Se você está fazendo um curso de nível superior, mais cedo ou mais tarde, irão lhe solicitar um projeto de artigo científico ou o texto completo, já que é um gênero textual que frequentemente circula no âmbito acadêmico. Independente se você é da área de exatas ou humanas, pode ser que em algum momento, tenha que desenvolver esse tipo de produção.

Se essa hora já chegou, e você não tem a mínima ideia de por onde começar fique sabendo que você veio ao lugar certo! Aqui você vai aprender passo a passo sobre como desenvolver um artigo científico, partindo do pré-projeto do artigo.

No artigo de hoje iremos esclarecer o que é um projeto de artigo científico, como fazer esse tipo de produção e você também terá acesso a um modelo de projeto de artigo contento um passo a passo com os exemplo explicando os itens de um artigo científico, ou seja, as partes constituintes da estrutura de um pré-projeto de artigo científico.

Confira e faça uma boa leitura!

Pré-projeto de Artigo, o que é?

Entenda o que é um pré-projeto e a diferença entre projeto de pesquisa e artigo científico

O que é um Projeto de Artigo Científico?

O nosso pontapé inicial para entendermos como fazer o projeto de artigo científico deve partir do conceito desse tipo de produção textual, não é mesmo?

Afinal de contas, precisamos entender o que é o Projeto de Artigo Científico, para só então, conseguirmos colocar a mão na massa e partir para o desenvolvimento do nosso próprio projeto, e sem nenhuma complicação.

Sendo assim, saiba que um pré-projeto ou mesmo projeto de Artigo Científico nada mais é do que um plano que desenvolvemos dentro de uma determinada área temática.

No projeto, inserimos nossas ideias iniciais, cujo objetivo está em apresentar, de forma metódica e organizada, um conjunto de dados e informações sobre o nosso tema de pesquisa.

Assim, podemos dizer que você já sabe a diferença entre projeto de pesquisa e artigo científico, sendo o projeto de pesquisa o planejamento e o artigo científico a execução deste planejamento.

Além disso, formulamos uma hipótese no projeto de artigo científico que deverá ser solucionada, ou simplesmente refletida a partir da elaboração do artigo científico.

Esse tipo de pesquisa é colocada em prática sobre a base de uma metodologia científica, que lhe dá rigor e validade no meio científico e acadêmico.

Um projeto de artigo científico pode ser desenvolvido não apenas dentro da área da ciência, como também nas áreas de:

  • Humanidades;
  • Ciências;
  • Artes;
  • Ciências Políticas e Jurídicas;
  • Ciências sociais, entre outras.
Passo a passo para desenvolver o projeto de pesquisa do artigo científico

O que você precisa para fazer o projeto do artigo científico?

Como fazer pré-projeto de artigo científico?

Compreendido o conceito desse tipo de produção científica, iremos lhe apresentar como fazer um pré projeto de artigo a partir de um modelo passo a passo de um artigo científico.

Mas antes, permita-nos apresentar algumas dicas importantes para fazer o desenvolvimento do artigo.

Tenha em mente que, esse tipo de produção, mesmo em fase inicial (pré-projeto e projeto de pesquisa), precisa de um mínimo de embasamento teórico e análise da relevância do tema escolhido dentro da sua área de atuação.

Isso quer dizer que:

A elaboração de um pré-projeto começa com a projeção dentro de uma área temática que esteja ligada à formação do acadêmico.

Lembre-se que artigos científicos não são muito extensos, geralmente giram em torno de 15 a 25 páginas, e esse número depende muito de onde ele irá circular depois de finalizado.

Por exemplo, se você for submetê-lo em uma revista científica, deverá desenvolvê-lo dentro das normas da revista, que nem sempre são as mesmas estabelecidas por sua universidade, ou pelas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Estando atento a esses pontos, vamos conhecer a seguir, um modelo explicando cada um dos elementos que constituem um projeto de artigo científico. Vamos lá!

Itens de um artigo científico

Aprenda com este modelo, exemplo dos itens de um pré-projeto de artigo

Modelo de Projeto de artigo científico: como desenvolver um artigo científico?

Neste modelo exclusivo, trazemos detalhadamente os itens de um projeto de artigo científico que compõem sua estrutura e explicações de como desenvolver cada um dentro de seu projeto.

Abaixo destes pontos levantados, ainda vamos indicar nossos artigos específicos sobre como desenvolver cada item. Aproveite então as indicações ao final deste artigo.

