Para poder fazer um TCC de pós-graduação, tenha em mente que, assim como no TCC de graduação, precisamos tomar uma série de cuidados, uma vez que a partir do momento que avançamos nas nossas especializações, o nível de dificuldade do âmbito acadêmico e científico aumenta.

Além disso, é válido mencionar que, uma pessoa que decide fazer pós-graduações, ela deseja qualificar-se na área para ser um especialista e desse modo, tem que fazer pesquisas que sejam pertinentes à sua área e que tragam contribuições significativas.

Dessa forma, se você está em uma pós e quer saber como fazer um TCC de pós graduação e está sem saber por onde começar, confira o nosso conteúdo de hoje, pois iremos lhe apresentar algumas dicas para fazer seu TCC, além de apresentar exemplos de TCCs de pós graduação prontos como TCC de pós graduação em gestão escolar, gestão de pessoas entre outros Artigos Científicos para TCC de Pós-Graduação.

Também trazemos links que vão te orientar em aprofundar mais sobre cada item importante de seu trabalho acadêmico.

Confira o que você vai encontrar neste artigo e faça uma boa leitura!

O tema para um TCC de pós-graduação deve ser um aporte social e acadêmico

Escolha seu tema e faça uma delimitação que dê relevância social e acadêmico

Dica 1 – Escolha o tema (e delimitação) que irá trabalhar no TCC de pós-graduação

Independente se é um trabalho de graduação, ou pós-graduação, o tema de estudo é um passo fundamental e um dos mais temidos também.

Isso porque muitos estudantes tem medo de escolherem uma temática e não conseguirem desenvolvê-la, ou não encontrarem uma solução para a questão problema que elaborarem, entre outras motivações.

Tenha em mente nessa hora que, o tema que escolher para fazer seu TCC de pós-graduação irá lhe acompanhar até o final do seu curso, portanto, é fundamental que você esteja seguro da sua decisão.

Desse modo, o importante na escolha do tema é que o pós-graduando esteja convencido de que vale a pena estudar esse tema, e que poderá realizar com a sua pesquisa um aporte valioso a nível acadêmico, cultural, social e científico.

Para lhe ajudar, a melhor dica que podemos passar nesse momento é que você escolha um tema que trate de algo que corresponda aos seus interesses como pesquisador, ou seja, que esteja relacionado com as leituras que você vem fazendo, suas crenças, valores, percepções, etc.

Outra dica é que você faça uma boa delimitação do seu tema. Isto ajuda em muito a realização da pesquisa, além de ajudar a não ter que trocar seu tema no meio do caminho.

Dica 2 – Defina qual será o tipo de pesquisa na pós-graduação 

Tendo definida a sua temática, você deverá escolher qual é o tipo de pesquisa que desenvolverá na pós-graduação.

De acordo com o método de pesquisa adotado, seu estudo pode ser de:

  • Caráter documental (recopilando antecedentes e informações sobre o objeto de estudo, a partir de livros, revistas, documentos, etc.);
  • De campo (recopilação, processo e análise de informações sobre o objeto de estudo, ou temática a ser desenvolvida);
  • Bibliográfica: são citadas definições, ou aportes de outros autores para respaldar sua opinião, além de fazer recortes de teorias dentro de um tempo determinado;
  • Narrativa: o pós-graduando poderá narrar em seu TCC as experiências recopiladas ao longo do processo de pesquisas em ordem cronológica. Estes fatos e observações deverão contribuir ao objeto de estudo.
  • Expositiva: os estudantes farão referência unicamente aos métodos utilizados e os resultados obtidos.
  • Entre outros.

Além de escolher um desses focos do seu estudo, deverá definir se a sua pesquisa será de cunho qualitativo, quantitativo ou misto.

  1. Pesquisa qualitativa: os dados partem de observações mais subjetivas, experiências, emoções, entre outros aspectos que não podem ser quantificáveis;
  2. Pesquisa Quantitativa: o estudante recopila dados numéricos e quantificáveis, mediante procedimentos estatísticos;
  3. Misto: o estudante implementará os dois tipos de dados mencionados anteriormente.

Dica 3 – Escolha bem o seu orientador de pós-graduação

Existem algumas pós-graduações que já pré-definem os orientadores dos alunos, antes mesmo do ingresso deles no curso. No entanto, outras instituições abrem espaço para que os acadêmicos possam definir qual orientador preferem mais.

Nessas horas é muito importante que você pesquise pelo currículo do corpo docente da sua pós-graduação e busque por aquele pesquisador que combine mais com você, ou seja, que tenha pesquisas que dialoguem com o tema que você escolheu pesquisar.

Desse modo, o suporte que o professor lhe dará será mais otimizado, com maior embasamento teórico e as chances de você fazer um TCC de sucesso são altíssimas. E o melhor, sem dor de cabeça!

Marco Teórico: base de sustentação para qualquer TCC de pós-graduação

O marco teórico de seu TCC dará base para toda sua pesquisa

Dica 4 – Faça um bom marco teórico para o seu TCC de pós-graduação

O marco teórico, ou referencial consiste em um apartado do seu TCC no qual você trará todos aqueles termos, conceitos e teorias que lhe ajudaram a conhecer o objeto ou temática selecionada com profundidade.

Com essa base teórica, o acadêmico tem mais condições de interpretar a sua pesquisa e analisar seus dados adequadamente.

Desse modo, busque saber:

  1. O que estão apontando outros teóricos da sua área sobre o tema que você escolheu?
  2. Quais são os principais aspectos analisados?
  3. Existem controvérsias?

Essas são algumas questões que você pode se fazer e buscar respaldo em suas leituras teóricas. Nossos TCCs de Pós-Graduação prontos podem auxiliar nisto, caso seja na mesma área.

Lembre-se que nenhum TCC de pós-graduação sai do nada, uma vez que não basta apenas trazer dizeres só seus, pois é preciso fundamentar tudo com autores que sejam consagrados na sua área, como uma forma de dar autoridade para o seu discurso.

Aprenda mais sobre fundamentação e referencial teórico.

Dica 5 – É preciso desenvolver o marco metodológico

Ao redigir esta parte do seu TCC na pós-graduação, você deverá assegurar-se de responder as seguintes questões:

  1. o que foi feito,
  2. como foi feito,
  3. e com o que foi feito.

Em primeiro lugar, esse apartado do seu TCC deverá incluir uma descrição detalhada da metodologia utilizada no transcorrer da sua pesquisa, ou seja, mostrar ao seu leitor quais foram as técnicas de recopilação e análise de dados.

Na sequência, você deverá, sempre que for pertinente ao seu estudo, fazer referência às variáveis e ao processo de amostragem.

Dica 6 – Desenvolva um item do TCC para RESULTADOS

Neste capítulo do seu TCC em pós-graduação será o momento em que você irá inserir um compêndio dos resultados da sua pesquisa, produto do processo de análise de dados.

Cabe destacar que nesse ponto, você poderá implementar recursos gráficos, tais como diagramas, quadros, mapas ou tabelas, com a finalidade de facilitar a compreensão da informação por parte do leitor.

Dica 7 – Conclusão ou Considerações finais do TCC da pós-graduação

Nesta parte do seu trabalho será onde você apresentará ao seu leitor quais foram os achados mais interessantes da pesquisa e explicará se a hipótese planejada inicialmente foi comprovada ou refutada.

Da mesma forma, você também poderá omitir observações relacionadas à problemática do estudo, além de apontar algumas recomendações úteis para aqueles estudantes que desejam elaborar um TCC de pós-graduação similar no futuro.

Caso você queira saber qual é extensão recomendada para as conclusões, saiba que não existe nada pré-determinado, embora possamos encontrar algumas regras a serem respeitadas, mas com relação ao formato e estruturada dessa pesquisa, sempre seguindo as normas da ABNT para TCC.

Outra dica valiosa para a preparação da conclusão, mas que servirá para elaboração do texto integral é que seu texto deve ser sempre conciso, claro e objetivo.

Também é ideal formular conclusões específicas para cada assunto que se considere fundamental, ainda que também possa incluir uma conclusão mais globalizada, na qual se considerem os aspectos fundamentais da pesquisa, procurando abarcar somente o básico do tema.

TCC de pós-graduação pronto

Exemplos prontos vão ajudar e muito na elaboração de seu TCC de pós-graduação

Exemplos de TCC de pós-graduação prontos

Além de dicas importantes para você preparar um TCC de pós com qualidade, um TCC de pós-graduação pronto vai te ajudar a ter referências.

Separamos alguns exemplos como um TCC em gestão escolar para pós-graduação, educação especial, gestão de pessoas, entre outros. Além disso, também temos alguns Artigos Científicos para TCCs de Pós-Graduação. Você vai gostar.

TCC de Pós-Graduação em Gestão Escolar

TCC de Pós-Graduação em Gestão Escolar pronto

Este Artigo Científico para TCC de Pós-Graduação em Gestão Escolar, é uma referência atual – 2020, escrita por Beatriz Christo Gobbi, et al. E tem como título: “Uma boa gestão melhora o desempenho da escola, mas o que sabemos acerca do efeito da complexidade da gestão nessa relação?”

https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-40362020000100198&script=sci_arttext&tlng=pt

O segundo exemplo pronto de Artigo Científico de pós-graduação “Gestão Escolar na Perspectiva da Educação Democrático-Participativa e a Função Social da Escola” também é bem recente e traz uma boa análise sobre a gestão escolar. Por Patricia Tavares Nichele, Maria Aparecida da Silva Mello, ano 2020.

http://periodicos.unesc.net/pedag/article/download/6213/5448

Como um terceiro TCC de Pós-Graduação em Gestão Escolar , o artigo “Gestão escolar feminina na escola pública estadual paulista: a percepção docente” faz uma análise mais recortada da gestão escolar. Feito por Nonato Assis de Miranda, et al. em 2020.

https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3141/1402

Exemplos prontos de TCC de Pós-Graduação em Gestão de Pessoas

TCC de Pós-Graduação em Gestão de Pessoas

O Artigo de pós-graduação “A gestão de pessoas no serviço público” é um trabalho de 2020, publicado em revista científica e feito por João Francisco Sarno Carvalho e Rita Lauane Alves Rodrigues.

https://periodicos.unis.edu.br/index.php/interacao/article/view/288/278

O segundo TCC de Pós-Graduação em Gestão de Pessoas foi escrito por André Luiz Souto et al. e foi publicado em 2020: “Gestão de Pessoas x Quarta revolução industrial a percepção de um gestor da indústria”

http://co.unicaen.com.br:89/periodicos/index.php/UNICA/article/view/143/132

Exemplos prontos de TCC de Pós-Graduação em Educação Especial

TCC de Pós-Graduação em Educação Especial

Trabalho de pesquisa bem atual, o TCC de Pós-Graduação em Educação Especial “O que há de especial na educação especial brasileira?” é de 2020 e foi desenvolvido por Marcia Denise Pletsch.

https://seer.furg.br/momento/article/view/9357/7600

Nosso segundo exemplo de TCC de pós-graduação pronto em Educação Especial é o “A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: a Problemática do Profissional de Apoio à Inclusão Escolar como um de seus Efeitos”, ano 2020 por Giovani Ferreira Bezzerra.

https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-65382020000400673&script=sci_arttext

Exemplos prontos de TCC de Pós-Graduação em Psicopedagogia

TCC de Pós-Graduação em Psicopedagogia

Nosso exemplo pronto de TCC de Pós-Graduação em Psicopedagogia é o “A psicopedagogia em um diálogo multidisciplinar”, feito por Marisa Irene Siqueira Castanho em 2018.

http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicoped/v35n106/13.pdf

Conclusão

Como você pode observar ao longo do nosso artigo de hoje, elaborar um TCC de pós-graduação não foge muito do que já nos é exigido em trabalhos de conclusão de curso de graduações, por exemplo.

A diferença é que nesse tipo de produções se pede uma cientificidade maior e muito mais conteúdo, ou seja, os estudos costumam ser mais extensos e aportam uma série de problematizações que visam contribuir com a ampliação da área de atuação.

Mas você pode aprender muito mais com nossos outros artigos: