Citações prontas para TCC

Dicas valiosas para citar em sua pesquisa TCC  

Se você chegou até aqui procurando citações prontas para TCC, saiba que este é um dos maiores desafios encontrados pelos acadêmicos. Você deve saber que com estas citações, vai conseguir embasar a fundamentação do seu TCC, apresentando autores conceituados, entre outros pontos, certo?

Neste conteúdo, iremos comentar sobre como conseguir citações prontas para seu TCC do jeito certo. Afinal de contas, algum canal ou forma mais prática são possíveis?

Obviamente que isso facilitaria a sua vida, já que utilizar aportes teóricos é algo obrigatório neste tipo de produção, não é mesmo?

As citações são comumente utilizadas nos trabalhos de conclusão de curso, como um meio do autor revelar que existem outros autores com a mesma linha de pensamento e que, portanto, ajudam a sustentar os argumentos apresentados na pesquisa.

Sendo assim, além de respeitar as normas ortográficas e gramaticais básicas da nossa língua, existem pautas específicas para a redação do TCC, e a forma correta de selecionar fontes e utilizar citações deve estar entre as principais preocupações dos autores.

Prossiga com a sua leitura e receberá dicas valiosas sobre fontes e dicas de como encontrar citações para sua pesquisa TCC nos canais mais adequados, e que sejam validados pela comunidade acadêmica e científica, independente da sua área de atuação.

Citações prontas

Forma de realizar a citação do TCC corretamente

Citações: por que devo me preocupar com isso?

Quando vamos escrever um TCC, as citações tem certo protagonismo em nosso estudo. Podemos utilizá-las textualmente na forma de recortes, inserindo no texto passagens que achamos interessantes e pertinentes ao nosso estudo, ou parafrasear determinadas falas de autores (sem esquecer-se de dar o devido crédito ao autor).

Lembrando que, independente da forma como vamos apresentar uma citação no TCC, mencionar o autor original do trabalho é algo obrigatório, caso contrário se configura como plágio e isso poderá invalidar o seu estudo.

Lembre-se que as citações de TCC dão autoridade e seriedade ao estudo, fazem dele verificável e transparente à crítica, e permitem aos leitores aprofundar-se sobre o tema tratado.

É conveniente não exagerar em citações poucos substanciais e sim, fazê-lo com aquelas que realmente sejam relevantes ao trabalho.

Existem normas de uso para citar e fazer referências às fontes citadas, algumas de uso específico em uma disciplina ou áreas disciplinares, e outras de uso estabelecido. De qualquer forma, pense sempre nas citações em diálogo com as normas da ABNT.

Não vamos nos aprofundar nas normas neste artigo, mas você pode se familiarizar em nossos outros conteúdos:

Como conseguir citações prontas para TCC?

Saiba qual a importância da procura por informações em fontes confiáveis  

Citações prontas para TCC: a importância da procura por informações  

Uma vez que você tenha definido qual é a linha temática que irá trabalhar em seu TCC, ele precisará partir para uma busca por fontes de informação que possam dar validade ao estudo que está se propondo desenvolver.

Disso você já sabe, certo?

Isso é algo fundamental, tendo em vista que as informações e marco teórico são algo fundamental para pesquisas de qualquer área do âmbito acadêmico e científico.

As fontes teóricas que inclusive são utilizadas nas pesquisas, na grande maioria dos casos, em formato de citações, proporcionam o fundamento teórico necessário e prévio a todo estudo.

E também servem para verificar se uma determinada questão se considera nova ou original, ou seja, ainda não foi abordada por outras pesquisas anteriormente e carece de maior desenvolvimento.

Aprenda mais sobre este assunto em:

Fontes de informações úteis: citações prontas para TCC

 Exemplo de listagem de fontes de informações 

Busca e seleção das fontes mais úteis para citações em seu TCC 

A pesquisa de fontes de informação que sejam úteis e de citações prontas para TCC consiste em identificar quais documentos são importantes e relevantes para a linha temática do nosso TCC.

No caso deste processo, podemos proceder com ele seguindo os passos que listaremos abaixo:

  1. Examinar o tema escolhido e refletir sobre o mesmo. É útil, nesta fase, que o autor do trabalho utilize uma lista breve dos temas chave que pretende abordar ao longo do seu estudo, tendo em vista que com isso ele já saberá quais tipos de documentos e citações serão mais pertinentes para o desenvolvimento da parte teórica da pesquisa.
  2. Consultar pessoas que sejam entendidas do tema a ser estudado (professores, escritores, pesquisadores, orientador de TCC, etc.), os quais poderão sugerir fontes apropriadas que lhe conduzirão a encontrar as melhores citações para o seu estudo.
  3. Faça leituras exploratórias por sua própria conta e risco, pois assim você também potencializa as suas chances de se deparar com citações prontas para TCC, que ainda foram pouco exploradas, mas que ajudarão a sustentar os argumentos do seu estudo.
  4. Consultar fontes diversas, tais como bancos de teses e dissertações das universidades (atualmente a maioria está disponível online, o que facilita, e muito, a nossa vida), artigos que tenham sido publicados em revistas renomadas, livros de autores consagrados dentro da sua área de atuação, documentos, leis, etc.
  5. Entre em contato com as instituições e organismos que possam lhe passar boas referências de materiais para a fundamentação do estudo.

Em uma primeira fase pela busca de citações prontas para o TCC, a tarefa consiste em organizar a consulta que deve circunscrever as fontes gerais (manuais, dicionários especializados, enciclopédias, internet), para que o autor possa adquirir uma visão global da área a ser pesquisada e conhecer a interdependência de temas.

Você pode captar duas ou três fontes gerais sobre o tema que já servem para explorá-lo e elaborar critérios para a busca e seleção das fontes mais relevantes e de modo aprofundado.

Posteriormente, na etapa da elaboração do trabalho, será realizada uma pesquisa mais exaustiva sobre o tema, lendo o máximo de materiais possível. Um critério evidente para a seleção das fontes será a relação destas com a pesquisa.

Deveremos levar em conta aqueles materiais que servem para encontrar respostas às nossas interrogações que são apresentadas ao longo do nosso TCC.

Uma vez que tenhamos identificado documentos que devem ser utilizados, priorize aqueles que sejam mais acessíveis, atualizados e confiáveis, ou aqueles que o seu orientador de TCC considere mais importantes.

Também são valiosas as referências que aparecem nas fontes. Servem para identificar outras fontes e autores pertinentes ao trabalho. Isso lhe permitirá ter um conjunto de referências e também de pistas para seguir desenvolvendo a sua pesquisa.

É difícil encontrar todos os documentos relevantes em um único lugar, e citações prontas para TCC menos ainda, pois em alguns casos poderemos até nos apropriar de citações prontas que tenhamos encontrado em outros artigos, por exemplo, mas isso não é recomendado.

Quem simplesmente copia citações prontas de outros estudos, precisa inserir essas citações dentro do formato “Apud”, seguindo as normas da ABNT. Caso você faça muito esse tipo de citação, seu estudo acaba sendo mal visto pelos outros pesquisadores.

Isso porque você acaba demonstrando para a comunidade científica que não leu o texto integral de onde parte a citação, e apenas utilizou o recorte para dar autoridade ao texto, sem ter uma apropriação da teoria propriamente dita, ou seja, sem ter um conhecimento do todo.

Mesmo que você faça a citação apud corretamente. Isso só deve ser feito em instâncias que você julga uma citação importante, mas não conseguiu ter acesso à obra integral para a conferência por conta própria.

Considerações Finais

Como você pode observar ao longo do conteúdo de hoje, encontrar citações prontas para TCC não é algo rápido e fácil, uma vez que exige do autor pesquisa em diferentes fontes, até que consiga fazer os recortes teóricos necessários para fundamentar seu texto. Tenha isso em mente e boa sorte em seu estudo!

E aí? O conteúdo de hoje foi útil para você? Aprendeu como é Citações prontas para TCC, com nossas fontes e dicas? Comente com a gente!

Deixe seu feedback nos comentários e compartilhe!

Leia nossos outros artigos: