, nem controle definidos pelo pesquisador. Já o segundo modelo é feito em ambientes que se tenha maior controle.

Ou seja, nesse caso, o pesquisador planeja como será feita a observação. Um dos pontos negativos desse instrumento é que a observação pode retirar uma resposta mais espontânea de pessoas que são observadas para o estudo.

2 – Entrevista

Instrumento de pesquisa qualitativa em que há uma relação do pesquisador com o entrevistado. Diferente do questionário que atinge um maior número de pessoas, a entrevista é entre o entrevistador e o entrevistado.

Ela se divide em estruturada, não estruturada e painel. Na primeira, há um roteiro de perguntas que o pesquisador definiu para que seja feita a entrevista. Já no segundo modelo, há mais liberdade para a realização de perguntas a fim de se chegar às respostas para a pesquisa.

No caso do painel, as perguntas são repetidas, periodicamente, para os mesmos entrevistados. Busca-se, assim, a evolução das opiniões do entrevistado ao longo do tempo.

Questionário como instrumento de pesquisa qualitativa

Questionário como instrumento de pesquisa qualitativa

Um dos instrumentos de pesquisa mais utilizado é o dos questionários. A sua aplicação é mais comum quando se deseja obter informações de um grupo.

O Google Forms, por exemplo, tem sido bastante utilizado como questionário de pesquisa, justamente porque é fácil de distribuir e de garantir a resposta do público-alvo.

Ou seja, quando se pretende analisar um determinado grupo, as perguntas contidas em um questionário facilitam na mensuração e interpretação dos dados que se busca sobre determinado grupo.

Ganha-se tempo para a interpretação dos dados que serão obtidos quando se aplicam perguntas de um questionário a essas pessoas. Elas responderão a perguntas definidas sem a presença do pesquisador.

A formatação para a aplicação de um questionário deve, acima de tudo, levar em conta qual grupo pretende se atingir. Por exemplo, se a pesquisa pretende verificar o nível de envolvimento dos jovens de uma cidade com o consumo de fake news, pode-se aplicar o questionário com estudantes.

Caso o interesse é a comparação entre jovens acerca do nível de entendimento sobre fake news, pode-se aplicar questionário a estudantes do 3º Ano do Ensino Médio de uma escola da periferia e estudantes do 3º Ano do Ensino Médio de uma escola privada da região central da cidade.

Ao delimitar esses dois públicos como os que receberão os questionários, deve-se delimitar as questões que envolvem o tema e que trarão respostas que possibilitarão montar hipóteses e também chegar a conclusões para a pesquisa.

As perguntas de um questionário precisam ter vinculação ao tema da pesquisa. Elas também precisam estar dispostas em ordem de perguntas simples para as mais difíceis. Essas perguntas são fechadas e objetivas.

Contudo, há também o questionário com perguntas abertas. Nele, entrevistado pode responder de forma mais livre sobre o que é questionado.

Dentro da pesquisa qualitativa é utilizada essa técnica, porém ela apresenta como dificuldade a tabulação dos dados e análise estatística do que se buscou com as perguntas a um determinado grupo de entrevistados.

É importante ressaltar que a escolha do instrumento de pesquisa qualitativa dependerá dos objetivos da pesquisa e do tipo de informação que se deseja obter dos participantes.

Instrumentos de coleta de dados na pesquisa qualitativa

Além da observação, da entrevista e dos questionários, outro instrumento de coleta de dados na pesquisa qualitativa é a análise de materiais ou análise documental.

Trata-se da busca de informações em materiais já existentes como livros, filmes, documentos, relatórios, entre outros.

Essa consulta a materiais físicos possibilita que se faça a coleta de dados, a modo de comparar o que autores, governos, atores sociais, opinaram ou destacaram sobre determinados fatos.

Assim, pode-se fazer uma espécie de “diálogo” entre essas fontes para que se obtenha mais informações e dados para a pesquisa.

Agora comente abaixo o que achou mais interessante sobre o nosso conteúdo voltado aos instrumentos de pesquisa.