Você deverá criar um texto de pré-projeto de artigo científico que contenha a seguinte estrutura com os seguintes itens ou partes:

  • Introdução

Neste apartado, apresente um “resumão” do todo do seu projeto, só que de forma mais sucinta, já que terá itens específicos para cada ponto nos elementos a seguir.

  • Delimitação do tema e problema de pesquisa

O seu tema de pesquisa precisa estar relacionado a algo específico, podendo ser uma demanda que você percebeu em determinado contexto, uma brecha em uma análise, um estudo de campo, etc.

O importante é não abrir muito o leque teórico, pois como estamos lidando com um texto mais curto, pode ser impossível fechar o texto depois.

Desse modo, é preferível analisar apenas um ponto e fazê-lo bem, do que abarcar inúmeras questões e não dar conta de nada.

  • Justificativa

Nesse ponto, o autor apresenta o “por quê?” do seu estudo e tentará persuadir seu leitor de que seu tema de interesse é relevante e trará algum tipo de contribuição para a área em que estiver atuando.

  • Objetivos (geral e específicos)

No caso do objetivo geral, este deverá apresentar uma ideia global sobre o tema em estudo e precisa ter um link direto com o problema de pesquisa.

Não devemos nos esquecer de que, o objetivo geral sempre é iniciado por um verbo no infinitivo, como por exemplo:

“O objetivo geral do estudo envolve analisar o percurso histórico da civilização Inca até os dias atuais.”

Por outro lado, os objetivos específicos são mais instrumentais e um projeto de artigo científico deve constar pelo menos 3 objetivos específicos, certo?

Estes deverão ser ramificações do objetivo geral, ou seja, são desdobramentos do mesmo.

  • Fundamentação Teórica

Aqui se deve apresentar quais são as principais teorias que serão utilizadas para argumentação e fundamentação da proposição de artigo científico.

É importante selecionar teóricos que sejam reconhecidos dentro da sua área de atuação, para dar ainda mais validação aos seus dizeres e problematizações que vier a levantar.

  • Procedimentos Metodológicos

No caso dos procedimentos metodológicos, este apartado devera conter uma explicação dos passos necessários para concretização do estudo e precisa responder as seguintes questões de pesquisa:

  1. O quê?
  2. Quem?
  3. Onde?
  4. Como?
  5. Com quê?

Desse modo, a metodologia comenta sobre a parte operacional do estudo a ser desenvolvido, trazendo itens que são:

  1. Explicação da natureza da abordagem (explicar ao leitor qual é o seu método de estudo, podendo ser quantitativo, qualitativo, ou até mesmo dialogando com dois métodos – quali-quanti).
  2. Especificar o tipo de pesquisa: exploratória, descritiva, explicativa, correlacional, bibliográfica, etc.
  3. O contexto onde a pesquisa será desenvolvida, mostrando as principais características e especificidades.
  4. Explanar sobre as técnicas e instrumentos que serão necessários para coleta de dados e informações pertinentes ao estudo proposto.

Entre outros itens que forem julgados pertinentes.

  • Cronograma

No cronograma do projeto de artigo científico é apresentado uma tabela contendo todas as atividades que se pretende executar durante o estudo.

Isso envolve, desde a pesquisa bibliográfica até a concretização do texto.

  • Referências

Esta seção deve trazer todos os teóricos devidamente referenciados e que apareceram ao longo do seu projeto de artigo científico.

Nessa parte, basta seguir as normas da ABNT e estar atento que dependendo do tipo de referência, o modo de menção do autor pode ser alterado.

Exemplo: revistas têm um tipo de referencia, artigos retirados da internet outra, livros outra, etc.

  • Apêndice (opcional)

Você não é obrigado a inserir esse item no seu projeto de artigo científico, mas caso necessite, faça a estruturação conforme as normas da ABNT.

  • Anexos (opcional)

Nessa seção também estamos livres para inseri-la ou não, em nosso projeto de artigo científico.

Nela, geralmente os teóricos inserem dados e demais materiais que foram coletados, podendo ser fotos, documentos, transcrições, etc.

Conclusão: desenvolva ainda mais seu projeto de pesquisa de artigo científico

No nosso conteúdo de hoje vimos como o que é e como fazer um projeto de artigo científico. Analisamos as partes e itens do projeto, além das dicas.

Agora gostaria de saber de você se o artigo foi proveitoso, se faltou algo ou se tem alguma dúvida. Escreva-nos nos comentários.

Você pode aprofundar ainda mais o desenvolvimento dos itens do pré-projeto, lendo nossos outros artigos abaixo: