Dicas sobre monografia valiosas para você!

Conheça as 5 dicas mais importantes para começar a escrever sua monografia da maneira correta. 

Só de pensar em começar a escrever a sua monografia, já dá aquele frio na barriga, não é? Você não está sozinho(a), pois a monografia é um dos grandes desafios que os estudantes enfrentam. É um trabalho que exige pesquisa, dedicação e muita organização, você deve saber.

Mas fique tranquilo(a). Nosso site vai te dar as 5 dicas incríveis para iniciar uma monografia sem medo e com confiança.

Então, fique com a gente e confira nossas dicas para monografia que vão te ajudar a começar com o pé direito!

A monografia e sua importância

Como começar a monografia?

Principais dicas para iniciar a escrita de sua monografia

Antes de saber as principais dicas de como iniciar a monografia, é importante que você entenda o que ela é e para que serve.

Talvez você já tenha uma ideia sobre o assunto, mas continue que vem coisa boa por aqui.

A monografia é um trabalho de pesquisa exigido pela universidade como forma de avaliar os conhecimentos adquiridos pelo acadêmico durante o curso Superior, ou em curso de pós-graduação.

Este pode ser um Trabalho de Conclusão de Curso (graduação); Dissertação (Mestrado) ou Tese (Doutorado), além de poder ser um TCC de Pós-Graduação (Especialização).

A monografia em si será a pesquisa que contará com uma análise relacionada a um determinado fato ou objeto científico.

Quer um exemplo?

Um estudo de caso na área da Saúde; um processo na área do Direito; um fato histórico, entre muitos outros.

Portanto:

A importância da monografia está em ser um trabalho em que o estudante universitário demonstrará sua abordagem em pesquisa sobre um tema que tenha credibilidade para análise.

Independente da área de conhecimento, as monografias além de servirem como produto de avaliação de um estudante, também sirvam como fonte de pesquisa para futuros trabalhos.


Transforme seu tema em um excepcional TCC ou Projeto de Pesquisa! Equipe especializada para escrever sua pesquisa sob medida (quantas páginas precisar), garantindo originalidade e entrega dentro do seu prazo! Resolva sua pesquisa solicitando aqui.
 

Agora que você já sabe da importância para a avaliação acadêmica, veja dicas de como começar uma monografia.

5 dicas essenciais de como começar a escrever a monografia 

Dicas essenciais para escrever uma pesquisa monográfica

Comece escrevendo sua monografia usando as 5 dicas

Agora que chegamos a parte mais importante do texto, leia com atenção cada uma das nossas 5 dicas para iniciar a monografia, pois algumas podem parecer simples, mas estão recheadas de links para você se aprofundar, além de trazer pontos importantes dentro de cada dica.

Ah, a dica 5 é quase “mão na massa” e no final dela tem um link para você começar a estruturar de forma correta e organizada.

Vamos lá?

Dica para iniciar monografia 1 – Defina um tema que seja de seu interesse

Antes de aprender como iniciar a escrita de uma monografia, a primeira dica, e talvez uma das mais importantes, é sobre de que forma se produz um trabalho científico desse porte.

Para fazê-la é importante que a escolha do tema seja acertada.

Mais que isso: o tema deve estar delimitado de forma a facilitar sua pesquisa.

Vamos começar pelas dicas de escolha, depois falamos sobre a delimitação e vamos te dar aquele link especial.

Básico (mas nem tanto) o tema precisa ser de seu interesse!

Afinal, você não conseguirá ter aquela disposição de consultar inúmeras fontes se não gostar de estudar determinado tema. Portanto, antes de começar a escrever uma monografia, a escolha do tema e da delimitação do assunto que será analisado é fundamental.

Assim, você conseguirá reunir as informações e dados necessários para dar a fundamentação teórica para a sua pesquisa. A monografia demanda tempo de estudos sobre o que você deseja analisar.

Por isso:

É importante que essa etapa (escolha do tema, delimitação, definição de problema e consulta a fontes) seja bem realizada para que você possa, enfim começar a redigir o seu trabalho monográfico.

Além da escolha do tema que será trabalhado na sua monografia, você também terá que escolher o seu orientador.

♦ ♦ ♦

Dificuldades com seu Projeto ou qualquer tipo de TCC? Deixe com a gente! Profissionais qualificados de diversas áreas, prontos para entregar seu trabalho sem plágio, com garantia e dentro do prazo. Receba vários orçamentos! Resolva sua pesquisa solicitando aqui.

♦ ♦ ♦

Ele será o responsável por avaliar o andamento da sua pesquisa, sugerindo alterações para o texto, assim como indicando mais autores que servirão como fontes teóricas para a pesquisa.

É também importante ter um orientador que tenha convivência com o tema a qual você está pesquisando.

Como assim?

O orientador auxiliará até mesmo na forma de sua abordagem textual e em como você estabelecerá a estrutura do referencial teórico para a monografia.

Sobre a delimitação do tema, que é parte essencial da escolha e início da pesquisa da monografia, vou deixar um link que certamente (devido a sua importância) deverá ser sua próxima leitura.

Ainda que você já tenha um tema, como professor, quero reforçar que você deve ler o artigo: Delimitação do Tema → O Que É e Como Fazer? 10 Exemplos!

Dica para monografia 2 – Escolha o problema de pesquisa antes de iniciar a escrita da monografia

A monografia é a produção textual de uma pesquisa. Toda pesquisa parte de uma pergunta, uma dúvida. Por isso, a segunda dica para iniciar uma monografia é escolher o problema de pesquisa.

E esse “problema” (ou pergunta de pesquisa, ou problematização) será o norte de todo o seu trabalho de coleta de dados e informações; a análise desse material e a própria execução do trabalho redigindo a monografia.

Por isso, aproveite que já tem definido o tema e pense no problema de pesquisa que deseja solucionar ou responder com a pesquisa.


→ Sua Pesquisa Acadêmica sem complicações: nos diga seu tema (ou sua ideia) e nós fazemos sua pesquisa, com garantia de exclusividade e pontualidade na entrega. Receba vários orçamentos solicitando aqui.
 

A definição dessa questão permitirá que o estudante consiga identificar as fontes que serão procuradas para poder responder a esse problema.

Quer aprofundar ainda mais no assunto, leia: O que é o Problema do Projeto de Pesquisa? Com Exemplos!

Com essa ação, fica mais fácil ir para a próxima etapa do trabalho monográfico que é partir para a coleta de dados e informações.

Dica para monografia 3 – Para começar a escrever uma monografia, defina prazos para os processos

Comece organizando as etapas e prazos da monografia

Faça seu trabalho de monografia definindo as etapas da pesquisa

Parece bobo, mas não é! A produção de uma monografia não é algo que se faça em pouco tempo.

Por isso, a terceira dica é para quem for começar uma monografia que se defina os prazos para cada etapa do trabalho de pesquisa.

Sem um planejamento correto, o acadêmico poderá ficar sobrecarregado às vésperas de entregar a monografia. Isso implicará em menos tempo até para estudar profundamente o trabalho.

Há muitos casos de estudantes que, ao deixar para as últimas semanas a produção da monografia, não conseguem ter conhecimento completo sobre o trabalho que ele mesmo realizou.

Isso poderá trazer desconto na nota quando de sua apresentação a uma banca de avaliação, por exemplo.

Dessa forma, o ideal é que antes da fase de produção escrita da monografia, o acadêmico faça um planejamento com os prazos para cada etapa do trabalho. Essa periodização de etapas facilitará para que se cumpra uma a uma, conseguindo ter uma melhor gestão de tempo.

Para dar mais agilidade, uma recomendação é fazer fichamentos do que foi consultado. Separando o que realmente será aproveitado de cada material pesquisado. Fica mais fácil depois para buscar essas referências durante a produção do texto da monografia.

Dica para monografia 4 – Familiarize-se com as normas da ABNT

Antes de iniciar a monografia também é importante pesquisar e familiarize-se com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Esse é um dos pontos que mais dificulta a vida dos estudantes universitários!

Ok, é muita coisa? Então ao menos leia o artigo sobre citações: Sistema de citação autor data com EXEMPLOS passo a passo

Isso porque muitos escrevem todo o trabalho e deixam por último para adequar a redação às normas que são bem específicas. Lendo sobre citações vai te poupar um trabalhão depois.

Fica a dica de professor!

Uma coisa é certa: uma monografia que não obedece ao que é regrado pela ABNT perde pontos no processo de avaliação.

Portanto, a dica é: desde antes de começar a monografia pesquisar sobre o que pede em termos de normas pela ABNT. Após fazer essa consulta, o indicado é testar esse conhecimento, colocando um texto diverso nas regras que são exigidas.

Isso permitirá que a monografia fique no formato adequado em termos de espaçamentos, alinhamentos, tamanho de fonte, entre outras exigências. Com isso, essa é mais uma das dicas para iniciar a monografia.

Dica para monografia 5 – Faça um roteiro da estrutura da monografia 

Organize o roteiro da monografia

Crie um roteiro prévio em relação à estrutura do trabalho de monografia 

Última dica para adotar antes de começar a monografia é fazer um roteiro prévio em relação à estrutura do trabalho.

Estrutura?

Sim, o estudante poderá elaborar um roteiro do que será apresentado na monografia em termos de encadeamento de assuntos da pesquisa.

Ao ter bem definido tudo que será produzido e já sabendo as normas da ABNT, fica mais fácil para que na hora da redação da monografia o aluno não fique perdido e ganhe mais tempo.

Esse planejamento faz com que a própria utilização das informações coletadas durante a pesquisa seja melhor eficiente.

Além de que oferece a oportunidade de o estudante ter mais tempo de checar a produção do trabalho, obtendo mais tempo para fazer as necessárias adequações quando necessárias.

Com a estrutura acertada, o estudante conseguirá ter melhor aproveitamento do que deseja selecionar como material para a pesquisa.

Quer aprender e aprofundar na estruturação de uma pesquisa? Leia o artigo: Conheça as partes de um TCC e do Projeto

Essas foram algumas dicas para quem vai começar a monografia. O importante é procurar seguir os passos com um período adequado, afinal todo o trabalho de pesquisa leva um tempo para quem vai fazer uma monografia.

Se você gostou dessas dicas, deixe o seu comentário abaixo. A sua opinião e sugestões auxiliam para a produção de conteúdo voltado a informações sobre trabalhos acadêmicos.